EDUCAÇÃO

Número de alunos na Rede Municipal deve passar dos 20 mil em 2021

O número de alunos matriculados na rede reflete diretamente no orçamento, distribuição de recursos e investimentos realizados pelo Governo Federal

O setor de Inspeção e Registro Escolar da Secretaria Municipal de Educação fechou o levantamento do número de alunos da Rede Municipal de Ensino do Ano Letivo 2020. De acordo com a matrícula final do ano passado a rede atendeu o total de 20.162 alunos. Desse número 7.114 estavam matriculados na Educação Infantil, 12.817 no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º Ano, e os demais, 231 alunos, cursaram a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O número de alunos matriculados na rede reflete diretamente no orçamento, distribuição de recursos e investimentos realizados pelo Governo Federal através dos programas, como por exemplo, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentre outros. O número da matrícula final de 2020 determinará os valores dos recursos que devem ser aplicados em 2021.

Matrícula 2021

O calendário de matrículas para a Rede Municipal de Ensino para o Ano Letivo 2021 já se expirou, mas algumas unidades de ensino continuam recebendo alunos para preenchimento de vagas. Somente após as duas primeiras semanas de aula é que a Secretaria Municipal de Educação fecha o número da matrícula inicial. A matrícula final só é contabilizada no segundo semestre levando em consideração a movimentação dos alunos entre as redes e as unidades de ensino.

“A perspectiva é que o número de matrícula para o Ano Letivo 2021 seja um pouco maior em relação ao ano passado se mantendo superior aos 20 mil alunos. Nós temos uma situação de crise financeira gerada pela pandemia do Coronavírus que atingiu o orçamento das famílias, e esse novo cenário econômico deve refletir em uma maior demanda de alunos na nossa rede. O compromisso da nossa gestão é promover melhorias no atendimento e garantir o acesso da educação pública para todos”, disse a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

SECOM/PMM

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...