Provável mudança

Nova totalização de votos em Natal acontecerá amanhã

Processo pode culminar com a perda de um mandato conquistado pelo Partido dos Trabalhadores na capital

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) realiza às 10h de amanhã, 19/11, nova totalização de votos em Natal. Esse processo poderá culminar na redução das vagas de vereador conquistadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na capital.

Após esse processo, a lista de vereadores eleitos no último domingo, 15/11 na capital do Estado poderá sofrer alterações. É que dois candidatos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cujas candidaturas estavam sub júdice, conseguiram decisões favoráveis. Com a validação dos votos deles, o PTB conquista mais uma vaga e, com isso, o PT perde uma.

Luciano Nascimento obteve 3.464 e Silvio Dantas 1.362. A totalização poderá fazer com que o PTB tenha mais um eleito. Assim, Luciano Nascimento ficaria com essa vaga, se juntar a Antônio Peixoto (PTB) e Hermes Câmara (PTB) no Legislativo municipal.

Se o PTB conquistar a nova vaga, o PT perderia uma das três que havia conquistado. Dessa forma, o professor Daniel Valença ficaria de fora da lista dos eleitos.

Para o PTB, a conquista da vaga já é esperada porque, segundo o diretório da agremiação, a situação dos candidatos junto à Justiça Eleitoral já tinha sido regularizada na semana passada, não aparecendo no sistema eletrônico do TRE/RN porque a decisão não havia transitado em julgado.

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de Natal, Kennedi de Oliveira Braga, determinou a realização de nova totalização dos votos para vereador, que será realizada no cartório eleitoral da 1ª ZE em cerimônia pública.

A nova totalização será necessária diante do deferimento e o trânsito em julgado de alguns registros de candidaturas e a consequente mudança de situação jurídica destes candidatos. No ato agendado, será feito o reprocessamento da totalização o que pode ocasionar mudanças na relação dos 29 vereadores eleitos na capital, informou o TRE/RN.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...