O SENHOR DIRETAS

Estou recebendo de presente um documentário falando um pouco do muito que representou para o Brasil o ex-deputado federal Ulysses Guimarães. Aliás, tive o prazer e a honra de entrevistar, com exclusividade, em uma manhã de domingo quando era repórter do jornal O Mossoroense e da Rádio Rural e estava de plantão preparando o noticiário – A Rural Leva o Mundo a sua Casa. Ele estava acompanhado do prefeito Dix-huit Rosado e tenho o registro fotográfico da entrevista que foi feito pelo fotógrafo Walmir Alves.

Entre as pessoas que participaram do documentário que traz momentos sérios da política brasileira, como também cenas de pura descontração, eu pincei uma declaração da cantora Fafá de Belém. Ela foi parceira na luta pelas eleições diretas, participando praticamente de todos os atos ao lado de Ulysses Guimarães. E ela deu, sobre a morte do parlamentar que era conhecido como o “Senhor Diretas”, a seguinte declaração: “A queda do helicóptero de Ulysses Guimarães representou o fim do ciclo de homens sérios e amigos”. Realmente, a cada dia vai ficando mais raro encontrar pessoas verdadeiramente sérias e verdadeiramente amigas.


PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VACINADOS

A cidade de Mossoró festejou na semana que passou o início da vacinação dos profissionais de educação. Vacina, registre-se, não apenas para os professores, mas um processo ampliado para todas as pessoas que, de alguma forma, prestam serviço ao setor, principalmente nas escolas sejam elas da rede pública ou privada. Aqui é bom fazer outra justiça destacando o papel fundamental da Câmara Municipal na definição do quadro favorável aos profissionais da educação em tempo de pandemia da Covid-19.

Além de aprovar o Projeto de Lei, de autoria da vereadora Marleide Cunha (PT), o legislativo mossoroense foi mais adiante. Aprovado no plenário da CMM, o projeto foi enviado ao prefeito Allyson Bezerra (SD) que optou por não sancionar a matéria. Com essa posição a matéria retornou para apreciação dos vereadores que poderiam ou não referendar a posição do executivo. Usando de suas prerrogativas de presidente da Casa Legislativa, o vereador Lawrence Amorim resolveu promulgar o projeto transformando-o em lei beneficiando essa categoria com o processo de imunização.

AMPLIANDO VACINA PARA OUTROS PROFISSIONAIS

Com a inclusão, em Mossoró, dos profissionais da educação no grupo de prioritários para receber a vacina contra a Covid-19, novas propostas surgiram e estão em discussão, principalmente no plenário da Câmara Municipal. O vereador Isaac da Casca (DC), por exemplo, propõe que os profissionais da comunicação que seguem com suas atividades na missão de informar, principalmente sobre o quadro do novo coronavírus, possam receber prioritariamente a vacina.

Outro vereador que tem cuidado do tema é o professor Francisco Carlos. Em sua proposta o leque é ampliado aos trabalhadores do comércio varejista, em particular aqueles que trabalham em supermercados e também para que trabalha nas casas lotéricas e sistema bancário. O contato de todos eles com um número grande de pessoas e o manuseio com o dinheiro, aumenta o risco de contaminação. Por enquanto a conversa gira em torno de propostas, nada de concreto foi encaminhado. Assim como aconteceu com os profissionais da educação fruto de um Projeto de Lei.

SÃO DUAS VACINAS E TEM AGLOMERAÇÃO

Depois de oficializada a realização da Copa América de futebol no Brasil, aumentou a discussão entre contrários e favoráveis ao evento esportivo. Claro, como tudo que vem acontecendo nesse país, o debate saiu do campo de futebol e foi direto ao cenário político, mais especificamente com vistas voltadas para o pleito de 2022 quando o eleitor brasileiro vai as urnas escolher deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e, o foco maior, a presidência da República.

Na ânsia de bater e rebater, as partes se perdem com argumentos vazios. Um deles é falar que os atletas serão vacinados e, sendo contra a Copa América é não acreditar na vacina. Lembro ao indigesto autor da pérola que é esse argumento que no Brasil são duas vacinas. O jogador é vacinado agora e, na segunda dose, já terminou o torneio. A outra conversa mole, entre muitas, é de que haverá aglomeração com os jogos. O pior é que tem cara de pau trabalhando nos jogos dos estaduais, brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, ou seja, se vai aglomerar amanhã, também aglomera hoje. É tudo politicagem e politicalha.

INSTITUTO AMANTINO CÂMARA

Nos grupos de WhatsApp vem sendo repassada uma mensagem que lista uma série de necessidades do Instituto Amantino Câmara, sediado em Mossoró-RN. Na relação alguns itens vêm junto com a descrição de urgente. São eles: O adoçante, aveia, bolacha Maria ou Maisena, Mucilon arroz e aveia e o mucilon de milho. Também com urgência o instituto também precisa de água sanitária e fralda XG e EG.

A lista de necessidades é complementada com o pedido de arroz integral e da terra, tempero completo, frutas e verduras, colônia infantil, sabonete em barra, creme dental, leite de rosas, desodorante e sabão em pó. O contato pode ser feito pelo telefone (84) 3321-4653. O Instituto Amantino Câmara é uma organização sem fins lucrativos, situado em Mossoró-RN, que se dedica a cuidar de idosos e tem 1936 como seu ano de fundação. Vamos ajudar.

