NOTA MÁXIMA EM TRANSPARÊNCIA
Após avaliação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Mossoró obteve nota máxima em transparência nos gastos públicos. No ano de 2021, a CMM também conquistou 1.300 pontos. A avaliação é feita pelo monitoramento permanente do Sistema Confúcio, que foi desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do MPRN. O Sistema é automático e avalia diariamente todos os 167 municípios do Estado. Ao todo, oito quesitos são avaliados: Saúde do Portal; Qualidade dos Dados; Disponibilidade; Usabilidade; Série Histórica; Qualidade da Despesa; Qualidade do Gasto Público e Qualidade da Compra Pública.
Para o presidente da CMM Lawrence Amorim (SD), o resultado positivo reflete, mais uma vez, o empenho dos setores administrativos da Câmara e a responsabilidade e compromisso da gestão com a transparência nos gastos públicos. Para acessar o Portal da Transparência, basta entrar no site www.mossoro.rn.leg.br. A página do Sistema Confúcio está disponível em www.confucio.gaeco.mprn.mp.br e oferece avaliação de todas as Câmaras e Prefeituras do Estado. (Fonte: Diretoria de Comunicação CMM).
NOVO ANEL VIÁRIO EM MOSSORÓ
Qualquer obra que traga benefícios para a cidade e o seu povo, é sempre bem-vinda, e independe de qual governo é o responsável, afinal foram eleitos para isso mesmo, servir ao povo. Mais um passo foi dado, com a assinatura do contrato, para a abertura de mais um anel viário em Mossoró. A vez agora é de ligar a BR-110, no trecho de acesso ao município de Areia Branca, até a BR-304, saída para Tibau-RN e Fortaleza-CE.
Já falamos do assunto aqui, porém agora o foco é a estrutura da obra. Não façam como fizeram com o complexo viários do Abolições. Obra inacabada faltando iluminação, passarelas e até um melhor nivelamento da pista de rolamento. Que, se necessário for no novo empreendimento, todos esses itens sejam antecipadamente observados. E tenho dito.
AS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS
Foi dada a largada. Desde a quarta-feira (20) os partidos políticos estão liberados para promoverem suas convenções e oficializarem os candidatos para a eleição de 2022. A corrida, como já se sabe, é pelos cargos de presidente da República, governadores, deputados federais, estaduais, distritais e senadores. O prazo para essa providência de acordo com o Calendário Eleitoral 2022, vai até o dia 5 de agosto.
Entre os presidenciáveis Ciro Gomes já realizou sua convenção no primeiro dia de liberação, quarta-feira 20. Um dia depois foi a vez de Luiz Inácio. O presidente Jair Bolsonaro, que tentará a reeleição, deixou sua movimentação para o domingo. No Rio Grande do Norte a vereadora por três mandatos pela cidade de Grossos, Clorisa Linhares, não perdeu tempo e usou o primeiro dia do calendário do Tribunal Superior Eleitoral para confirmar seu nome na corrida para governo do Estado, nome lançado pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).
ESTADUAL DA PRIMEIRA E SEGUNDA
Enquanto tem time se preparando ainda para competir na temporada 2022, já existem outros trabalhando com foco no próximo ano. Para um cenário mais próximo eu destaco, por exemplo, as movimentações das diretorias do MEC (Mossoró Esporte Clube) e do Baraúnas. Os dois estão com suas atenções voltadas para as disputas da segunda divisão (Série B), do Campeonato Estadual que dará ao vencedor uma vaga na Série de 2023.
A dupla mossoroense tem focado o trabalho em seus Centros de Treinamento. O MEC amplia as boas condições de trabalho no Ninho do Carcará enquanto o Baraúnas segue arrumando alojamento e restaurante na conhecida Toca do Leão. Em relação a próxima temporada, já na divisão de elite, o Potyguar de Currais Novos contratou agora em julho o treinador para o campeonato que começa em janeiro. Trata-se de Eugênio Gomes, com passagem pelo Santa Cruz e o Força e Luz de Natal além do Crato, time do futebol cearense. Votos de sucesso.
BURACOS E MATO NO ACOSTAMENTO
O assunto pode até parecer repetitivo porém não vamos nos cansar até que entre um governante no Rio Grande do Norte e tire do papel os projetos e promessas de recuperação das rodovias estaduais. Os inúmeros buracos espalhados já provocaram dezenas de acidentes com vítimas fatais ou de sequelas permanentes. E isso precisa acabar.
