NOS CÉUS DE MOSSORÓ/NATAL/FORTALEZA/RECIFE

Mossoró, situada no interior do Rio Grande do Norte, e próxima a capitais importantes, vai diminuindo a distância. Até pouco tempo as opções de deslocamento eram apenas por terra, porém hoje os céus da cidade já recebem voos oriundos de Recife, Fortaleza e agora Natal. É isso mesmo, quem tiver pressa para chegar agora pode contar com os aviões da LATAM que já disponibiliza bilhetes aéreos para voos entre Recife-Natal, Natal-Mossoró e Mossoró-Fortaleza. De acordo com notícia publicada na Tribuna do Norte, a partir de janeiro (1º) pela VOEPASS.

Vamos então conferir dias e horários. De acordo com a LATAM, a rota Natal-Mossoró também terá voos às segundas, quartas, sextas e domingos, com partida às 10h55 e chegada às 11h55. No sentido oposto, partem às 15h55, com chegada em Natal às 16h55. Segundo a LATAM, Mossoró também será conectada com voos diretos para Fortaleza às segundas, quartas, sextas e domingos, com partida às 12h35 e chegada às 13h30. No sentido oposto, partem às 15h55 e chegam a Mossoró às 16h55. Entre Recife e Natal, os voos serão operados às segundas, quartas, sextas e domingos, com partida às 9h10 e chegada às 10h15. No sentido oposto, partem às 17h35 e chegam no Recife às 18h40. No mais é desejar boa viagem.


MENTIRA TEM PERNAS CURTAS

Para fugir ao termo da moda em inglês, “fake News”, irei recorrer ao ditado popular que diz: “Mentira tem pernas curtas”. Isso para não usar outro, mais pesado, que fala sobre a ausência de verdade – Mente que o “C” não sente. Isso posto, a questão diz respeito as informações de que a prefeitura de Mossoró estaria realizando contratos milionários ao alugar alguns veículos, por exemplo, somente pelo uso de uma caminhonete pagaria R$ 200 mil mensais. De acordo com nota, não contestada, do município, essas informações não procedem, ou seja, é tudo invenção para tentar fomentar os bastidores políticos em ano véspera de eleição.

E pela reação dos responsáveis pela mentira e dos seus quadros de chefia, silêncio quase sepulcral, a denúncia não faz o menor sentido. Sendo assim, primando pela informação verdade, lamenta-se esse tipo de episódio atribuído a pessoas e seguimentos que até pouco tempo criticavam essa postura de mentir durante a última eleição presidencial. Assim como concordava na época, continuo acreditando que esse tipo de comportamento é um desserviço à população no ramo da informação. Pelo que entendi a turma vai seguindo as orientações do mentor maior quando diz que vale tudo para vencer uma eleição. Até mentir e tudo mais, seja lícito ou não.

CRISE NA ONU

Apesar da nota do secretário dizendo que sua fala foi interpretada de forma equivocada, ainda repercute negativamente o posicionamento de António Guterres, amenizando o comportamento dos terroristas do Hamas e cobrando muito do governo de Israel. O problema é que Guterres é o secretário-geral da ONU (Nações Unidas), órgão que deveria, através dos seus membros, assumir uma postura neutra e em busca de conciliação e paz, e não defender um dos lados, como vem sendo denunciado. Estão sugerindo inclusive que ele peça renúncia do cargo.

Diante da postura do secretário-geral, o embaixador da Israel da ONU, Gilad Erdan disse que António Guterres, demonstra compreensão pela campanha de assassinato em massa de crianças, mulheres e idosos, e por isso não está apto para liderar a ONU. Realmente, ele gastou 30 segundos de sua fala para dizer apenas que o Hamas estava errado, porém ocupou o restante do seu tempo em uma abertura de reunião para, praticamente, condenar Israel. Ficou estranho e parecendo sim que o dirigente estava escolhendo um lado para apoiar e, infelizmente, foi o lado do terror.

