Número de homicídios durante o carnaval no RN cai 30% em relação a 2022
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) nesta quinta-feira (23).
O Rio Grande do Norte registrou uma redução de 30% no número de homicídios durante o Carnaval de 2023 em relação ao mesmo feriado do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) nesta quinta-feira (23).
De acordo com a pasta, foram registrados 14 homicídios neste ano, enquanto em 2022, ocorreram 20 mortes. Ainda segundo a Sesed, a Polícia Militar realizou diversas ações ostensivas durante os cinco dias de operação, contando com cerca de 3.290 agentes estaduais em ação em todo o estado.
Além da PM, outras instituições também estiveram envolvidas na Operação Verão, como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). As equipes da Polícia Civil, divididas entre a Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) e a Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), lavraram 42 Autos de Prisão em Flagrante Delito, 33 Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.), 16 Boletins de Ocorrência Circunstanciado (B.C.O.) e registraram 310 Boletins de Ocorrência (B.O.) em Delegacias Fixas e Unidades Móveis espalhadas nos municípios.
Já o Corpo de Bombeiros realizou atendimentos à população, entre ações operacionais e educativas. Ao todo, foram registradas 249 ocorrências, sendo 172 atendidas pelas centrais e 77 atendimentos nos polos da região metropolitana de Natal. Os militares efetuaram sete resgates em praias e não registraram nenhum óbito em regiões com Guarda-Vidas. Além disso, foram realizadas 4.969 orientações e 3.516 advertências em áreas de atendimento do Corpo de Bombeiros em todo o estado.
O ITEP, por sua vez, atuou de forma integrada com a Polícia Civil, realizando ações de análises químicas e identificação criminal em áreas litorâneas de Natal, nas praias de Pirangi, Pipa e em São Miguel do Gostoso. A instituição também dobrou o efetivo de plantão na cidade de Caicó, um dos principais pontos de folia do Rio Grande do Norte.