PULGÃO DO SORGO ATACA EM APODI E REGIÃO

Os agricultores da região do Vale do Apodi estão aflitos com o ataque em suas lavouras. Alguns agricultores da zona rural do município de Apodi relatam que perderam tudo com o ataque do pulgão do sorgo. Eles esperavam uma colheita de sorgo perto do que foi no ano passado, porém foram surpreendidos com essa praga que não é comum na região. Existem relatos de ataques até mesmo em plantações de milho. No primeiro momento os agricultores recorreram aos agrônomos que residem na região para pedir orientação.

Como o caso é grave, extensionistas rurais da Emater no Rio Grande do Norte estarão realizando uma videoconferência técnica para debater o assunto. O foco do debate será os cuidados com o ataque do Pulgão e como fazer o manejo. O pulgão encontrou na região nordeste as condições climáticas favoráveis para a sua reprodução, como a temperatura e a umidade. Para o controle da praga, é necessário mudanças na conduta do manejo para que o plantio não seja comprometido. Então, busque sempre um profissional da área para melhor orientação.

MENSAGEM

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”.

Clarice Lispector

TALENTO POTIGUAR É DO CEARÁ

É isso mesmo, talento potiguar é do Ceará. Aqui não estou me referindo ao Estado, como unidade federativa do Brasil, e sim ao time de futebol também chamado de “Vovô”. E foi de lá que saiu direto para a seleção brasileira Sub-15 de futebol o jovem zagueiro Rhuan Pedro, de apenas 15 anos e medindo 1,86m de altura. O jogador, natural de Passagem, 60 km de Natal, foi revelado pelo Projeto Social Salto da Onça, na cidade de Santo Antônio. De onde saiu para jogar nas divisões de base do alvinegro cearense. Informações extraídas do site globoesportern.

Uma joia como essa, como é costume denominar no futebol, poderia começar nos próprios clubes do Rio Grande do Norte, porém a pouca visibilidade dos tempos atuais favorece a ação dos tais empresários da bola ao encaminhar os talentos locais por outros estados. Organizar a base revelando novos talentos, e não pensar apenas em montar times medianos para disputar campeonato, ainda é a melhor saída para o futebol. Principalmente nos clubes de cofres vazios. Um talento como Jhuan Pedro pode ser vendido no futuro e ajudar ao seu time tirar o pé da lama.

MEI, EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE

No setor do empreendedorismo costuma-se dizer que, é na crise que surgem as melhores oportunidades. E o empreendedor do Rio Grande do Norte parece haver absorvido essa ideia. De acordo com o Sebrae, o RN registrou em maio último a abertura de 2.100 novos negócios contra 1.150 no mesmo período do ano passado. Registro de um aumento de 81,5% na criação de novas empresas dentro da categoria de Microempreendedor Individual (MEI).

Como falamos em crise no começo, essa é uma das possiblidades para essa corrida rumo as empresas enquadradas no MEI. A crise econômica, as dificuldades financeiras e o crescimento no número de desempregados no país estão inseridos nos dados da Receita Federal captados pelo Sebrae. Ao todo, no RN, hoje existem 148,984 pequenos negócios. Números no setor de promoção de vendas e ainda na área de, digamos assim, higiene pessoal e beleza tais como cabeleireiro, manicure e pedicure. Isso mostra que o povo potiguar quer trabalhar e, se falta espaço no mercado de trabalho com o desemprego, ele mesmo gera a oportunidade. (Com informações da Tribuna do Norte e Portal do RN).

LIVE PINGO DA MEI DIA EM ARRAIÁ VIRTUÁ

A música “Arraiá Virtuá”, da banda Mastruz com Leite, diz o seguinte: Alavantu pra tu, anarriê pra eu, tu no seu canto e eu dançando aqui no meu. A vontade voa e a saudade cria asa, vai ter São João mas cada qual na sua casa. Cada casal vai dançando no seu lar, o São João esse ano vai ser virtuá”. Pois bem, a Prefeitura de Mossoró entrou no clima e promoverá em 2021 no formado de live o Pingo da Mei Dia, tradicionalmente a atração de abertura do Mossoró Cidade Junina. A live também servirá para a divulgação da programação geral do evento.

A proposta inicial envolvia outra data para esse lançamento, porém sofreu uma pequena modificação. Tudo por conta do prazo de inscrição para os artistas e bandas locais, e o Chamamento Público foi prorrogado, atendendo pleito da própria classe artística que vinha encontrando dificuldades para levantar os documentos exigidos. A live será transmitida no canal do YouTube da Prefeitura de Mossoró. As atrações ainda não foram divulgadas. Essa foi a melhor saída, já que o evento presencial não será possível por conta da pandemia e, nesse formato, os artistas locais serão beneficiados. Essa é a proposta do projeto.


DICA LEGAL – DIREITO A SAÚDE

Em tempos de pandemia tem sido um grande desafio para a população brasileira a corrida para ter uma assistência médica dentro do desejado, ou no mínimo próximo daquilo que se necessita. Não tem sido fácil, seja pelos serviços públicos prestados e até mesmo pelo sistema particular, quando se paga os conhecidos planos de saúde e, nem sempre, recebe pelo serviço vendido. Existem casos que é preciso buscar na justiça o ressarcimento do que foi pago, já que alguns planos se recusam a fazer o atendimento.

Na dica legal do final da coluna, vamos lembrar do artigo constitucional que trata do assunto. Na Carta Magna de 1988 o artigo 196 diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O Código de Defesa do Consumidor, na aplicação nos Contratos de Plano de Saúde, é aplicado juntamente com a Lei 9.656/1998 e outras normas. Por exemplo as resoluções da Agência Nacional de Saúde – ANS e Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...