OBSESSÃO PELO DINHEIRO

Primeiro o dinheiro, segundo ainda o dinheiro e, o terceiro, o assassino pelo dinheiro. Esse é o resumo de uma disputa milionária, envolvendo três médicos, que terminou com um banho de sangue, em Barueri, na Grande São Paulo. No resumo, um médico acabou preso após executar dois colegas a tiros em um restaurante. O autor dos disparos e as duas vítimas eram donos de empresas concorrentes de gestão hospitalar e disputavam contratos comerciais. Registra-se aqui a obsessão por dinheiro que acabou levando esses profissionais ao extremo, matar e ser preso. 

No sentido figurado da palavra, se você é uma pessoa bitolada em relação ao dinheiro, cuide-se. Vejam o exemplo do que aconteceu em São Paulo, situação em que todos acabam como vítimas, sejam mortas ou presas, por conta da obsessão pelo dinheiro. Precisamos sim de recursos para garantir uma vida sem grandes atropelos, porém a obsessão pode levar ao extremo. Trabalhe, relaxe e, se for Cristão, mantenha o foco em sua fé que dará tudo certo. Problemas, todos nós temos, porém não é se tornando refém da gula por dinheiro que eles serão resolvidos ou deixarão de existir, pelo contrário, como vimos no fato registrado na sexta-feira, 16, pode até se agravar.


VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Na coluna anterior o texto de abertura falava da repercussão do caso em que um adolescente, na cidade de Mossoró-RN, resolveu participar de uma formatura vestido com a farda nazista. Tudo ao lado de familiares adultos. Nas redes sociais muitas críticas ao gesto considerado apologia ao nazismo. Aproveito para lembrar que no mês de janeiro, dia 27, é destinado ao Dia Internacional em Memória às vítimas do Holocausto. Este foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do século XX, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra.

Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período.  Apesar de ainda haver discussão sobre o uso e abrangência do termo “Holocausto”, o genocídio nazista contra os judeus foi parte de um conjunto mais amplo de atos de opressão e de assassinatos em massa agregados cometidos pelo governo nazista contra vários grupos étnicos, políticos e sociais na Europa. Entre as principais vítimas não judias do genocídio estão ciganos, poloneses, comunistas, homossexuais, prisioneiros de guerra soviéticos, Testemunhas de Jeová e deficientes físicos e mentais. É o que nos conta a triste história.

WALTER CORRE DE FÁTIMA

Acabou o sonho e, depois de viver um período de ilusão de que seria o nome lembrado para concorrer ao governo do Rio Grande do Norte com apoio da governadora Fátima Bezerra e seus companheiros, o vice-governador Walter Alves resolveu seguir por outros caminhos. Com certeza era ilusão, pois tomando como base o cenário nacional no qual, somente Luiz Inácio é líder, o Alves potiguar não iria acreditar em tratamento diferente. Quer outro exemplo: Nem mesmo Jean Paul Prates, que era mais próximo, teve espaço quando pensou em andar com as próprias pernas. Apesar de ser ex-senador e ex-presidente da Petrobrás, não deram a menor bola para a sua opinião na escolha do comando do PT em território potiguar.

Além de romper com os pseudos companheiros, o vice-governador Walter Alves, que pretende disputar uma cadeira de deputado estadual, também resolveu se aliar ao principal nome que surge no cenário para as disputas de governador. Estamos falando do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). Por sua vez, depois de escantear Walter, a governadora aponta como seu candidato o atual secretário da fazenda no RN,  Cadu Xavier, do PT, é claro, também conhecido como “Mister Impostos”, já que afogou o RN de impostos em sua gestão, segundo os críticos da economia local. Enfim, já entramos no ano da eleição e os quadros aos poucos vão sendo definidos.

POLÊMICA: PERSONAL TRAINER NAS ACADEMIAS

Uma lei estadual no Rio Grande do Norte, a de nº 12.644/2026 promete gerar polêmica, não se sabe, de imediato ou a longo prazo envolvendo proprietários de academias e o direito à propriedade privada. A nova legislação garante aos profissionais de educação física, na função de personal trainer, livre acesso às academias contratadas por seus clientes e limita a cobrança de taxas a, no máximo, uma mensalidade básica. O texto proíbe qualquer cobrança extra considerada abusiva. No entendimento daqueles que observam o direito dos dois lados, a Academia é negócio privado, com regras, custos e modelo próprio. O Estado pode e deve coibir abusos, mas não pode simplesmente atravessar a porta e mandar na casa alheia como se fosse repartição pública. Linha correta de pensamento.

