Mutirão

Operação Sorriso inicia trabalhos em Mossoró

Seleção de pacientes acontece nesta segunda-feira (15/1). As cirurgias serão de 17 a 20 de janeiro. Operados em 2017 têm direito a retorno médico.

A cidade de Mossoró recebe pela terceira vez a Operação Sorriso, cirurgia de correção de lábio leporino e fenda palatina. Durante os dois programas anteriores (2016 e 2017) foram realizadas 1.836 consultas e 105 cirurgias gratuitas. A missão humanitária em Mossoró deve realizar 50 cirurgias em pacientes com fissura labiopalatina este ano.

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina.

A Secretaria Municipal de Saúde adaptou o ambiente do Centro Clínico Professor Vingt Un Rosado (PAM do Bom Jardim) e disponibilizou equipe de profissionais para atendimento aos pacientes e familiares. A Prefeitura de Mossoró irá fazer o translado de equipe da Operação Sorriso.

Ao todo, são mais de 80 voluntários cadastrados que participarão da ação. Todos os exames laboratoriais, necessários à realização das cirurgias, serão ofertados gratuitamente pela prefeitura aos participantes.

Como participar

Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 15, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado, levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade).

Pacientes e mais um familiar que residam fora de Mossoró poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Eles ficarão alojados no Albem (Albergue de Mossoró). Nesse caso, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo. No mesmo dia, os pacientes operados em 2017 poderão retornar para a consulta pós-operatória de 1 ano.

Após a triagem, os pacientes selecionados passarão por procedimentos com os voluntários da Operação Sorriso no Hospital Wilson Rosado, entre 17 e 20 de janeiro.

Para mais informações sobre o serviço e realização de pré-cadastro para a realização da cirurgia os pacientes e familiares podem entrar em contato com a coordenação de saúde bucal do município, através do telefone (84) 9 9922-8357.

SERVIÇO:

Seleção dos pacientes

Dia: 15 de janeiro de 2018
Horário: A partir das 8h
Local: Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado (antigo PAM do Bom Jardim) – Rua Afonso Pena, 152 – Bom Jardim.

Cirurgias

Dias: 17 a 20 de janeiro de 2018
Local: Hospital Wilson Rosado – Rua Pedro Velho, 250 – Santo Antônio
Informações: Das 10 às 12h e das 15h às 17h no (84) 3318-9026.

 

Notícias semelhantes