Tecnologia

Natal passa a utilizar robôs para monitorar rede de drenagem e evitar alagamentos

Natal vai passar a utilizar robôs para monitorarem as redes de drenagem da cidade e evitar os alagamentos principalmente em lagoas de captação, segundo a Secretaria de Infraestrutura. De acordo com a pasta, o equipamento já passa a ser utilizado nesta semana.

Segundo a Seinfra, o robô trabalha com um videomonitoramento que vai identificar lixos que obstruem trechos da tubulação, além de encontrar possíveis ligações clandestinas. O uso vai ser auxiliado por um caminhão de sucção, usado para desobstruir os danos encontrados.

Em 2024, Natal enfrentou uma série de transbordamentos de lagoas durante o período chuvoso na capital, principalmente no mês de junho. Na Lagoa do Santarém, por exemplo, o problema foi recorrente, com famílias precisando ser abrigadas em uma escola por mais de uma vez.

No início deste ano, um problema na rede de drenagem também alagou a praia de Ponta Negra, com transbordamento, inclusive, de esgoto.

“Esses robôs vão ser colocados nessas redes de drenagem pra identificar os pontos de obstrução e as ligações clandestinas. Sendo identificado esses pontos de obstrução, são acionados caminhões hidrojatos de sucção.

Serão empurradas essas obstruções, esses resíduos pros pontos, pras caixas de inspeção mais próximas, e serão sugadas por esses caminhões”, explicou a secretária Shirley Cavalcanti.

Os robôs são capazes de entrar nas tubulações e percorrerem de 35 a 100 metros, segundo a secretária de Infraestrutura. Um dos exemplares utilizados tem inteligência artificial. O início do trabalo neste momento, segundo a pasta, visa prevenir os algamentos no período chuvoso.

“Então, a gente consegue liberar essas redes de drenagem, consegue frequentemente evitar rompimentos, afundamentos de via e transbordamentos de lagoas”, garantiu.

Em 2024, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), foram 1.065 notificações em Natal por lançamento de água servida em via pública e ligações clandenistas. A multa por esse tipo de crime varia entre R$ 10 mil e R$ 51 mil.

A secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, explicou que a contratação da empresa responsável pela manutenção nas tubulações foi feita de forma emergencial, aproveitando uma licitação lançada pela prefeitura de Goiânia (GO).

A titular da pasta explicou que o Município de Natal vai abriu uma nova licitação em breve para que o serviço seja continuado em Natal.

g1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support