Natal passou a contar neste domingo (21) com o serviço de patinetes elétricos compartilhados. O lançamento oficial aconteceu às 15h na Avenida Praia de Ponta Negra, em Ponta Negra, e marca o início de uma fase experimental do projeto, que terá duração de 120 dias.
A iniciativa tem como objetivo oferecer mais uma alternativa de micromobilidade urbana na cidade e integra as ações da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro. O projeto também está alinhado ao Plano Cicloviário de Natal, que já conta com mais de 113 km de malha cicloviária.
Ao todo, serão disponibilizados 600 patinetes elétricos, operados pela empresa Jet, que atua em várias capitais do país. Os equipamentos contam com rastreamento por GPS, limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED, seguindo padrões de segurança.
O uso dos patinetes seguirá regras definidas pela STTU: é obrigatório ter mais de 18 anos, não é permitido transportar passageiros, animais ou cargas, e os veículos devem ser estacionados nos pontos indicados pelo aplicativo. Também é proibido utilizar os patinetes sob efeito de álcool.
