Alerta mínimo

Operação Lava Jato cumpre mandado em Natal

Esta nova etapa da Lava Jato foi batizada de "Alerta Mínimo".

A 66ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira (27/9), apura lavagem de dinheiro praticada por doleiros e funcionários do Banco do Brasil, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF). São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP) e um em Natal, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o MPF, a operação investiga três gerentes e um ex-gerente do Banco do Brasil que atuaram para facilitar a realização de operações de lavagem de dinheiro entre os anos de 2011 e 2014. As movimentações superaram R$ 200 milhões.

A Polícia Federal disse que os suspeitos atuaram em benefício de empresas que contratavam com a Petrobras e necessitavam de dinheiro em espécie para o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Esta nova etapa da Lava Jato foi batizada de “Alerta Mínimo”. Este nome faz referência aos alertas de operações atípicas do sistema interno do banco para o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) – que hoje se chama Unidade de Inteligência Financeira (UIF) – serem encerrados por meio de argumentos apresentados por gerentes de agência, sem apontar indícios de lavagem de dinheiro.

Notícias semelhantes