MAIS DOIS FERIADOS

O mês de novembro vai chegando e com ele o calendário nos traz mais dois feriados em pleno meio de semana. Empresários e comerciantes coçam a cabeça enquanto isso, principalmente na primeira parada do novo mês, vendedores ambulantes fazem a festa. É a vida, hoje “A” perde e “B” ganha, amanhã a situação se inverte. Teremos então os feriados de 2 de novembro, o Dia de Finados, e mais adiante a data do dia 15, Proclamação da República, sendo, respectivamente, uma quinta e uma quarta-feira.

Quando digo que na primeira parada os vendedores ambulantes farão a festa, me refiro as vendas que acontecem em profusão no período que antecede e no próprio dia de finados, 02 de novembro. Aqui vai do vendedor de picolé, flores, corroas, jarros, água, velas até mesmo, em alguns caso, chegar na reforma e/ou instalação de novos túmulos. Enfim a insatisfação, caso exista, acontece e eu entendo, entre aqueles que precisam ter portas abertas para funcionar, vender, lucrar e pagar aos seus funcionários. Mas, como disse, um dia se ganha e outro se perde. Os dois feriados existem e serão respeitados, isso é fato.

POLARIZAÇÃO E EXTREMISTAS

As decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal entrou na alça de mira de senadores e deputados em Brasília. A ideia é limitar as decisões monocráticas e também os prazos para suas manifestações. O avanço da discussão tem gerado críticas e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não gostou do que disse a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Ela falou que ele, Pacheco, “prestava serviço à extrema direita”, ao dar vazão a essa proposta. Como resposta Rodrigo Pacheco lembrou do fato considerado por ele mais grave, quando a própria Gleisi defendeu o fim da Justiça Eleitoral.

Rodrigo Pacheco conversou com o líder do governo no Senado, Jaques Fagner (PT-BA), e disse que a dirigente da sigla exagerou no discurso. Ele também comentou, em nota, que rotular uma proposta legislativa como de direita ou de esquerda para desqualificá-la, além de simplista, era “um erro”. Esse, para ele, é o grande mal recente da história nacional que vem combatendo, pois esse tipo de argumento retroalimenta a polarização, que só interessa a alguns, no caso, aos extremistas. Encerrou sua nota dizendo que sempre defendeu a harmonia entre os Poderes. O que aliás, sejam deputados, senadores ou ministros do Supremo, não é favor, é obrigação de respeitar o que diz a Constituição Federal de 1988.

REPERCUSSÃO GERAL

Atenção, tem decisão importante tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que é do interesse, tanto de profissionais da área jurídica, por exemplo, como da própria população que pode precisar contrair empréstimo no setor e precisa conhecer esse novo detalhe. E a decisão do STF tem repercussão geral, ou seja, servirá como diretriz para todos os juízes e tribunais do país. De acordo com o STF, credores podem tomar imóveis dados como garantia em empréstimos imobiliários, sem passar pela Justiça, em caso de inadimplência. Embora a decisão venha como uma vitória dos bancos, é bom lembrar que essa possibilidade está prevista na Lei nº 9.514 de 1997.

Essa lei dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário e institui a alienação fiduciária de coisa imóvel. Traduzindo, nessa modalidade, o imóvel é dado como garantia do empréstimo até o pagamento integral das parcelas. Os ministros Luiz Fux, relator do caso, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso votaram a favor da execução extrajudicial do contrato. Para o ministro Edson Fachin, contrário a decisão, A legislação concentrou nos agentes financeiros competência decisória e prerrogativas coercitivas que, em geral, são confiadas a membros do Poder Judiciário. Ele defende a moradia como direito fundamental que precisa de proteção especial.

MENSAGEM

“Não amemos de palavras nem de língua, mas por ações e em verdade.”

Bíblia Sagrada – (1 João 3:18)

PROJETO DA ALÍQUOTA 20 POR CENTO

Quem viu lembra quando comentamos aqui aquela conversa fiada do secretário da fazenda no Rio Grande do Norte quando falou que o aumento na alíquota do ICMS para 20% era apenas temporário para recuperar perdas, segundo a versão, provocada por decisões do governo federal na gestão passada. Falei que não colava a versão e a gula por mais impostos era uma linha bem definida da atual gestão potiguar. E não deu outra, o governo já mandou para a Assembleia Legislativa projeto que define esse percentual como permanente, ou seja, é fácil subir em futuro breve e não diminuir dos vinte.

