Solidariedade

Nadador potiguar faz campanha para comprar cadeira de rodas motorizada

Leonardo Jovencio, 18 anos, tem dificuldades de locomoção por causa de uma malformação das articulações. Atleta da Sadef tem 50 coleção com medalhas

O nadador potiguar Leonardo Jovencio, de 18 anos, tem artrogripose – uma malformação das articulações dos bebês, que provoca a limitação de movimento e diminui a força muscular. O esporte foi o caminho encontrado para uma melhor qualidade de vida e logo vieram as competições. Hoje, a coleção tem 50 de medalhas, entre competições regionais e nacionais.

A síndrome atrofia os nervos de Leonardo com o passar dos dias, e o atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) tem dificuldades de locomoção para curtas e longas distâncias, como explica a irmã, Rafaela Nogueira. Uma alternativa para conseguir uma melhor condição de deslocamento do atleta para treinos e competições seria a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada, mas os irmãos, moradores de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, não contam com os recursos financeiros necessários.

O valor estimado é de R$ 18 mil. Por este motivo, decidiram criar uma vaquinha on-line para a compra da cadeira de rodas motorizada (confira aqui). – A cadeira de rodas motorizada ajudará muito ele, até porque em algumas competições ele não poderá levar um acompanhante – conta Rafaela, que geralmente acompanha o irmão nas competições.

Técnico de Leonardo, Iarom Marques vê muito potencial no garoto. – Leonardo foi campeão nas Paralimpiadas Escolares. No último Brasileiro, conseguiu uma medalha de ouro e outra de prata. Esse ano já participou duas vezes do camping da seleção brasileira em São Paulo – destacou. A próxima competição que Leonardo vai participar será no dia 8 de setembro.

GE RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support