O SÉTIMO MANDAMENTO
O ladrão que não gosta, não aceita e se irrita quando alguém o chama de ladrão. Quando o ladrão assim se comporta ele também quer roubar o direito do cidadão se defender, no mínimo, dizendo que ele é o ladrão. Se você foi ao supermercado, pegou e pagou a mercadoria, seja uma grande feira ou um frasco de desodorante, você não cometeu nenhum ato ilícito. Agora, levou a garrafinha de refrigerante sem passar pelo caixa para pagar e alguém observou a cena, pode soltar o grito de pega ladrão.
Não importa se ato de passar a mão no alheio também envolve o desvio, por exemplo, da verba para comprar respiradores no período da Covid-19 ou desvio de dinheiro do banco, falando aqui pelo senso comum, é ladrão. Então, se não queres ser tratado como tal não se comporte fora da lei querendo tomar posse do alheio. Agora amigo, se o tempo foi passando na sua vida e você não aprendeu sequer a respeitar o sétimo mandamento da lei de Deus, você vai acabar sim, sendo chamado de ladrão.
NARRATIVA DERRUBADA
A turma que trabalhou duro derramando lágrimas de sangue contra a candidatura à reeleição do prefeito Allyson Bezerra, em Mossoró-RN, sem sucesso, e agora trabalha contra sua investida ao governo do estado, perdeu uma de suas narrativas. Detalhe, não sou da assessoria do prefeito e muito menos adversário dos seus concorrentes, apenas observo a cena e comento. A questão é a seguinte, de acordo com informações atribuída a assessoria da Prefeitura de Mossoró, o judiciário potiguar, em decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, reconheceu a legalidade e decretou a emissão de posse, em favor do município, do casarão existente entre o Palácio da Resistência (sede do Executivo) e a igreja de São Vicente, na avenida Alberto Maranhão, área central da cidade. Embora existam informações que a defesa dos antigos moradores desconheçam a decisão.
Existia uma divergência em relação ao valor da indenização do imóvel e aquilo que pretendia a família proprietária do casarão que possui enorme importância histórica. Foi ali, por exemplo, em sua calçada, segundo relato de historiadores, que o cangaceiro conhecido por Colchete foi baleado e morto com um tiro na cabeça durante a resistência de Mossoró ao bando de Lampião no dia 13 de junho de 1927. Voltando a questão política, nada preocupados com o desejo dos donos e apenas levando a questão para o lado político, a oposição ao prefeito Allyson condenava a ação do município pela posse que agora foi legalizada pela justiça do Rio Grande do Norte. A decisão pois um fim a narrativa e discurso dos contrários de olho na eleição do próximo ano e, por sua vez, o espaço será transformado em local de preservação da história e cultura mossoroense com, no futuro, abertura ao público.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MOSSORÓ
Começou a caminhada. A Câmara Municipal de Mossoró promoveu, na quinta-feira (4), a 1ª reunião da Frente Parlamentar pelo Hospital Universitário de Mossoró. Na oportunidade, foi criada uma comissão que irá a Brasília buscar apoio para viabilizar a obra. A iniciativa, proposta pelo vereador Thiago Marques (Solidariedade), reuniu reitores, secretários municipais, representantes de conselhos de saúde e vereadores. Uma comissão irá a Brasília apresentar o projeto à bancada federal, aos senadores e aos Ministérios da Educação e da Saúde. Durante a reunião, foram discutidos os desafios da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte na área da saúde, especialmente no atendimento de média e alta complexidade.
Thiago Marques destacou que um hospital universitário, vinculado a uma instituição pública, representaria não apenas um avanço para a assistência à população, mas também para o desenvolvimento acadêmico e científico de Mossoró. Entende o vereador que Mossoró precisa de um hospital público universitário para atender à sua realidade e à de toda a região. E reforça que esse é um passo fundamental para garantir mais qualidade na saúde e mais oportunidades na formação profissional. Estiveram presentes Nildo Dias, vice-reitor da UFERSA; Cicília Maia, reitora da UERN; Profa. Renata Janice, Diretoria de Gestão Acadêmica Hospitalar; Almir Mariano, secretário de Programas e Projetos Estratégicos; Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde; Dr. Everaldo e Profa. Ana Paula, Facene; representantes do Cremern, Coren, Crefono, Cress e Facene; e os vereadores João Marcelo, Dr. Cubano e Mazinho do Saci. (Fonte: Comunicação da CMM – Wesley Duarte).
CRIME ORGANIZADO NA PADARIA
E o danado do crime organizado vai expandindo seu “negócio” pelo Brasil e por diferentes setores da economia nacional. Depois de invadir academias, postos de combustíveis, captar os tais influenciadores, alguns deles é claro, eles agora resolveram botar a mão na massa e cuidar também do pão nosso de cada dia. Isso mesmo, o crime organizado chegou as padarias, ou seja, tudo dentro do mercado legal, o que torna a missão dos investigadores mais árdua ainda. Agora não é só entrar na periferia, o crime se organizou, se hospedou no condomínio de luxo e lava seu dinheiro no comércio legal.
