Operação desativa ‘gato’ de energia e prende empresário
Caso aconteceu nesta quarta-feira (31) em Mossoró
Um empresário foi preso e conduzido pelas autoridades após a descoberta de uma ligação clandestina de energia em um restaurante, localizado no centro de Mossoró. A ação ocorreu graças à atuação das equipes técnicas da Neoenergia Cosern em parceria com a Polícia Militar, que identificaram e desativaram o famoso “gato” de energia.
O empresário foi autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica e encaminhado à Delegacia de Plantão. Agora, aguardará por uma audiência de custódia e está à disposição da Justiça para responder por suas ações.
O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Pena e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.
“Operação Varredura”
As ações de combate às ligações clandestinas da Neoenergia Cosern em todo o Rio Grande do Norte têm sido cada vez mais intensas. Ao longo de 2022, foram realizadas 55.345 inspeções e identificadas 5.487 irregularidades por meio da “Operação Varredura”, desenvolvida em parceria com as autoridades de segurança. O volume total de energia que estava sendo desviada e foi recuperada seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia e meio. Em 2022, quatro pessoas foram presas pelas autoridades policiais em todo o Rio Grande do Norte praticando esse tipo de crime.