A questão é não deixar de reconhecer que a lei beneficia claramente os profissionais de educação física. Isso é fato. Mas também é indiscutível que ela interfere, de forma direta, na propriedade privada. E esse ponto não é detalhe, é algo que precisa ser melhor analisado, do contrário é quase certo que tudo isso termine sendo judicializado. Por fim, nem precisa se aprofundar muito para afirmar que o Personal é importantíssimo, precisa ser valorizado, mas quem investe em academias precisa do retorno e, já pensou, cada inscrito resolver levar a uma única Academia o seu Personal, vai sobrar apenas o prejuízo para o proprietário. Parece absurdo e improvável, porém pode acontecer sim. Lembrando que no cenário nacional, de acordo com a Agência Câmara de Notícias, a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou proposta que define regras para que educadores físicos acompanhem alunos durante a prática de exercícios em academias de ginástica ou estabelecimentos similares.

AQUECIMENTO DO MERCADO DE MOTOCICLETAS

Publicada na coluna “Negócios em Pauta”, assinada pelo amigo e jornalista Lobato (lobato@netjen.com.br), no jornal Empresas & Negócios, de São Paulo, uma nota que tem muito haver com Mossoró-RN. Disse ele que, comentando sobre as vendas de motos, o mercado de motocicletas alcançou um ritmo de crescimento considerável em 2025. Segundo levantamento do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, a procura por motos 0KM avançou 58% entre janeiro e dezembro. No mesmo período, o mercado de usadas cresceu 17%.

A nota na coluna do Jornal Empresas & Negócios, confirma que no mercado de motos novas, o top 10 é composto por Honda CG 160 Fan (1º), Honda CB 300F Twister ABS (2º), Yamaha YZF R15 (3º), Honda CG 160 Titan (4º), Honda CG 160 Start ES (5º), Honda Pop 110i (6º), Honda XRE 300 Sahara (7º), BMW S 1000 RR (8º), Shineray SHI 175 (9º) e Yamaha Fazer FZ25 Connected ABS (10º). Citamos que tem muito haver com Mossoró pelo fato de, ser visível a olho nú nas ruas da cidade, o crescimento em circulação desse veículo. E, claro, o crescimento no número de oficinas especializadas e lojas para venda de novas e usadas, também comprova esse fato. Principalmente no ano de 2025.

NOTA SEM NOVIDADES

Quem acompanha o noticiário envolvendo os poderes no Brasil, com toda certeza, não entranhou nada sobre a nota publicada na última semana pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, é a famosa “Nota Sem Novidades”. O ato na defensiva, porém, nos mostra que as críticas incomodaram, isso levando em consideração os escândalos envolvendo ministros, o Banco Master entre outros negócios e atos que geram desconfiança no envolvimento de autoridades do supremo. E mais, mesmo em defesa do STF, a nota diz que serão examinados eventuais vícios e irregularidades.

Esse trecho da nota passa a impressão, por menor que seja, que realmente existe algo de errado no comportamento e envolvimento de alguns membros da Corte. Outro ponto em que a nota fala em respeito e credibilidade na postura do STF em relação às demais instituições, Polícia Federal e outras, a realidade é bem diferente. Na opinião dos analistas o supremo não tem respeitado muito as outras instituições, principalmente no Caso Master. Enfim, como já foi dito, foi uma nota sem novidades, focada apenas no cooperativismo, ou seja, na defesa da turma que vive momentos de pressão. Vamos anotar as reações, se tímidas ou de coragem contra atos equivocados, venha de onde vier.

MENSAGEM

“Minha língua

É a foz

Da velha trama

Do silêncio

Que brota do arrepio.”

Cid Augusto – Tibau Chafurdo 2026.

A DIREITA ANDA ERRADA

Com citação literalmente em duplo sentido, eu diria que a direita no Brasil anda errada. E o principal responsável é o ex-deputado Carlos Bolsonaro, que reside nos Estados Unidos e, via redes sociais, se transformou em comentarista de uma cena com a qual ele perdeu o contato direto. E, para quem conhece a política da base, essa só funciona bem, principalmente em ano de eleição, na base do “corpo a corpo”. Aliado às declarações de Carlos, tem seu irmão, Flávio Bolsonaro, esse no Brasil. Os dois cobram com frequência como deve ser a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, principalmente quando o tema são as eleições de 2026.

