Saúde

No RN, 61% dos pedidos de doação de órgãos foram recusados em 2023

De janeiro a junho deste ano, 6 em cada 10 familiares que participaram de entrevistas para doar órgãos de parentes falecidos, não autorizaram o procedimento, número bem acima da média nacional. No País, as negativas ficaram em 49% no primeiro semestre de 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O levantamento indica que, das 70 entrevistas realizadas pela Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte, 43 obtiveram resposta negativa para a doação, o equivalente a 61,43%. No ano passado, de acordo com a própria Central, o percentual de recusas ficou em 68%.

A falta de conscientização sobre o procedimento é o principal fator para o cenário, segundo fontes ouvidas pela Tribuna do Norte. Os dados preocupam, especialmente, se levar em conta a fila de espera atual: são 910 pessoas aguardando transplantes no RN.

*Com informações de Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support