O LEITE NOSSO DE CADA DIA
Se você é mãe em fase de amamentação ou pai com sua companheira nestas condições, deixo aqui uma dica. Se o leite materno estiver sobrando, não desperdice, armazene e faça doação ao Banco de Leite Humano de Mossoró. Esse gesto pode salvar, por exemplo, cinco bebês com apenas a quantidade de 50ml. É o que explica Jarda Jacinta, coordenadora do banco em contato com a imprensa. O Banco de Leite Humano de Mossoró funciona atualmente no Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, localizado na avenida Professor Antônio Campo, no bairro Costa e Silva (Pintos).
Com uma demanda de 30 litros de leite por semana no atual período, a coordenadora lembra da necessidade das doações. O estoque precisa de reforço e em tempo de férias as pessoas viajam e as doações diminuem. Para armazenar basta utilizar os recipientes de vidros de café solúvel após lavar em água quente por dez minutos. O leite pode ser congelado por 15 dias e, se a pessoa não estiver em condições de se deslocar até o hospital, pode requisitar a coleta domiciliar. Ligue para 3317-4738 e ajude a salvar vidas.
NOVO ANO, VELHOS PROBLEMAS – ÁGUA
O ano mudou, porém junto com a virada de 2023 para 2024 muitos problemas vieram junto. Um deles é o sem concerto abastecimento de água em Mossoró. Os dias vão passando e o cenário se torna cada vez mais grave. Apesar das queixas da população a governadora Fátima Bezerra(PT) não tem dado muita trela, pelo contrário, até silencia. Hoje não é seguro sequer o ato de tomar um banho, pois o cidadão mossoroense pode ser obrigado a sair do banheiro cheio de espuma de sabão, sem água para retirar e completar sua higiene.
Foi o que aconteceu com o colega jornalista Carlos Santos que, ensaboado, resolveu gravar um vídeo para denunciar a situação pelas redes sociais. No meio do banho acabou a água. Seria cômico se não fosse quase trágico. Como disse, o tempo passa e o problema se agrava sem solução aparente. A governadora precisa se posicionar sobre o sucateamento da estatal que tem gerado prejuízo a população. E mesmo assim, todo mês a conta chega e o consumidor paga. Isso é calote, ou seja, cobra por um produto que não entrega.
ROMANTISMO NO COMANDO GERAL
As manhãs de sábado ganhou uma atmosfera diferente no rádio mossoroense. O toque especial fica por conta das crônicas do amigo e poeta Nazareno Silva. O espaço, de audiência consolidada, é do também amigo e profissional dos melhores, J.Nobre e o seu programa Comando Geral. Ficará na batuta do poeta o quadro “Penso, logo escrevo…”, tudo levado ao ar no prefixo AM 1060 da RPC (Rádio Tapuyo de Mossoró). Nazareno Silva promete externar todo o seu romantismo em linguagem moderna para o deleite do público ouvinte.
Nazareno define seus escritos românticos como sendo suas crônicas da vida real. Isso posto, não tenho a menor dúvida, o sucesso do quadro é garantido. Conheço um pouco daquilo que escreve Nazareno Silva e posso recomendar sem medo de que todos irão gostar. Parabéns J.Nobre pelo espaço que abre e votos de sucesso ao competente Nazareno que irá, não só escrever, como também usar sua potente voz para transmitir romantismo puro nas manhãs de sábado.
VERÃO, CARNAVAL, IPTU, IR, LICENCIAMENTO
Tudo muito bem nesse momento de festa. Final e início de ano bem agitado e alegre com Natal, réveillon, veraneio e carnaval. Olha, não sou estraga prazer, no entanto me vejo na obrigação de fazer um lembrete nada simpático, qual seja, esse também é o período de pagar o IPTU, Imposto de Renda (IR), começa o calendário de licenciamento do carro e moto, sem esquecer, para muitos, que também é tempo de matrícula escolar, comprar fardamento, cadernos e livros. Ufa, cansei!
E fiquemos atentos, pois os valores podem subir com o retorno de novos impostos, como por exemplo, na gula do governo em fazer retornar mais uma cobrança em relação ao uso do seu veículo. Então, desculpe, porém era preciso falar no assunto mesmo estando muitos em período de férias. Aproveite a folga, mais saiba que até o mês de junho existem muitas contas obrigatórias para serem acertadas. E o tempo, para os gestores, é de arrecadar o quanto mais, para eles, melhor.
CALENDÁRIO ELEITORAL
Geralmente costuma-se divulgar o calendário eleitoral apenas em torno das obrigações a serem seguidas pelos candidatos e seus partidos. Vamos aproveitar e falar um pouco também sobre a campanha nacional que vem sendo desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de atrair mesários voluntários para as eleições 2024. Pode se candidatar o eleitor que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Para isso basta acessar o Canal do Mesário no site do TSE.
O chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral, em Mossoró, Luiz Sérgio, reforça a campanha em nível local destacando a importância de ser mesário voluntário. Ao participar do treinamento o eleitor já terá direito a 02 dias de folga em seu trabalho, mesma situação quando presta serviço a Justiça Eleitoral. Lembrando também que alguns concursos isentam da taxa de inscrição quem prestou esse serviço. Os inscritos passam a fazer parte de uma lista e, sempre que exista necessidade, eles serão convocados.