Vamos lembrar agora que, além da pista de rolamento é preciso se preocupar também com suas laterais, ou seja, o acostamento. Entendemos que o período chuvoso acelera o processo de crescimento da vegetação, porém observamos também o descaso dos órgãos responsáveis quando a chuva diminui. Um bom exemplo é o trecho da RN entre Mossoró e Tibau, acostamento praticamente tomado pelo mato. Fica a dica.
CORONEL GOMES É ESTADUAL
Ele nasceu em Natal, mas pelos bons serviços prestados na condição de Policial Militar, em 1998 ele recebeu o título de cidadão mossoroense. No “país” de Mossoró Coronel Gomes assumiu o comando do Pelotão de Trânsito, depois realizou um trabalho de segurança na zona leste da cidade, principalmente no Conjunto Vingt Rosado.
Agora ele quer tirar a farda e vestir o paletó de deputado se candidatando a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Conheço o Coronel Gomes, sei da seriedade como encarava sua missão nas forças de segurança e, certamente, conseguindo êxito em seu novo projeto será o ganho para a política potiguar.
MENSAGEM
“Percebi que todas as coisas que temia e receava só continham algo de bom ou de mau na medida em que o ânimo se deixava afetar por elas”.
Baruch Spinoza
PERNAMBUCANA GOVERNADORA
A pernambucana Clorissa Linhares agora é, oficialmente, candidata ao governo do Rio Grande do Norte. Vereadora por três mandatos no município de Grossos, região da Costa Branca, ela agora busca um salto maior focando o Executivo potiguar. O nome da contadora e bacharel em Direito terá abrigo no Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Além da vida pública com mandato eletivo, Clorisa tem passagem na segurança do Estado na condição de agente penitenciária, tendo atuado também no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte na condição de servidora. Reforçando seus conhecimentos hoje ela estuda psicologia. Casada e mãe de dois filhos a nobre edil resolveu encarar as forças tradicionais da política potiguar nas urnas.
SELEÇÃO FEMININA VOANDO
Como se previa antes mesmo da bola rolar, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino iria sobrar na Copa América. Enfrentando seleções da América do Sul as meninas do Brasil são, de longe, bem superiores e a classificação fácil no torneio comprava isso. A preocupação continua sendo o desempenho nos mundiais, quando as adversárias são mais qualificadas.
Os recentes amistosos mostraram que ainda precisamos evoluir muito para fazer frente as seleções europeias, sem falar na equipe dos Estados Unidos. Fica então a torcida para que, até a próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino, as brasileiras consigam repetir a mesma pegada apresentada nas competições do continente sul-americano.
CADASTRO DOS TAXISTAS
Para viabilizar mais um benefício o governo federal através do Ministério do Trabalho e Previdência, já começou a receber das prefeituras informações sobre o cadastro de taxistas para ter direito ao Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis, batizado de “BEm-Taxista”. De acordo com a Agência Brasil, o envio do cadastro dos taxistas pelas prefeituras é necessário em razão da competência municipal ou distrital sobre o tema.
De posse dos dados cadastrados estes serão processados pela Dataprev, empresa parceira tecnológica do governo federal. Tomada essa providência a expectativa é de que a primeira parcela do benefício seja paga no dia 16, já no mês de agosto. O sistema do BEm-Taxista ficará aberto até 31 de julho para receber os cadastros.
DICA LEGAL – A INTEGRAÇÃO SUSP NA PRÁTICA
É notório o engrandecimento da atuação da Guarda Civil Municipal de Mossoró. Digo isso porque passando outro dia pela Av. Presidente Dutra, vimos uma viatura da Ronda Preventiva Escolar Municipal (ROPE GCM MOSSORÓ) em apoio a uma barreira de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, aí sim, vimos na prática o que prescreve a lei 13.675/2018 que em seu artigo 1º menciona: Esta Lei institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), com a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em articulação com a sociedade.
Isso demonstra a efetiva realidade do que chamamos de atuação integrada, mencionada no Art. 9º § 2º inciso VII. Como integrante operacional do SUSP a GCM de Mossoró vem exercendo seu papel fundamental estabelecido dentro dos princípios, diretrizes e objetivos expressos no SUSP. De fato, com o aumento da criminalidade se faz de grande valia os investimentos na área de segurança pública do município a exemplo da GCM MOSSORÓ que vem contribuindo de forma plena respeitando o ordenamento jurídico, os direitos e garantias individuais e coletivos, a proteção, valorização e reconhecimento dos profissionais de segurança pública, protegendo os direitos humanos, o respeito aos direitos fundamentais e promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana. Diante de tudo isso quem mais tem a ganhar é sociedade.