Mas, depois do voto favorável é claro, do deputado Francisco do PT, os demais parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça acordaram e resolveram, temporariamente, vetar a proposta. A ideia é ampliar o debate e também ouvir, em reuniões, o setor produtivo e levantar os impactos financeiros que essa decisão teria. Enquanto isso, se a palavra não passar de um risco na água, a alíquota de 20% permanece sendo cobrada até o mês de dezembro. Aguardemos os próximos capítulos da novela “A Gula por Mais Impostos”. Aqui mais uma vez vamos lembrar o quanto é interessante quando se deixa a condição de pedra para ser vidraça.

EXPORTAÇÃO DO SAL REFINADO

Na reta final do mês de outubro não poderíamos deixar de registrar uma data importante para a economia do Brasil e, em particular, do Rio Grande do Norte. De acordo com os registros sobre o assunto, foi no dia 28 de outubro de 1972 que o Brasil começou a exporta sal refinado pela primeira vez. E o primeiro negócio fechado, nos conta a história, foi no total de 5 toneladas vendidas para a Nigéria. Bom saber, conhecimento nunca é demais, afinal, o maior inimigo do conhecimento é quem acredita saber tudo.

Lembrando que o sal refinado passa por um tratamento físico e químico complexo com várias etapas de processamento, como extração, moagem, lavagem, purificação, dissolução, concentração, refinamento, secagem, branqueamento. Em relação especificamente ao sal extraído no Rio Grande do Norte, o sal marinho, esse é apontado pelos especialistas como o melhor para ser escolhido, ao lado do sal rosa do himalaia. Ele preserva os minerais como ferro, magnésio, potássio e cálcio. Vamos lembrar que, apesar dessa observação, ele acaba diminuindo o potencial de alguns itens devido ao seu processo de refinamento. Mas, a ideia aqui é registrar o início da exportação e desejar que ela só faça crescer.

NO FUTEBOL 2024 JÁ CHEGOU

Isso mesmo, no futebol 2024 não é “logo ali”, é agora. Para o América de Natal-RN, já chegou com duas decisões importantes que alcançam a sua gestão administrativa e o comando do time em campo. Em relação ao aspecto administrativo o ex-jogador Sousa, ídolo do clube, agora também é ex-presidente. Por 57 votos contra 43, os eleitores do Mecão mudaram de gestor elegendo o deputado estadual Hermano Morais como novo titular da diretoria executiva.

Além da mudança na presidência do clube, também foi alterado o comando da comissão técnica. Para 2024, ou para iniciar a temporada, já que no futebol não se pode cravar como longa a permanência de um treinador, o alvirrubro natalense terá Marquinhos Santos no comando técnico. Profissional com larga experiência, com passagem por vários clubes de diferentes estados do Brasil, irá a partir de agora prestar seus serviços ao América-RN. A ideia é trabalhar no Campeonato Estadual, Copas do Brasil e do Nordeste além do Campeonato Brasileiro da Série D. Repito, essa é a ideia que bate de frente com a realidade do treinador no futebol brasileiro.


DICA LEGAL – JURISDIÇÃO ALHEIA

E aqui estamos nós com mais uma dica legal da nossa legislação. Trataremos da questão da jurisdição, ou seja, pode ou não as autoridades e seus agentes penetrar no território que vai além de sua jurisdição? A dúvida, no geral da sociedade, sempre existiu. Nos dias atuais as parcerias de fronteira entre municípios, principalmente de estados diferentes, é mais comum. Porém, existe na legislação uma previsão que já permitia essa entrada em condições específicas.

Vejamos então o que diz o Código de Processo Penal brasileiro sobre esse tema. O artigo 250 do CPP fala o seguinte: A autoridade ou seus agentes poderão penetrar no território de jurisdição alheia, ainda que de outro Estado, quando, para o fim de apreensão, forem no seguimento de pessoa ou coisa, devendo apresentar-se à competente autoridade local, antes da diligência ou após, conforme a urgência desta.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support