TENDÊNCIA FITNESS, HOMENS COM BUNDA GRANDE
E as novidades do chamado “mundo moderno” não param de surgir. Uma matéria publica no New York Post traz a informação de que a tendência para 2024, depois do sucesso com as mulheres, serão os homens buscando o aumento, vamos citar de forma direta, da sua bunda. Claro, o entrevistado Eric Cobb, gerente do grupo fitness Equinox, nos Estados Unidos, falou haver notado o aumento do número de homens forcando nos exercícios para os glúteos. A cena dos homens nas academias focando peito, bíceps e abdômen, vai sendo substituída pela maior procurar dos aparelhos de agachamento entre outros, focando nos glúteos.
A procura, pelo fato de cuidar mais da parte do corpo, por pilates e ioga também vem sendo uma tendência entre os homens. Observando tudo isso, um novo estilo de aula e treino já foi criada. Lá nos EUA se chama “Best Butt Ever” que, traduzido de forma livre diz o seguinte: “Melhor bunda de todos os tempos”. A matéria cita que o motivo pode não ser apenas estético, pois fortalecer o glúteos pode ajudar aquelas pessoas que sentem dores lombares, segundo o texto. Pronto, aguardemos agora o desfile dos novos empinados que, sem dúvida, a moda chegará rapidinho em terras brasileiras.
MENSAGEM
“Não há graus de vaidade, apenas graus de habilidade em disfarçá-la.”
Mark Twain
ANUIDADE DA OAB A DISPOSIÇÃO
Até parece a Caern, pode não prestar um bom serviço porém o boleto cobrando a conta não falha e não atrasa. Assim como a Caern que falha no abastecimento de água, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também é alvo de críticas na hora de prestar algum tipo de assistência. Em todo caso, a conta existe e tem que ser paga para poder exercer a missão de operário do direito. E ela, referente ao ano de 2024, já chegou.
Espera-se apenas que seus dirigentes não sigam o péssimo exemplo do ex-presidente Felipe Santa Cruz que andou postando foto com Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro condenado a mais de 400 anos de prisão e que agora deverá usar tornozeleira eletrônica. Santa Cruz falou em injustiça e tomar vinho com o amigo. Voltando a anuidade, essa já pode ser paga acessando o site, no caso do Rio Grande do Norte, https://sistema.oabrn.org.br/dataged/index_boletos_2024.asp ou escaneando o QR Code. Quem pagar até o dia 31 de janeiro terá desconto de 15 por cento.
SEM LANCELOTE, VAI DE DORIVAL
Nada de Abel Ferreira, que seria um bom nome, muito menos Fernando Diniz, depois do devaneio dos dirigentes da CBF em anunciar Carlos Ancelotti, só eles sabiam e não avisaram a outra parte, finalmente a entidade anunciou o nome do treinador da seleção brasileira. A missão agora é do bom treinador Dorival Júnior, que vem de um ótimo trabalho no Flamengo e igual situação no São Paulo. No clube deu certo, esperemos então para saber o que acontece no escrete canarinho, principalmente se continuar sem tempo para treinar.
Fernando Diniz, que todos apostavam seria o nome para assumir quando fosse oficializado o não de Ancelotti, não conseguiu o mesmo feito conquistado como treinador do Fluminense. Equivocadamente tentou impor o mesmo sistema de jogo na seleção, repito, sem tempo para treinar, e acabou deixando o cargo com a equipe fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026. Nos resta torcer que Dorival Júnior consiga algo diferente, pois terá muito trabalho com a qualidade dos jogadores, no momento, disponíveis e que vinham sendo convocados.
EXERCITO AUTORIZA NOVA CAC
Acabou a campanha, o voto já foi garantido, agora é chegado o momento de mudar mais narrativa do período eleitoral. A questão diz respeito a política armamentista atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como algo negativo e nocivo à população. Depois do discurso contrário e até a suspensão temporária, o quadro mudou e, a partir deste mês de janeiro serão autorizadas a emissão de novos CACs, ou seja, Caçadores, Atiradores esportivos e Colecionadores de armas. O argumento é de que novas regras serão implementadas.
O certo é que as mesmas armas que eram autorizadas e foram suspensão no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já tem retorno autorizado. O próprio presidente Lula, através de decreto, já havia sinalizado com essa possibilidade e o Exército voltará a emitir essa autorizações. O comunicado foi expedido ainda no mês de dezembro último. A pedra mais uma vez virou vidraça e não suportou a pressão. Fonte: CartaCapital.
DICA LEGAL – APROPRIAÇÃO INDÉBITA
O crime de Apropriação Indébito encontra-se previsto no Código Penal. Art. 168 – Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa. Aumento de pena – § 1º – A pena é aumentada de um terço, quando o agente recebeu a coisa: I – em depósito necessário; II – na qualidade de tutor, curador, síndico, liquidatário, inventariante, testamenteiro ou depositário judicial; III – em razão de ofício, emprego ou profissão. Esse artigo culminado com os artigos 168-A e 169 no mesmo código.
Vários são os tipos de apropriação indébita. Entre eles podemos citar os exemplos de encontrar um celular perdido, e não devolver, emprestar a outrem o veículo de trabalho recebido do empregador, ou mesmo, deixar de repassar as contribuições da previdência social descontadas dos funcionários. Todas essas condutas podem caracterizar o que o Direito Penal tipifica como apropriação indébita. Alguns afirmam inclusive que a apropriação indébita se aproxima, em alguma medida, do furto, pois se trata de crime patrimonial cometido sem violência. A diferença reside na posse ou detenção inicial legítima e desvigiada do bem, ou seja, não ocorre subtração. Se ligue na dica e fique legal.