O COENTRO E A BANANA

Eu estava em um supermercado de Mossoró-RN quando ouvi uma pessoa gritar para outra que iria falar com seu pai e pedir que ele voltasse a plantar verduras em casa. O motivo, o preço absurdo de grande parte dos produtos. No momento do diálogo a senhora fazia referência direta ao valor do “mói de coentro”, chegando próximo aos R$ 5,00. Ela tem razão e ganha muito mais com o plantio caseiro. Além de se livrar dos preços que só aumentam, terá em casa verduras limpas, livre dos venenos que colocam nos grandes plantios.

Por outro lado, essa situação nos remete a péssima lembrança, também, dos preços nas alturas da banana, isso já vem ocorrendo desde os primeiros meses do ano de 2024. Enfim, se aquela pessoa do pequeno salário já não consegue com a mesma facilidade comprar coentro e banana, imagine pensar na gelada cervejinha com churrasco de picanha nos finais de semana. Me parece que a inflação da cesta básica só não entra nos números oficiais, pois quem realmente vai ao supermercado, sente o problemão.


CALENDÁRIO ELEIÇÕES 2024

Como é do conhecimento de todos, inclusive com filas quilométricas confirmando que brasileiro deixa tudo para a última hora, terminou no dia 08 de maio o prazo para transferência de domicílio eleitoral, entre outras providências, para participar das Eleições 2024. Só para exemplificar, passei em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, em Mossoró-RN, e as filas ocupavam os dois lados da pista de rolamento na entrada do tribunal.

O calendário segue com o fechamento do cadastros eleitoral e abre novos prazos. De 9 de maio a 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e pelo Autoatendimento Eleitoral na internet. A partir de 15 de maio, pré-candidatos(as) poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet. Difícil é respeitar o, não pedir voto. É só acompanhar o noticiário e fica sabendo que, em São Paulo, até o presidente Lula passou por cima da lei junto com o pré-candidato Boulos.

VOTO POTIGUAR E RETORNO DO DPVAT

Prepare o bolso, as despesas só tendem a aumentar até 2025. Dos três votos do Rio Grande do Norte no Senado Federal, dois foram contra e um acabou favorável ao retorno da cobrança do DPVAT para motoristas e motociclistas. O interessante aqui é o fato de, precisando de 41 votos para a sua aprovação no senado, no limite, foi exatamente isso que aconteceu com o projeto de iniciativa do governo federal. Imagine então se o RN tivesse fechado voto contrário, a proposta não teria sido aprovada.

Vamos então quem foi favorável ou contrário ao retorno de mais essa despesa para satisfazer a gula do governo federal por mais arrecadação. Os senadores Rogério Marinho (PL) e Styverson Valentim (PODEMOS) foram contrários. Por sua vez a senadora Zenaide Maia (PSD) voltou favorável, ou seja, ela concorda com a despesa que os proprietários de carros e motos já haviam se livrado. Deixo aqui a informação, cada um decide como reagir a mais essa situação e os seus responsáveis.

FAFÁ DE BELÉM CRITICA ROCK IN RIO          

Com suas razões a cantora Fafá de Belém soltou o verbo contra a organização do Rock In Rio. Depois que foram anunciadas as atrações para o Dia Brasil do evento, 21 de setembro, com nomes como Zeca Pagodinho e Ludimilia, a cantora não foi contra os artistas, e sim a não inclusão de nomes do norte do país, sua região. E de pronto saiu logo com esse questionamento – A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país?

A cantora citou uma relação de nomes que poderiam, segundo ela, constar entre as atrações, porém a ausência mostra, reforça Fafá em tom de questionamento, uma prova de que o Norte será sempre visto como peça decorativa de festa da elite. E acrescentou: “Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito”, finalizou. Sabemos que a festa é do ritmo rock, porém como existe o Dia Brasil, variando para outros sons que fazem o eclético mundo musical do país, nada mais justo seria lembrar daquilo que vem do norte.

MAIS UM CANDIDATO EM MOSSORÓ

Quando o número de postulantes a um único cargo é grande, como vem acontecendo com a prefeitura de Mossoró, costuma-se dizer como fruto do imaginário popular que, “Tem mais candidato do que eleitor”. Isso posto quero me reportar ao surgimento de mais um nome querendo a cadeira de prefeito no Palácio da Resistência, sede do executivo municipal. Além das pré-candidaturas do atual ocupante, Allyson Bezerra, da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, ex-vereador Genivan Vale, deputada estadual Isolda Dantas, dos vereadores Zé Peixeiro e Cabo Tony, quem deve também entrar na corrida é o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim.

Isso mesmo. Lembram da edição passada quando citei aqui que não convidem os dois para o mesmo evento? Pois é, a chapa esquentou de vez e as informações são de que, politicamente, eles[SO1] , Allyson e Lawrence, estão oficialmente rompidos. Será que a história do “O poder é efêmero”, atingiu os “ex-amigos”. Jovens, chegam a política com votos e direto ao poder, um prefeito e o outro presidente do legislativo e, lá se vai a máxima de que “dois bicudos não se beijam”. Por enquanto fica a versão de que o motivo seria a postura de Allyson de bloquear ou, no mínimo, dificultar e diminuir, valores do repasse legal e obrigatório do duodécimo da Câmara. O danado do dinheiro misturado com o poder, é coisa difícil de gerir.

VOCÊ EM MOVIMENTO NA 3ª CORRIDA DA OAB

Tendo como lema “Você em movimento sempre”, vem aí mais um evento para testar o condicionamento físico dos advogados de Mossor além, é claro, de promover uma grande confraternização entre os participantes. As inscrições para a 3ª Corrida da OAB Subseção de Mossoró já estão abertas através do link: https://www.rncrono.com.br/478/3a-corrida-subse%C3%87ao. A corrida será disputa em três percursos, com as seguintes quilometragens. São eles: 5km, 10km e 15km.

