NA UERN SÓ ENTRA VACINADO

Prego batido e ponta virada, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern,) só entra quem estiver vacinado. Com a previsão de retorno das aulas presenciais em fevereiro de 2022, veio junto também a informação de que os alunos terão que apresentar o comprovante das duas vacinas, com exceção da Pfizer que só precisa de uma dose. E pela decisão tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) no último dia 15, não tem acordo que modifique essa barreira.

Podemos citar o aluno que, por questões ideológicas, não quer tomar nenhuma dose das vacinas disponíveis. Nesse caso, de acordo com a decisão do conselho, o aluno pode ter sua matrícula suspensa. Se o aluno não tomou a vacina por recomendação médica, também não entra na Uern, porém poderá acompanhar as aulas de forma remota. Lembrando que o Supremo Tribunal Federal em dezembro de 2020 entendeu que o Estado pode determinar que os cidadãos se submetam à vacina. Embora não seja forçada. Porém, pode haver restrições como por exemplo, o impedimento de frequentar determinados lugares e fazer matrícula na escola. A discussão é complexa para afirmar de forma direta se pode ou não pode. Vai gerar sempre muita polêmica.


PROMESSA RENOVADA NA RN

Enquanto o noticiário traz a informação de mais um acidente com registro de morte nas rodovias estaduais, a promessa de recuperação de uma RN é renovada. No primeiro caso, do acidente, esse aconteceu na estreita, sem acostamento e esburacada RN-117, ligando as cidades de Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado. Faz tempo que a população das duas cidades que utilizam essa rodovia com frequência suplicam por uma melhora no trecho extremamente perigoso.

Agora falando da renovação de promessa, chegamos ao trecho da RN que liga as cidades de Tibau e Grossos, via essa aberta ainda no governo de Garibaldi Filho, passando por salinas e praias. Na última semana a governadora Fátima Bezerrra (PT) esteve em Grossos e prometeu realizar serviços de recuperação no setor. A promessa também vale para o trecho entre a comunidade de Gangorra e o perímetro urbano de Grossos. Os dois trechos, além da questão do turismo, também são utilizados para o escoamento de produtos que fomentam a economia local. Recuperação extremamente necessária.

JOGANDO EM CASA

De volta ao lar e, pela primeira vez, jogando profissionalmente em sua casa. Assim registramos o retorno ao Brasil do jogador Márcio Mossoró após 14 anos no exterior, passando por Portugal, Arábia Saudita e Turquia. No Brasil conseguiu maior destaque jogando em São Paulo no time do Paulista e no Rio Grande do Sul onde defendeu o Internacional. Outro detalhe interessante é o fato de, ao acertar com o América de Natal, será o primeiro clube potiguar do mossoroense.

Por conta da idade, 38 anos, sempre se olha para o jogador com certa desconfiança, porém no caso de Márcio Mossoró podemos dizer que ele ainda tem muita lenha para queimar e, com o seu futebol, ajudar ao América. Márcio é um atleta que se cuida, ou seja, treina muito e se desgasta pouco. Enfim, depois desse longo período fora, que o nosso conterrâneo seja bem-vindo e seja feliz em sua terra natal, perto da família e dos amigos. Deixo meus votos de sucesso na temporada 2022.

RESPEITO AS DIFERENÇAS

Com certa frequência acompanhamos no noticiários conflitos em relação a falta de respeito ao próximo por pré-conceito ou homofobia. Ser homem, mulher, hétero, gay, preto, branco, gordo, magro, católico, evangélico, umbandista, esquerda, centro, direita não importa. Aquilo que realmente interessa é o caráter de cada um em saber conviver com as diferenças e respeitar o outro.

Qualquer comportamento fora desse eixo, você estará consequentemente fora da curva daquilo recomendado como boa convivência pacífica. Lembrando que também não importa sua condição social ou posição na sociedade, a obrigação de respeitar o outro e as diferenças é a mesma. Com um detalhe, no caso da autoridade, até pela posição que ocupa, se comportar diferente do respeito certamente provocará repercussão negativa com maior intensidade. Pense nisso e, saiba respeitar para merecer o respeito dos outros.

VEREADOR DO ANO

Recebendo 6 dos 11 votos da comissão eleitoral, essa formada por representantes de instituições da cidade (CDL, OAB, Faculdade Uninassau), servidores do Legislativo e imprensa, ficou com o vereador Genilson Alves (Pros) o prêmio de vereador do ano em 2021, na Câmara Municipal de Mossoró-RN. Acompanho o trabalho e comportamento do vereador Genilson Alves, em plenário, desde o seu primeiro mandato, eu considero como sendo uma escolha justa.

Outros vereadores lembrados na votação também foram merecedores dos votos recebidos. Cito aqui Pablo Aires (PSB) com 3 votos, além de 1 voto para Marleide Cunha (PT) e o mesmo número para Cabo Tony Fernandes (Solidariedade). Lembrando que o vereador que ocupar o cargo de presidente do Legislativo não poderá participar da escolha. Parabéns ao vereador Genilson Alves, que atualmente também ocupa a função de líder da bancada situacionista.

A VACA NÃO ESTAVA LOUCA

Enfim e para o bem da economia brasileira, a vaca não estava tão louca como se pensava. Foram dois casos isolados entre Minas Gerais e Mato Grosso, porém o suficiente para levantar suspeitas de uma situação mais grave que, felizmente, não se confirmou e a China retomou a compra da carne vermelha do Brasil. Fim dos embargos, inclusive de navios que estavam com mercadoria retida em portos chineses.

Festa e alegria entre os exportadores e, muita preocupação por parte do consumidor brasileiro. O produto, que já não anda barato, teme-se, aumente mais ainda de preço no comercio interno. Isso é possível de acontecer por conta da diminuição da oferta do produto no Brasil, já que as exportações em maior volume estão sendo retomadas. No quadro observamos então o fator positivo para as exportações e ao mesmo tempo a questão se torna negativa com a preocupação no mercado interno. E eu aqui torcendo pela diminuição no preço do churrasco e do espetinho.

 

MENSAGEM

“Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos”.

Santo Agostinho

 

COMBUTÍVEL, TUDO NA MESMA

A situação segue a mesma da semana passado e dos meses anteriores, para não perder muito tempo contando o período no qual o preço dos combustíveis só fez aumentar e gerar mais despesas no bolso do consumidor. De nada adiantou o anunciou na queda no preço do petróleo, a turma da gula sem freio, fiscalização e muito menos punição não deu a mínima. Essa só reage, e muitíssimo rápido, quando a informação é de acréscimo.

E ainda tem o discurso do estoque antigo. Esse tal de estoque só é antigo no momento de baixar o preço, quando se fala em aumento, os tanques estão sempre vazios, por isso o “novo produto”, já aparece na bomba com valores modificados para cima. Se falar que é hora de partir para ações além das críticas via redes sociais, algo mais direto, alguma autoridade pode considerar que estamos incitando a violência e abrir um processo. Tem sido assim contra quem se queixa. De qualquer maneira, fica a dica. