O NAZISTA E O GATO
O que existe de comum entre uma pessoa vestida de nazista, expondo a Suástica e um gato morto por pessoas que deveriam cuidar e proteger? Resposta: Apologia ao crime. Infelizmente não consigo tirar outra conclusão do tal cenário que, lamentavelmente, foi registrado em Mossoró-RN. A Suástica, supracitada, é o principal símbolo nazista, uma imagem adotada pelo Partido Nazista em 1920 e que se tornou o símbolo do regime de Hitler, representando o ódio e o antissemitismo, embora a suástica tenha origens antigas e significados positivos em outras culturas antes de ser apropriada pelos nazistas.
Em Mossoró as redes sociais seguem ocupadas, e já é notícia no cenário nacional, pela decisão de uma criança contando com o apoio de familiares, que resolveu comparecer a um evento de formatura vestido com trajes nazistas. Embora tenhamos que respeitar as escolhas de cada um, a repercussão foi extremamente negativa por tudo de ruim que representa o nazismo. No mesmo período, um condomínio de luxo da cidade resolveu se livrar da presença dos gatos e contratou uma empresa, dita especializada, que acabou matando um dos felinos quando deveria proteger. Duas situações, como disse lá no começo, que nos remete a concluir se tratar de apologia ao crime. Pois saibam, as atrocidades cometidas pelos nazistas a história registrou, agora, maltratar animais é crime, inclusive com amparo na lei brasileira. Cito aqui, no caso dos animais, as leis 9.605/97 (Lei de Crimes Ambientais) e a 14.064/2020 (Lei Sansão).
LULINHA E O CARECA DO INSS
O filho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se hospeda em uma casa de alto padrão no Lago Sul, em Brasília. A propriedade é alugada pela lobista Roberta Luchsinger, de acordo com a colunista Andreza Matais, do portal Metrópoles. Roberta foi alvo de um mandado de busca e apreensão na operação Sem Desconto, da PF (Polícia Federal). A investigação apura fraudes em operações financeiras não autorizadas por beneficiários do INSS. Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, mora em Madri, na Espanha e, quando vem ao Brasil, ocupa o imóvel no Lago Sul, em Brasília. O aluguel do espaço era de R$ 25 mil mensais. Desde que o filho do presidente Lula passou a frequentar o local, uma pessoa se apresenta como “secretário” dele, conforme apuração da colunista do Metrópoles. O mandado contra Roberta foi cumprido em São Paulo.
Na época, a lobista publicou fotos nas redes sociais em que foca nos tornozelos, sugerindo não estar sendo monitorada por tornozeleira eletrônica. Após a busca e apreensão, a PF identificou mensagem de Roberta para o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. “Antônio, some com esses telefones. Joga fora”, diz ela ao Careca em 29 de abril de 2025. Em 5 de maio, ela cita Lulinha em outra mensagem a Careca. “Na época do Fábio, falaram de Friboi, de um monte de coisa, o (sic) maior… igual agora com você”, escreveu ela. Roberta e Careca já estiveram juntos diversas vezes, inclusive oferecendo serviços ao Ministério da Saúde. A proximidade de Roberta com Lulinha é divulgada pela própria lobista nas redes sociais. Em uma publicação de março de 2024, ela divulgou uma tatuagem de melhores amigas com Renata Abreu Moreira, mulher de Lulinha. “Minha BFF e eu, eternizadas na pele e no coração!”, escreveu. (Fonte: Midiamax).
MOSSORÓ, CONCURSO DA EDUCAÇÃO
Fim do imbróglio. Realizado em 2024 e logo em seguida tendo que enfrentar uma batalha judicial, finalmente acabou a espera e os 112 aprovados no concurso da Prefeitura de Mossoró-RN, para reforçar a educação, foram convocados. Logo que tomou conhecimento da decisão judicial, o vice-prefeito Marcos Medeiros confirmou a publicação de todos os nomes no Diário Oficial do Município (DOM). Ele considerou a decisão como muito importante e momento histórico para a educação do município, tendo em vista que os professores efetivos proporcionam segurança para a rede e continuidade do trabalho.
Ainda de acordo com o vice-prefeito, o município, através da Secretaria Municipal de Educação, dará sequência imediata à preparação para a convocação de 112 aprovados com expectativa de início de trabalho para fevereiro, quando será encerrado o recesso de aulas. São aguardados professores da Educação Infantil e Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Ensino da Arte, Ensino Religioso e Educação Física), além de supervisores escolares e nutricionistas. A novidade desse concurso, são as equipes multiprofissionais. Um concurso que traz psicólogos, assistentes sociais, que hoje é muito importante para a educação. Votos de um bom trabalho.
CLIMA TENSO ENTRE TOFFOLI E PF
No carnaval 2026 não convidem para desfilar no mesmo bloco o ministro do Supremo Tribunal Federal e a cúpula da Polícia Federal. O clima entre eles anda bastante tenso. Tudo por conta das investigações sobre o Banco Master e as intervenções frequentes do ministro. Diminuição de prazos para a oitivas, antes de seis dias, Toffoli, sem maiores explicações, reduziu para dois. O ministro também havia interferido no prazo para a conclusão das investigações, depois recuou fixando em 60 dias, porém a mudança em nada serviu para amenizar as insatisfações que só crescem.
Como o processo corre em sigilo, pouco se sabe do que vem sendo argumentado para ampliação ou diminuição de prazos. O que realmente causa estranheza é a ingerência direta do ministro do STF. Todos queremos saber o que realmente tem por trás de tudo isso. De acordo com a CNN, em relação às oitivas, a mudança impôs dificuldades operacionais e reforçou a percepção de desconfiança do ministro em relação à atuação da PF no caso. Outro ponto envolve a perícia do material apreendido. Toffoli definiu que o trabalho será conduzido pela PGR, com acompanhamento da Polícia Federal, e designou quatro peritos da corporação para a tarefa. A escolha, no entanto, foi feita diretamente pelo ministro, com base em recomendações encaminhadas a seu gabinete, sem consulta à cúpula da PF. (Fonte: Diário do Poder).
HINO DA FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO
Considerada como sendo o “coração nordestino” do Rio de Janeiro, a Feira de São Cristovão completou 80 anos em 2025, uma trajetória que teve seu início em 1945. E é motivo de orgulho para todos nós potiguares saber que o autor do Hino da Feira (Vida Retirêra) é um mossoroense. Isso mesmo, o hino foi composto por Marcus Lucena, lá nos anos oitenta e agora, durante os festejos dos 80 anos ganhou nova versão, considerada especial, com a participação de grandes nomes da Música Brasieira/Nordestina como, Elba Ramalho, Flávio José, Chambinho do Acordeon, Carlos André, Marcus Lucenna, Del Feliz, Adelson Viana, Marcelo Mimoso, Marcelo Rossiter, Neidinha Rocha e Íris Pontal. O Hino composto durante as lutas históricas para a Feira não ser extinta, já teve várias gravações.
Segundo Marcus Lucena, a versão atual, produzida pelo Maestro Zé Américo Bastos e cantada por esse elenco poderosíssimo, marca essa importante data para todos os retirantes Nordestinos que arribaram para o Rio de Janeiro e deram a essa cidade que os abrigou e onde eles cresceram e prosperaram, esse maravilhoso presente: O Maior Centro Cultural Nordestino fora do Nordeste. “Oitenta anos de resistência não são oitenta dias. Por isso essa gravação servirá para marcar musicalmente esse momento histórico, assim como as gravações anteriores representaram outros momentos mágicos da história dos Nordestinos aqui no Rio de Janeiro”, disse o compositor. Essa música narra a Saga de um Povo que teve que lutar muito, desde a “Triste Partida” da sua Terra Natal, até vencer preconceitos, discriminações, pobreza e se afirmar como uma comunidade altiva, poderosa e influente na Capital Cultural do Brasil.
VASCO COM DINHEIRO DA ARENA DAS DUNAS
No entendimento dos gestores da Arena das Dunas, em Natal-RN, o Vasco precisa devolver a quantia de R$ 700 mil. O montante teria sido repassado ao clube carioca para que este disputasse uma partida amistosa na capital potiguar no ano passado, o que acabou não acontecendo. O adversário, o Montevideo Wanderers, do Uruguai, não compareceu e, na véspera da data prevista, o jogo foi cancelado. Apesar da decisão, o Vasco não devolveu o valor que havia sido antecipado como garantia e, diante desse quadro, a administração da Arena resolveu cobrar na Justiça.
Em nota, a Arena das Dunas informa que ajuizou ação visando resguardar seus interesses e a boa governança contratual. No entendimento da Arena, o jogo deixou de ocorrer por descumprimento do Vasco. A Arena reafirma que cumpriu as obrigações e regras contratuais pactuadas, tendo sido surpreendida com o não acontecimento do jogo. Já o Vasco da Gama esclarece que foi convidado pela Arena das Dunas e pela Liga Universitária Brasil para participar de uma partida amistosa vinculada à denominada Vitória Cup. Entretanto, os organizadores deixaram de cumprir obrigações contratuais essenciais para a realização do evento, entre elas a de assegurar a presença do adversário na data previamente acordada, o que inviabilizou a realização da partida. Diante do inadimplemento contratual, eventuais prejuízos suportados pelo Vasco da Gama serão oportunamente discutidos na esfera judicial. Tome confusão.
MENSAGEM
“A vida é um campo de urtigas onde a única rosa é o amor.”
Victor Hugo
UFRN E A IMAGEM DO “SACI PERERÊ”
Todos que conhecem o folclore brasileiro sabem do que estou falando quando cito a imagem do Saci Pererê. Aquela figura que possui apenas uma das pernas. Lamentável, mas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) parece ter se transformado em tal figura, sendo levada a caminhar com uma única perna, ou melhor, no caso, um único pensamento, e o que é pior, nada voltado para a qualificação do seu ensino. Tudo caminhando para o lado ideológico da política extremista que se instalou nesse país de dimensões continentais. Já havia tomado conhecimento do assunto, porém evitado repercutir em nosso espaço temendo ser apenas mais um confronto dos extremos, porém o tempo passou e, digamos assim, a própria vítima veio a público comentar a situação.
E eu explico. Um professor da Ufrn vem sendo perseguido dentro da instituição pelo fato de ser cristão e, politicamente conservador. Disse ele, em um vídeo, que “existe um processo histórico e deliberado de subversão cultural em que estas instituições mergulharam e deixaram de ser, em grande parte, centro de buscas pela verdade para se tornarem laboratórios de engenharia social e doutrinação ideológica”. Diante do exposto, cabe o questionamento: Será que não pode pensar diferente, precisa ser tudo igual dentro ou fora da universidade? Entendo que pode sim, pensar diferente e divergir. No mais, o professor precisa ser respeitado por todos e protegido pela direção da instituição que deveria ser ambiente de ensino e bons exemplos, e não de hostilidade. É assim que penso, logo existo, e por isso escrevo.
INSCRIÇÕES PROUNI 2026
Respondendo aos que queriam saber quando começa o período de inscrição para o primeiro semestre de 2026 no Prouni, a resposta já saiu. É o seguinte: Os estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) devem realizar a inscrição entre os dias 26 e 29 de janeiro. Outro dado importante é o fato de que, o procedimento é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e apresentar o desempenho de uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2024 ou 2025. O edital estabelece como critérios uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame e nota superior a zero na redação. O sistema de seleção considerará automaticamente a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média, o que amplia as possibilidades de classificação.
Agora, se você não concorre legalmente a uma das vagas, o procedimento será diferenciado. Por exemplo, o edital não permite a participação de candidatos que realizaram o Enem na condição de treineiro, ou seja, estudantes que fizeram o exame apenas para autoavaliação antes da conclusão do ensino médio. A comprovação da conclusão dos estudos é obrigatória para a validação da inscrição. Antes do período de inscrições, os candidatos podem consultar as bolsas disponíveis até o dia 19 de janeiro, no site do programa. O resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro. A segunda chamada está prevista para 2 de março. Os candidatos que não forem selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 25 e 26 de março. A divulgação da lista de espera ocorre em 31 de março. Fique atento aos prazos e não deixe passar.
MINISTRO DO STF E OS TENTÁCULOS DO PCC
O portal Metrópoles, na coluna da jornalista Andreza Metais, trás uma reportagem detalhada que mostra mais uma autoridade que, provavelmente, estaria validando algumas ações do chamado “crime organizado”. De acordo com a reportagem, um executivo investigado por suposta lavagem de dinheiro para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) fez a ponte entre a gestora de investimentos REAG e familiares do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), na compra do Resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR). Silvano Gersztel era o braço direito de João Carlos Mansur, fundador e ex-CEO da REAG, nos tempos áureos da empresa. Desde agosto deste ano, é investigado por sua participação em fundos de investimento criados pela REAG para, segundo os investigadores, dar aparência de legalidade a dinheiro advindo de atividades criminosas do PCC.
Quando tudo começou. Em setembro de 2021, dois fundos administrados pela REAG e representados por Gersztel — Arleen e Leal — compraram uma parte da participação dos familiares de Dias Toffoli no Resort Tayayá. Por essa fatia, os dois fundos pagaram R$ 20 milhões, narram o repórter Luiz Vassalo e colegas no jornal O Estado de S.Paulo. A coluna confirmou as informações em documentos da Junta Comercial do Paraná e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Nos registros da Receita Federal, Gersztel aparece como representante legal de dezenas de CNPJs associados à REAG. Era por meio desses CNPJs que a empresa administrava os fundos de investimento agora investigados.
DICA LEGAL – MALTRATAR ANIMAIS É CRIME
Diante das notícias de maus-tratos e até morte de animais, é bom saber que existe punição. Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos. A Resolução CFMV nº 1236/2018 define crueldade, abuso e maus-tratos, destacando a responsabilidade de veterinários e zootecnistas em identificar e denunciar esses atos, e inclui orientações sobre práticas como eutanásia e transporte de animais, sempre visando minimizar o sofrimento.
Saiba como denunciar. Caso você presencie maus-tratos a animais de qualquer espécie – sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, confinamento em correntes ou cordas curtas, manutenção em condições anti-higiênicas, mutilação, confinamento em espaço inadequado ao porte do animal, ausência de iluminação e ventilação, uso em shows que possam causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo (como tração de cargas por animais debilitados), participação em rinhas, entre outros – é essencial fazer a denúncia. Dirija-se à delegacia de polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, no Ministério Público. A denúncia de maus-tratos é respaldada pelo Art. 32 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), e pelo Art. 225 da Constituição Federal Brasileira, de 1988. A autoridade policial tem a obrigação de receber a denúncia e registrar o boletim de ocorrência. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima).
