Mossoró

Outubro Rosa: ações de saúde são levadas a mulheres privadas de liberdade

A atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Mossoró, contou com parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Aproximadamente 50 mulheres privadas de liberdade na Penitenciária Agrícola Mário Negócio participaram de uma ação alusiva à campanha “Outubro Rosa”. Diversas ações planejadas foram levadas para as internas. A atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Mossoró, contou com parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Foram realizadas ações de educação em saúde (prevenção câncer de mama, de colo do útero e IST), exame clínico de mama (anamnese, inspeção e palpação), relaxamento com música e óleos essenciais (difusor) na sala de exames, doações dos produtos de higiene arrecadados pela Uern e OAB, além de lanche coletivo.

“A equipe de saúde prisional da Secretaria de Saúde está aqui todos os dias fazendo ações de saúde e não poderia ser diferente dentro da campanha “Outubro Rosa”. Nós temos aqui um pavilhão feminino com aproximadamente 50 mulheres e todas elas foram contempladas com as ações”, disse Diana Paula, diretora da UBS instalada na penitenciária.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a prevenção e a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support