Estamos falando do gestor do maior Estado do país que é bem avaliado em seus atos. Se isso acontece, é ele que corresponde e agrada aos milhões de eleitores. Mesmo assim, nunca deixou de reconhecer publicamente a importância do ex-presidente Jair Bolsonaro em sua vida pública. Em resumo, a postura dos dois irmãos deixa feliz um segmento no Brasil, a esquerda. Esse setor fica só observando a possibilidade de um racha na direita e, assim, seus concorrentes chegarem com menor poder de luta no período das urnas nas próximas eleições. Mesmo que alguns admitam a possibilidade de racha no primeiro turno, todos acreditam que estarão unidos no segundo. Resta saber se realmente existirá esse cenário. Aguardemos.

GANHANDO “MUSCULATURA”

Depois de uma caminhada que durou sete dias, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), ganhou nova “musculatura política”. Depois de liderar o movimento denominado de “Caminhada pela Liberdade”, o parlamentar disse que o país vive um pesadelo, porém acordou. Realmente, acordou e viu surgir uma liderança que, mesmo realizando a caminhada entre Minas Gerais e Brasília, ganhou fôlego nacional como nome forte da oposição. Se vai ser ainda na atual sucessão, não sei, porém o país acompanha o crescimento de um nome, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, rumo à rampa do Palácio do Planalto. Anotem.

O sujeito é atrevido, não mede palavras e não foca suas críticas apenas naqueles que disputam com ele o voto nas urnas. Até outras autoridades que estariam, no seu entendimento, militando fora de suas obrigações, como é o caso de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De forma direta, o deputado Nikolas Ferreira, durante discurso na Praça do Cruzeiro, centro de Brasília, disse: “Alexandre de Moraes, o Brasil não tem medo de você”, o que levou a multidão presente no ato a soltar fortes gritos e aplausos. Com certeza teremos reações de todos os lados e formas por conta da “Caminhada pela Liberdade”, acordando o Brasil e os discursos inflamados proferidos ao final do percurso.

FUTEBOL PURO SANGUE

Tudo no sentido de valorizar um produto que eles estão, digamos assim, “vendendo”, é comum ouvir dos narradores de TV das competições na Europa, falar que eles são os melhores em tudo no futebol. Outro dia um desses narradores falou que a Inglaterra tem hoje o futebol mais poderoso, leia-se, melhor, do mundo. E eu discordo. Se ele entrasse em detalhe e falasse em clubes de futebol ricos que, na força do dinheiro, montam times fortes, eu até concordaria, agora, o futebol mais poderoso, melhor do mundo, ser aquele da Inglaterra, não condiz com a realidade dos fatos.

Eu pergunto: Como o futebol de um país é representado no cenário mundial? Acredito que a resposta seja a sua seleção. Sendo assim, lembro que a seleção do momento a ser batida como campeã mundial é a Argentina. Nesse caso é bem diferente a situação da Inglaterra. Falando em futebol puro sangue, os ingleses não aparecem com tanto poderio. Já os clubes, seja da Inglaterra, Itália ou outro país com times em destaques, quando contatos, a maioria dos jogadores são estrangeiros, ou seja, não representam aquele país, e sim o seu de origem. É preciso separar os clubes mesclados pelos estrangeiros com o poder do dinheiro, e o verdadeiro futebol puro sangue, atletas do próprio país.


DICA LEGAL – ISENÇÃO DE IPTU

A cada início de ano quando um verdadeiro festival de impostos, em todos os níveis, são pagos pelos brasileiros, surge a discussão sobre alguns direitos à isenção, como é o caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A isenção de IPTU para idosos (geralmente acima de 60 ou 65 anos) é definida por leis municipais, não existindo uma regra única nacional. Geralmente, exige-se ter apenas um imóvel, residir nele, renda limitada (ex: até 3 salários mínimos) e, muitas vezes, é necessário solicitar o benefício anualmente na prefeitura.

No Rio Grande do Norte, por exemplo, no município de Mossoró, existe a Lei Complementar Nº 189, de 09 de Março de 2023, que institui benefícios e incentivos fiscais vinculados à construção de unidades de programas habitacionais de moradia familiar criados pela Administração Pública dos entes municipal, estadual e federal. O seu Artigo 3º diz que os benefícios e incentivos fiscais de que trata esta Lei Complementar somente perduram enquanto estiverem incluídos nos programas habitacionais de moradia familiar e compreendem: II (parágrafo segundo) – a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, relativo aos imóveis residenciais pertencentes às famílias com renda familiar mensal de até R$ 2.640,00 (dois mil seiscentos e quarenta reais) mensais, contempladas por programas de moradia familiar.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support