Observando a cena ficamos a imaginar os demais espaços que essa turma já entrou. E o pensamento é amplo, vai além do comércio e observa o ambiente e o comportamento de pessoas em determinados setores do nosso cotidiano. Aqueles nos quais deveríamos confiar de forma plena e, infelizmente, nos dias atuais não é mais possível. Em relação as padarias, duas foram denunciadas em São Paulo que estariam assando o pão e cortando bolachas e biscoitos sob a batuta do Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo denunciou o secretário da Receita Federal, em entrevista ao Canal UOL, Robinson Barreirinha. Ele disse que o combate ao crime organizado deve priorizar o rastreamento financeiro e ampliar a fiscalização. Vivemos tempos difíceis.
MOSSORÓ, LEME E VIÇOSA
Duas regiões do Brasil e três estados desse país chamado Brasil de dimensões continentais. As regiões Nordeste e Sudeste que abrigam os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo e um, entre outros, ponto em comum: A comunicação. E a comunicação acaba unindo regiões e estados através das rádios Saudade Web de Mossoró-RN que recebe, em cadeia, a Saudade Web, do município de Leme-SP e a rádio GFM, de Viçosa-CE. De segunda a sexta-feira as três emissoras se unem em uma só voz para a transmissão do programa Haroldo Jácome, esse direto de Mossoró.
O restante do país, graças à internet, pode se deleitar com um programa que leva entretenimento, informação e a boa música. Como costuma dizer o seu apresentador, “só toca veia”. Música do passado para alegrar o seu presente. E ouvinte não pede, ele manda tocar a música da sua preferência. E nós ao lado de outros profissionais, com muita honra, estamos juntos com Haroldo nessa missão levando informação. Você tem esporte, curiosidade, dica dos seus direitos, saúde do corpo e da mente e, não poderia faltar, uma fofoquinha básica. De segunda até a sexta-feira, das 8:00 às 11:00. A Saudade Web Mossoró você também encontra e sintoniza na rádios net, no www.radios.com.br.
SECRETÁRIO DIRETO E “RETO”
Para não descer ao baixo nível do secretário do sistema prisional do Rio Grande do Norte, equipe da governadora Fátima Bezerra (PT), vou mudar um pouco, porém deixando claro de que parte do corpo ele falou. Ele foi direto no reto. Isso mesmo, olha o nível do cidadão Helton Edi que ocupa a pasta, no instagram, quando publicou que na cadeia só existem duas moedas de troca, citando o cigarro e o reto. Aqui em coloquei reto por minha conta, na publicação o secretário usou o termo chulo mesmo, com duas letrinhas. Estou fazendo de tudo para respeitar o leitor e não escrever aqui o nome mais popular dado ao orifício rugoso localizado após o fim da espinha dorsal.
Lamentável que o nosso “Rio Grande Sem Sorte” esteja sendo administrado por pessoas com essa postura ridícula. E o motivo da postagem foi para dizer que o ex-presidente Bolsonaro não fuma, ou seja, terá que negociar relações sexuais proveniente de estupro, isso de acordo com a postagem do secretário de assuntos penitenciários do governo de Fátima Bezerra (PT), senhor Helton Edi. Péssima conduta. Aliás, é assim que reagem aqueles que não possuem argumentos para o debate inteligente e dentro da legalidade e respeito, com agressão. Aguardemos agora ações do Ministério Público na apuração de crimes sexuais no sistema prisional do RN. Por fim, para definir a postura do secretário a relação de adjetivos negativos é extensa, não cabe na nota.
MENSAGEM
“E que a minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor e a outra metade também.”
Oswaldo Montenegro
Trecho da música “Metade”, composta por Oswaldo Montenegro.
AMÉRICA PERMANECE NA SÉRIE D
Mesmo com a melhor campanha entre os três representantes do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro, ao lado do ABC, rebaixado da C para a Série D, e o Santa Cruz de Natal, eliminado logo na primeira fase da quarta divisão, o América não conseguiu alcançar o seu objetivo de avançar de Série. O alvirrubro potiguar permanece na Série D depois de perder para o Santa Cruz do Recife, em Pernambuco, por 1 a 0 e, na partida decisiva disputada em Natal, empatar em 1 a 1.
Antes e durante a partida o torcedor fez sua parte. Fora do estádio fez o chamado “corredor de fogo” para recepcionar os jogadores e na sequência já nas arquibancadas da Arena das Dunas incentivou sem parar. Em campo, depois do empate sem gols no tempo inicial, o Mecão até abriu o placar na etapa complementar. Porém não conseguiu manter a vantagem que lhe garantiria o acesso a Série C em 2026 cedendo o empate, resultado suficiente para a saída da Série D dos pernambucanos. Com o rebaixamento do ABC, teremos o conhecido “clássico rei” do futebol do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro do próximo ano. Frustração hoje, sonhos e esperanças renovadas amanhã.
