O CANTADOR DOS 4 CANTOS

Poeta, cantor, compositor e apresentador – Muito prazer, eu sou de Mossoró. Esse é Marcus Lucena que acaba de preparar mais um Álbum, pronto para ser lançado na praça, intitulado “O CANTADOR DOS 4 CANTOS”. E, como ele mesmo diz em uma postagem nas redes sociais, “Vai ser uma grande ventura e aventura para mim, ir para a estrada, divulgando essas novas cantigas”. A direção é de Daniel Gonzaga que postou no seu instagran que, em breve, dirá como adquirir o novo trabalho.

Conversei com Marcus Lucena na sexta-feira, 08, após sua apresentação na Bienal do Livro, que acontece em São Paulo, e ele destacou duas músicas em parceria com compositores que residem em Mossoró. Zé Lima e Gustavo Luz. Respectivamente as músicas “Desafio” e “Único e Comum”. Ao todo são 13 músicas sendo 12 de sua autoria. Vamos desejar mais sucesso a Marcus Lucena, talentoso artista mossoroense na estrada do Brasil de dimensões continentais. Postaremos ainda matéria no Portal do RN com mais detalhes sobre esse trabalho.


CHUVAS E PROVIDÊNCIAS

E as chuvas dos últimos dias causaram enormes prejuízos aos natalenses e cidades mais próximas. Não por culpa da chuva isoladamente, e sim por conta da drenagem inexistente nas cidades com capacidade para suportar chuvas intensas. Em Natal, especificamente, especialistas dizem que os governantes deveriam aproveitar os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro para preparar a cidade para o período de chuvas, porém o pouco que foi feito se mostrou ineficaz, principalmente na última semana.

De acordo com informes, o sistema de drenagem da capital potiguar remete aos anos 60 e, além dos reparos necessários, precisa de uma nova estrutura por conta do crescimento da cidade. Precisa, por exemplo, que o Plano Diretor anunciado em 2011 saia do papel. Os últimos reparos no sistema de drenagem aconteceram entre anos 90 e 2008. Não vamos esquecer também a participação do povo que pode evitar não jogando lixo na rua e não fazendo ligações clandestinas no ultrapassado sistema de drenagem. Responsabilidade dividida.

LEGÍTIMA DEFESA DA HONRA

Acabou o relacionamento, deixa ir embora e cada um cuida de sua vida, nada de se sentir superior. Aos que insistem em querer ser dono do outro, mais uma barreira foi derrubada. De acordo com a Agência Senado a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto de lei da senadora Zenaide Maia (Pros-RN) que proíbe o uso da tese da “legítima defesa da honra” como argumento para a absolvição de acusados de feminicídio. O texto também exclui os atenuantes e redutores de pena relacionados à “forte emoção” no caso de crimes contra as mulheres.

Como foi aprovada por unanimidade na CCJ a proposta não precisou passar pelo plenário do Senado e seguiu direto para votação na Câmara dos Deputados. O PL 2.325/2021 altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) para excluir os atenuantes e redutores de pena relacionados à violenta emoção e à defesa de valor moral ou social nos crimes de violência doméstica e familiar. Em outra mudança, dessa vez no Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689 de 1941), a proposta proíbe o uso da tese de legítima defesa da honra como argumento pela absolvição no julgamento de acusados de feminicídio pelo tribunal do júri.

A PRÉ-CAMPANHA E AS PESQUISAS

E as pesquisas seguem dando o tom da pré-campanha eleitoral enquanto as candidaturas não são postas oficialmente nas ruas e, agora também, nas redes sociais. Por enquanto é o que se tem para analisar, os números das abordagens feitas das mais diferentes formas, e não apenas, como era antes, no contato direto com o eleitor, usando um termo do momento, de forma presencial, olho no olho.

Claro que os números são postos e interpretados de acordo com os interesses de cada um. Acredito que existam pesquisas, digamos, independentes, sem escolher local para abordar o eleitor. Enfim, lembrando aqui da eleição de Geraldo Melo quando as pesquisas só apontavam vitória de João Faustino ao governo do Rio Grande do Norte. Sendo assim, é bom ficar mesmo aguardando aquela que, até que prove ao contrário, colocam os números reais: As urnas no dia da eleição.

UFERSA EM MOVIMENTO

Levando as famílias para dentro da universidade. Assim poderíamos resumir o novo projeto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) batizado de “Ufersa em Movimento”. Excelente iniciativa que, de acordo com seus idealizadores, visa proporcionar ações e atividades que propiciem bem estar físico, social, saúde e qualidade de vida visando aproximar a Universidade com a comunidade interna e externa.

Com duração inicial prevista para um ano e meio, o Projeto de acordo com informações da assessoria de comunicação, colocará à disposição dos participantes, entre outras, atividades de ciclismo, caminhada e corrida orientados, e prática de tai chi, uma técnica de relaxamento. Paralela as atividades dos adultos também será oferecida uma programação para as crianças. Também será oferecido apoio psicológico aos inscritos. As inscrições estão sendo efetuadas de forma eletrônica através do link. https://forms.gle/MAekZjRKFwra6zYe8.

