O POPULISMO DO SHOWMÍCIO
Quando lhe falta argumento, uma boa proposta para reunir o povo em praça pública, ou a sua liderança vive período de decadência, a saída é apelar para o que existe de mais autêntico do populismo, o conhecido e até proibido, showmício. A proibição acontece, claro, se o período for eleitoral, já que o showmício tem como finalidade a promoção de candidatura tentando convencer o público, no caso o eleitor, oferecendo entretenimento com artistas dividindo o palco e palanque com candidatos. E aí, mesmo fora do período oficialmente eleitoral, você leitor mais atento, observou algum evento com essas características nos últimos dias?
Hoje é comum encontrar artistas participando de atos públicos, porém, comentam a boca pequena, muitos não chegariam nem perto se não fosse o afago no bolso via Lei Rouanet. Voltando ao showmício, algo parecido aconteceu recentemente. Ficou estranho que, em um ato contra a anistia, artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil estivessem presentes. Justo eles que já condenaram a censura e pediram anistia no passado. Lembrou bem quem disse, hoje, os mesmos que receberam perdão pela Lei da Anistia, que beneficiou até militantes armados como Dilma Rousseff, José Dirceu e José Genoino, a rejeitam quando não serve aos seus interesses.
PRESO RECEBE VOZ DE PRISÃO
No Brasil da liberação parcial da maconha, prisão por andar armada com batom, achar normal roubar celular para tomar cervejinha, mudanças repentinas nas regras para promover vingança ao invés de usar o devido processo legal, os absurdos não cessam. Até o cidadão preso recebe ordem de prisão. E isso aconteceu no Rio Grande do Norte onde, dezesseis internos do regime fechado da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) receberam ordem de prisão. Essa patota responderá agora pelo crime de falsa identidade. Eles foram flagrados no dia 23 de setembro tentando fraudar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. Como a instância do crime mudou, eles foram conduzidos ao Departamento da Polícia Federal. É, como costuma-se dizer – Pau que nasce torto, morre penso.
Essa turma do crime, mesmo dentro do presídio metida a esperta, só não contava com outra equipe mais atenta ainda, os policiais penais. Sempre alerta eles perceberam a ação dos meliantes e adotaram as medidas cabíveis para acabar com a farra, digamos, dos “intelectuais”. O flagrante foi realizado por policiais penais durante a conferência de identificação. De acordo com o apurado, presos com maior grau de escolaridade realizariam o exame no lugar dos candidatos regularmente inscritos. A aprovação no Encceja, além da certificação do Ensino Fundamental ou Médio, possibilita a remição da pena em até 100 dias. Por sua vez, o crime de falsa identidade prevê pena de detenção de três meses a um ano. Olha só o tamanho do prejuízo para aqueles que foram flagrados e os demais que seriam beneficiados pelo crime. Daqui nossos aplausos para os policiais penais.
OS CONDENADOS NA POLÍTICA
A condenação recente da ex-governadora Rosalba Ciarlini, que andou misturando o dinheiro da derrubada do estádio Machadão, em Natal, onde foi erguida a Arena das Dunas, me fez lembrar duas situações. A primeira foi aquela conversa que o dinheiro para a reforma do Nogueirão estava “ouvindo” a conversa e que poderia anunciar. Até hoje, só o anúncio foi feito. O segundo ponto é a própria condenação, dela e de outros políticos pelo Brasil. Digo isso para afirmar que já passou da hora dessa turma, se não vai para a cadeia ou pagar as multas, sair do cenário político.
O bom, para eles, seria tomar essa decisão por conta própria, do contrário, que sejam legalmente obrigados. Nomes como esse já citado ao lado de Fernando Collor, Paulo Maluf, entre outros, e até aquela turma dos respiradores não entregues no período da Covid-19, leia-se pandemia, precisam ser expurgados da política. O próprio povo, no momento do voto, pode adotar essa providência. Se o novo sempre vem, como diz o poeta, que possamos abrir espaço e testar. Pode até parecer utopia, porém a vida é feita, e bem melhor, com desafios. Ruim mesmo é seguir apostando naquilo que não deu e não mostra sinais que poderá dar certo. Passou a hora de colocar para fora os condenados na política.
NOSSOS OUVINTES SAUDADE
Em nossas participações nas rádios Saudade Mossoró, Rio Grande do Norte, Saudade Leme, em São Paulo e, GFM, de Viçosa no estado do Ceará, tudo via internet, nossos ouvintes participam com frequência com boas perguntas. Aproveito e mando meus agradecimentos a Vera Lúcia, nos Estados Unidos, e aqui mais perto, Seu Pedro, no Comercial Pereira, bairro Santo Antônio em Mossoró-RN e o Jean, torcedor do Sampaio Corrêa, em São Luís, no Maranhão. E foi justamente o Jean, o último que nos fez uma pergunta lá na rede de rádios e eu resolvi compartilhar aqui com os amigos leitores.
Disse ele, ao me indagar: “Bom dia Sérgio, sou Jean de São Luís Maranhão, na sua opinião porque o futebol cearense está tão tão avançado comparado com outros estados do Nordeste? Torço pelo Sampaio e o acompanho todos os dias, parabéns”. Resumindo, eu disse lá na emissora que o crescimento vem junto com maiores investimentos no elenco, ou seja, precisa de um bom dinheiro, somado com a estrutura de trabalho que possuem Fortaleza, Ceará e o Ferroviário, os três principais clubes do estado. Claro, os resultados de campo no estadual, regional, nacional e até no cenário da América do Sul, completam a fórmula do sucesso. O Fortaleza, por exemplo, foi campeão da Copa do Nordeste em 2019 e garantiu vaga na Copa Sul-Americana. Como já posto, aqui de forma resumida, na rádio foi possível me alongar um pouco mais, porém tomando essas informações como base da resposta.
SAÚDE DO RN SEGUE NA UTI
Só arquejando na UTI. Essa é a situação praticamente permanente da saúde pública no Rio Grande do Norte. O caos caminha bem ao lado e se algo de positivo não for feito, encontraremos a lama do fundo do poço. Particularmente até acho que já atingimos esse triste estágio. Aqui na saúde potiguar nós temos casos registrados desde a falta de medicamentos básicos e material para cirurgia, passando por cirurgias de transplantes em paciente errado até a morte de pessoas, devido ao longo tempo de espera. Falta até água em hospital que obriga a equipe médica suspender cirurgias. Se não for o fundo do poço, Deus nos livre do que virá amanhã.
Enquanto tudo isso acontece nos hospitais do Rio Grande do Norte, embora tenha muito mais, a governadora Fátima Bezerra(PT) trocou os sapatos e foi dançar forró na França. Não é por acaso que ela vem sendo batizada de “coveira do RN”, por setores mais críticos a sua gestão. E, pelos números das pesquisas, a desaprovação já teria atingido a casa dos 67%. Se é que tem tempo para isso, nos resta dizer, reage governadora, ou ficará para a história como a pior de todas. O quadro realmente é deprimente e não sei quanto esforço a sua turma de companheiros precisa fazer para defender esse governo. Cegueira, comprometimento ideológico ou, como costuma dizer um amigo da mídia, a popular “pontinha” anda funcionando. Fora desse quadro não tem como um cidadão do bem e consciente fazer essa defesa, embora eu siga respeitando a escolha de cada um, tenho minhas ressalvas.
SANTA LUZIA – FÉ, TRADIÇÃO E CULTURA
Trazendo como base o tripé formado pela fé, tradição e cultura, a Paróquia da padroeira de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Santa Luzia, já preparou e anunciou a programação oficial dos festejos alusivos ao ano de 2025. Além das atrações que darão brilho especial aos festejos anuais. A abertura acontece no dia 30 de novembro e segue até o dia 13 de dezembro, data dedicada à padroeira da cidade e da Diocese de Mossoró marcada pela sempre concorrida procissão com a imagem da santa protetora da visão. Embora a data oficial seja o dia 30 do próximo mês, podemos dizer que a festa já começou com a visita (peregrinação) da imagem a diferentes espaços em Mossoró e outros municípios, até além fronteiras potiguares.
A Lojinha de Santa Luzia abre dia 08 de novembro e nos dias 22 e 29 acontece a Cavalgada da Luz e Caminhoneiros da Luz. Em dezembro, dia 06, tem a Revoada da Luz e no dia 07 a Corrida e a Pedalada da Luz. Entre as atrações religiosas, estão confirmados o show do Padre João Carlos, da Arquidiocese de Olinda e Recife, na abertura, e a apresentação das Irmãs Diocesanas, da Arquidiocese de João Pessoa, no dia 12 de novembro.Também foi anunciado o Oratório de Santa Luzia, que todos os anos atrai centenas de pessoas num espetáculo de história de fé, coragem e evangelização de Luzia. O ponto alto será a Grande Procissão de Santa Luzia, no dia 13 de dezembro.
MENSAGEM
“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”
Fernando Pessoa
OFICIAL – PINGO DA MEI DIA É NACIONAL
Ainda repercute positivamente a notícia de que o evento que abre o Mossoró Cidade Junina (MCJ), umas das maiores festas do país no mês de junho, “O Pingo da Mei Dia”, foi oficialmente incluído no calendário turístico do Brasil. Coube ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sancionar a proposta já aprovada por deputados e senadores. Conhecido pela mistura de trios elétricos e apresentações de artistas regionais e nacionais, o Pingo atrai milhares de visitantes e movimenta a economia local, com impacto direto na geração de emprego e no fortalecimento do turismo cultural. Bem definiu matéria publicada aqui mesmo, no Portal do RN.
Ainda de acordo com o texto, comprovando assim o sucesso do evento, na edição de 2025, o Pingo da Mei Dia reuniu aproximadamente 250 mil pessoas consolidando-se como um dos principais atrativos do Rio Grande do Norte e agora, com o reconhecimento oficial, ganha maior projeção no cenário nacional. A cada ano o Pingo atrai mais interesse e eu posso testemunhar favoravelmente depois de um período vivido em São Paulo durante os meses de agosto e setembro. Quando citava que era de Mossoró e, em duas oportunidades, entre outros temas, as pessoas citaram interesse em conhecer o MCJ. Que sejam todos bem-vindos.
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
Usando a tribuna em sessão da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil), lamentou que a data da Semana Nacional de Trânsito não seja motivo de comemoração na cidade Isso, segundo ele, devido ao grande número acidentes registrados no perímetro do município e região em seu entorno. O parlamentar citou que, apenas entre janeiro e agosto deste ano, mais de 3 mil pessoas deram entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia vítimas de acidentes de trânsito, número considerado por ele “exorbitante”. É verdade.
O vereador Ozaniel aproveitou para cobrar o DNIT para melhorar a sinalização na rodovia federal que passa pela cidade, como também tirar do papel a prometida duplicação da BR-304 e em seguida pontuou que no perímetro urbano a Prefeitura já adotou providências que estão dando resultados positivos. Concordo com o nobre edil em tudo que foi posto, ele só esqueceu de lembrar da responsabilidade dos condutores de veículos. Esses cometem arbitrariedades das mais impensáveis, principalmente alguns condutores de moto, maiores vítimas dos acidentes. Segurança no trânsito deve ser uma via de mão dupla, qual seja, os gestores fazendo sua parte e os condutores respeitando as leis. Fora disso, não funciona em mão única como costumamos cobrar.
SEMIFINAIS DA LIBERTADORES
Depois da classificação com sufoco do Flamengo e a passagem mais tranquila para o Palmeiras, os dois representantes do futebol brasiieiro que restaram na disputa da Libertadores da América já sabem contra quem e quando irão jogar. A Confederação Sul-Americana de Futebol já definiu as datas. Teremos bola rolando no Maracanã para o Flamengo no dia 22 de outubro, terça-feira, a partir das 21:30, contra os argentinos do Racing, no primeiro confronto da nova fase. No dia seguinte será a vez do Palmeiras, enfrentar a LDU de Quito, fora de casa e nas alturas dos 2.800 metros.
Depois dos dois confrontos iniciais as partidas de volta acontecem na semana seguinte, e prometem ainda mais emoção. No dia 29 de outubro, o Racing recebe o Flamengo em Avellaneda, na Argentina, em um duelo que tem tudo para ser decidido nos mínimos detalhes. Fechando essa fase que define os dois finalistas, o Palmeiras reencontra sua torcida no Allianz Parque no dia 30, também às 21h30, para tentar carimbar a vaga à final em casa. Se vencerem seus confrontos nesta fase, Flamengo e Palmeiras repetirão uma final brasileira, assim como aconteceu em 2021 envolvendo as duas equipes. (Fonte: Diário do Poder).
DICA LEGAL – DOSIMETRIA DA PENA
O Art. 68 do Código Penal brasileiro (Decreto-Lei nº 2.848/40) estabelece o sistema trifásico para a aplicação da pena, dividindo o processo de cálculo em três fases. Na primeira fase, o juiz define a pena-base com base nas circunstâncias judiciais do art. 59. Na segunda fase, são consideradas as circunstâncias agravantes e atenuantes. Por fim, na terceira fase, são aplicadas as causas de aumento e diminuição da pena. O parágrafo único do art. 68 permite que, no concurso de causas de aumento ou diminuição, o juiz utilize apenas uma delas, preferindo a que tiver maior impacto.
Art. 68 – A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984). Parágrafo único – No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984).
