Educação

Olimpíada Brasileira de Biologia recebe inscrições até o dia 10 de março

Podem participar da olimpíada alunos de escolas públicas e privadas matriculados no ensino médio

Seguem abertas até o dia 10 de março as inscrições para os interessados em participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), inciativa realizada pelo Instituto Butantan cujo objetivo é estimular, entre os alunos de ensino médio, o interesse acerca dos estudos biológicos, além atuar como seletiva para a 31ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e a 14ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB).

Podem participar da olimpíada alunos de escolas públicas e privadas matriculados no ensino médio – até dezembro de 2020 – de todo território nacional, e que possua até 19 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por um professor responsável de cada escola, devendo ser efetuadas por meio do site da OBB.

Nesta edição, a OBB estará dividida em duas etapas: a primeira fase, prevista para acontecer nos dias 13 ou 14 de março (a data exata ainda será definida), será realizada por meio de uma prova composta por 30 testes de múltipla-escolha, os quais versarão sobre conteúdos relacionados à Biologia. Os testes terão duração de quatro horas e serão aplicados na própria escola na qual o aluno está matriculado.

A segunda fase será realizada no dia 5 de abril, sendo composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo da primeira prova. Nessa fase, participam somente os alunos que alcançarem, na primeira fase, nota ou maior a da nota de corte – que será divulgada no site da OBB até o dia 30 de março.

Os quatro alunos que alcançarem o melhor desempenho nesta edição da OBB serão classificados para representar o Brasil na 31ª IBO, que acontece no Japão entre os dias 3 e 11 de julho de 2020. Aqueles que assumirem do quinto ao oitavo lugar na 16ª OBB serão classificados para 14ª OIAB, que será sediada na Costa Rica em data a ser confirmada.

Premiações 

Os 15 primeiros colocados na 16ª OBB serão contemplados com medalhas de ouro cada um. Os candidatos que alcançarem as colocações do 16° ao 60° serão premiados com medalhas de prata e, por último, aqueles que atingirem a colocação do 61° ao 150° receberão medalhas de bronze.
Além das medalhas, a olimpíada também ofertará o Troféu Menina da Biologia 2020, que será entregue a aluna com a melhor classificação na segunda fase da OBB; e também o Troféu Escola Pública XVI OBB, dado ao estudante de escola pública – independente do sexo – que alcance a melhor classificação na olimpíada.

Para mais informações, acesse o seguinte endereço eletrônico.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...