O evento inclusive já tem a sua data definida, o que facilitará aos participantes planejar uma preparação final ou, aos iniciantes, montar seu melhor esquema para se fazer presente de forma segura. A 3ª Corrida da OAB Subseção Mossoró está marcada para o dia 25 de agosto, encerrando as celebrações do mês do Advogado na cidade. No entendimento da organização essa é uma ótima oportunidade para unir saúde e advocacia em um evento único. Isso posto, faça sua inscrição e, foco nos treinos.

MENSAGEM

“Mãe, amor sincero sem exagero.
Maior que o teu amor, só o amor de Deus…
És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você…”

J. Bernardo

MULHER TOMA CERVEJA EM AUDIÊNCIA

Uma mulher abriu uma garrafa de cerveja durante uma audiência virtual da 2ª Vara de Augustinópolis, no Tocantins. A ré, Rebeca Barbosa Oliveira, foi vista na gravação da audiência pegando uma garrafa de vidro verde, de cerveja, e bebendo em frente à câmera. O caso aconteceu durante o depoimento de uma testemunha. A atitude causou revolta no juiz, que a excluiu da videoconferência. Durante a audiência, Rebeca abriu uma garrafa de cerveja enquanto estava na sala virtual.

O juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, da 2ª Vara de Augustinópolis, excluiu o depoimento da ré. Pela atitude desrespeitosa, ela foi condenada a pagar 10 salários mínimos. A ré da gela também foi condenada por ameaçar a atual namorada de sua ex-companheira. Ela também teria xingado e dito que comprou uma arma de fogo para matar a vítima. Ela foi sentenciada a cumprir três meses e dois dias de prisão, e pode recorrer em liberdade. A cervejinha gelada é uma ótima pedida, porém tem hora e local adequado para isso, e não em uma audiência no judiciário. (Fonte:terra.com.br).

SEMANA DA MÃE ATÍPICA DE MOSSORÓ

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou o Projeto de Lei 23/2024, que institui a Semana Municipal da Mãe Atípica em Mossoró. De autoria do vereador Tony Fernandes (Avante), a proposta pretende dar visibilidade à Maternidade Atípica e chamar a atenção para quem cuida de pessoa com deficiência. Tony Fernandes diz que a maternidade de uma criança com deficiência geralmente é emocionalmente e desafiadora, exigindo um nível adicional de dedicação, cuidado e recursos por parte das mães. Além disso, segundo o vereador, essas mães muitas vezes enfrentam barreiras no acesso a serviços de saúde, educação e apoio social para suas crianças, o que pode sobrecarregá-las física, emocional e financeiramente.

O cuidado de mães de pessoas com deficiência, argumenta ele, protege não somente o bem-estar delas e de suas crianças, mas também se constrói sociedade mais justa, inclusiva e compassiva. Pesquisa de 2012 do instituto Baresi mostra que 78% dos pais homens de crianças com deficiência abandonaram as mães antes dos filhos completarem cinco anos, o que demonstra que a parentalidade atípica é desigual para pais e mães. O objetivo da Semana Municipal é proporcionar discussões junto a sociedade civil juntamente com o poder público sobre a situação das mães atípicas, como forma a incentivar a promoção de políticas públicas de proteção a essas mulheres. (Fonte: Comunicação da CMM).

DESVIO NÃO FOI ENTREGUE NO PRAZO

Mais uma vez furou o prazo estipulado para a entrega de um desvio na BR-304 entre Mossoró e Natal. O trecho teve uma ponte levada pelas águas de um rio que transbordou depois das fortes chuvas que caíram próximo à cidade de Lajes. O primeiro prazo seria ainda no mês de abril, o que acabou não acontecendo, apesar das promessas do DNIT, órgão federal responsável pelos serviços, e o apoio da governadora Fátima Bezerra que havia conversado com ministros do presidente Lula.

Na última semana novamente a gestora potiguar foi até Brasília e, empolgada com novas promessas teve a coragem de confirmar que o setor estaria liberado na última sexta-feira, dia 10. E, mais uma vez, isso não aconteceu. Salvação mesmo, sem a presença de nenhum engenheiro, ministro ou governadora, é o desvio providenciado por um particular que cobra pedágio. Mesmo com a lentidão no setor, o desvio pago tem sido a salvação de quem deseja usar a BR-304 para chegar em Mossoró ou sair em direção da capital potiguar.


DICA LEGAL – CRIME ELEITORAL

Mesmo depois de encerrado o prazo para a transferência de domicílio eleitoral, o noticiário segue com as informações sobre possíveis crimes praticados no momento deste procedimento. Algumas pessoas foram flagradas, denunciadas e presas e agora estão sendo investigadas pela Polícia Federal. Até mesmo os detidos que foram em seguida liberados. A base legal para punir encontra-se no artigo 353, do Código Eleitoral, que fala em fazer uso de qualquer dos documentos falsificados ou alterados, a que se referem os artigos 348 a 352.

Os artigos já mencionados, 348 até o 352, trazem os documentos exigidos e, no caso de detectada a falsificação de qualquer um deles, o infrator pode ser punido com prisão e multa. Cada artigo tem sua penalidade específica, além daquela que também é imposta pelo artigo 353. Um dos principais pontos de falsificação diz respeito ao comprovante de residência. Existiu caso, em tom de denúncia, que havia até provedor de internet fornecendo documento simulando residência fixa do seu responsável. Isso é crime. Em Mossoró, por exemplo, cerca de 27 mil transferências foram realizadas. Se todos esses votos permanecessem no município, poderia haver segundo turno, já que o número de eleitores passaria dos 200 mil.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support