CIGARRO ELETRÔNICO

Embora o consumo seja livre, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ratificou agora em julho a proibição da “comercialização, importação e a propaganda de quaisquer dispositivo eletrônico para fumar”, os conhecidos cigarros eletrônicos. Uma verdadeira “pandemia”, principalmente entre os mais jovens. De acordo com divulgação da Agência de Brasil, após avaliação de um relatório sobre os impactos do aparelho também conhecido como vapes, a decisão foi unânime.

O uso segue sem restrição legal, porém a proibição já existe desde 2009, por meio de resolução da Anvisa, que cita a “inexistência de dados científicos que comprovem a eficiência, a eficácia e a segurança no uso e manuseio de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar”. Com a decisão, a próxima etapa deve ser o lançamento de uma consulta pública para a sociedade opinar sobre o uso desses cigarros eletrônicos e sua fiscalização.

MENSAGEM

“A cultura de um povo é o seu maior patrimônio
Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores,
é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”.

Nildo Lage

ABANDONO DO CLUBE IPIRANGA AO ACEU

Andei lendo pelas redes sociais um comentário do amigo Aluísio Barros sobre, hoje, clube Aceu de propriedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) completamente abandonado no centro de Mossoró. Porém antes de cair nos braços da universidade, ali funcionava, com quadro de sócios e memoráveis eventos, o Clube Ipiranga.

Independentemente da nomenclatura do momento, o texto de Aluísio remete a situação de abandono, do tipo, “tomara que desabe logo”. Aloísio cita as leis e recursos anunciados para a sua recuperação que nunca saíram do papel ou do campo da promessa. Enfim, quero lamentar também que isso esteja acontecendo com um patrimônio tão importante para a cultura de Mossoró e sua própria história.

CUIDADO COM O PARDAL

O recado de “cuidado com o pardal”, não tem nenhuma relação com motoristas ou motociclistas que vão pegar a estrada ou circulam pelas ruas de alguma cidade, os destinatários são os pré-candidatos as eleições de outubro próximo. A referência diz respeito ao aplicativo Pardal lançado pela Justiça Eleitoral desde as eleições de 2016 e, como seu funcionamento foi positivo, já foi reativado para o pleito de 2022 para as denúncias de propaganda antecipada entre outros ilícitos eleitorais.

Depois de encaminhada para o aplicativo, prazo que vai até 16 de agosto largada do período eleitoral propriamente dito, as denúncias serão direcionadas ao Ministério Público Federal (MPF). Totalmente gratuito, o aplicativo Pardal se encontra disponível nas lojas Google Play e Apple Store. Então, se você detectar alguma propaganda eleitoral, fora do período permitido, na internet espaço que se tornou mais comum, ou nos mais tradicionais como rádio e TV, é só usar o Pardal para denunciar.

MEC, A ESTRUTURA É BOA 

A boa estrutura de trabalho em um clube de futebol é sempre algo importante, porém, é bom lembrar que só isso não ganha títulos. Isso posto, aplaudimos a festa que fazem os simpatizantes do Mossoró Esporte Clube, o MEC, pela boa estrutura que vem sendo montada desde a temporada passada e melhorada nos últimos meses. No entanto é preciso mais, é preciso garantir qualidade técnica em campo.

Em uma postagem o simpatizante se orgulha de ser o único time de Mossoró que dispõe de Centro de Treinamento próprio e com alguns avanços. E isso é ótimo. Porém vamos lembrar que na temporada passada quem ficou com a vaga na Série A do estadual no Rio Grande do Norte foi o Potyguar de Currais Novos. Isso significa que o pacote precisa ser completo, qual seja: Boa estrutura de trabalho, uma boa comissão técnica e um elenco qualificado para ganhar título e deixar a segunda divisão.


DICA LEGAL – CADEIA DE CUSTÓDIA

Normalmente quando acontece uma infração, situação em desconformidade com a lei, se foca as atenções, inclusive nós da mídia, na questão da vítima e identificação do possível autor do delito. Porém existe muito mais que, as vezes, as próprias autoridades envolvidas deixam passar sem o devido cuidado. É o caso da cena do crime e dos indícios que podem levar a uma conclusão confiável da perícia, investigação e julgamento do caso. Aqui destacamos a Cadeia de Custódia.

De acordo com o artigo 158-A, do CPP, considera-se cadeia de custódia o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte. Além do mais, compreende a cadeia de custódia, ou seja, suas etapas,  conforme o art. 158-B, o rastreamento do vestígio nas seguintes etapas: i) reconhecimento; ii) isolamento; iii) fixação; iv) coleta; v) acondicionamento; vi) transporte; vii) recebimento; viii) processamento; ix) armazenamento; x) descarte.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support