A PRIMEIRA TURMA
Além da forma célere, leia-se ligeiro e veloz, como andou o processo, bem diferente da realidade do judiciário brasileiro, existem outras situações que despertam atenção no julgamento da suposta trama golpista. Só para registro, no caso da velocidade, na mesma semana que deu início as sessões no STF, em Fortaleza acontecia o julgamento de um processo envolvendo policiais que já durava dez anos e, apesar da decisão tomada, ainda cabe recurso e pode haver novo julgamento. Repito, dez anos já se passaram. Bem diferente do julgamento do momento que desperta atenção de todo país. Sobre outras observações a serem feitas, no parágrafo abaixo destaco mais duas.
A primeira diz respeito ao julgamento que deveria ser pelo plenário do Supremo Tribunal Federal por se tratar de um ex-presidente da República, e não por uma de suas turmas, no caso, a primeira. A segunda observação, diz respeito a composição dessa turma na qual três, dos cinco ministros, deveriam pedir suspeição e impedimento. Flávio Dino por ter apresentado ação penal privada contra Bolsonaro, Cristiano Zanin, o fato de ele já ter se declarado impedido num caso eleitoral envolvendo Bolsonaro ou ter assinado notícia-crime na condição de advogado do PT, além de atuar como advogado de Lula na lava-jato antes de ingressar no STF e, por fim, Alexandre de Moraes, apontado pelo general Walter Braga Netto como seu inimigo capital, além dos embates que já teve com o ex-presidente Bolsonaro. Os três formam maioria independente dos votos de Carmem Lúcia e Luiz Fux.
HABEMUS SANTO MILLENNIAL
E o domingo 07 de setembro de 2025 começou em glória para a comunidade católica em todo o mundo. Nesta data o papa Leão XIV canonizou o adolescente italiano Carlo Acutis, morto aos 15 anos em decorrência de leucemia. O jovem se tornou o primeiro santo da geração “millennial” em cerimônia conduzida pelo pontífice, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Chamado de padroeiro da internet, Carlo Acutis ganhou fama por utilizar seus conhecimentos em computação para evangelizar online. O jovem italiano aprendeu programação para criar sites de divulgação da fé católica.
Que Deus seja louvado e que outros jovens possam seguir esse exemplo usando as redes sociais e qualquer espaço em que esteja para espalhar o bem, seja qual for a sua religião. O papa Leão XIV afirmou que “Carlo gostava de dizer que o céu sempre nos esperou, e que amar o amanhã é dar o melhor de nós hoje” e classificou Acutis como exemplo de santidade e auxílio aos necessitados. Sobre usar a internet para o bem, a mãe de Acutis, Antonia Salzano, em entrevista à CNN, disse que, “Carlo é uma mensagem de esperança, porque Carlo diz: ‘Sim, você precisa usar (a internet) para o bem’. É por isso que o Papa Francisco chamou Carlo de influenciador de Deus”. Amém!
DICA LEGAL – IDOSOS, MARCO REGULATÓRIO
Alimentação, moradia e acompanhamento médico estão entre os direitos que devem ser garantidos aos idosos. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o marco regulatório da responsabilidade filial em relação à pessoa idosa. Segundo o texto, os filhos maiores de 18 anos, o Estado e a sociedade, de forma conjunta e solidária, têm o dever de prover os meios necessários para a subsistência, a saúde, a segurança e o bem-estar, físico e emocional, das pessoas idosas, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Entre os deveres dos filhos maiores com os pais com idade a partir de 60 anos estão: providenciar alimentação adequada e cuidados de saúde; assegurar acesso à moradia segura e condições habitacionais adequadas; garantir acompanhamento médico regular e acesso a medicamentos necessários; promover a participação da pessoa idosa na vida comunitária, garantindo seu direito à educação, cultura, esporte e lazer; e proteger a pessoa idosa contra qualquer forma de violência, abuso, negligência ou exploração.
Os filhos maiores de idade que não possuírem os meios para as necessidades do idoso terão o dever de solicitar apoio nas unidades de atendimento no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses sistemas, por sua vez, deverão prover: assistência social adequada; acesso a serviços de saúde especializados; apoio psicológico e emocional; e incentivo à criação de redes de apoio comunitário e de espaços de convivência. Esses serviços também deverão fazer a busca ativa de famílias com pessoas idosas que estejam em situação de vulnerabilidade social. O texto prevê ainda que o Estado, diretamente ou por meio de entidades não governamentais, ofereça serviço de atendimento psicossocial e de orientação clínica aos filhos de 18 anos e às pessoas idosas de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social. Projeto de Lei 2445/24, do deputado Duda Ramos (MDB-RR), tramitou em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir para análise do Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).
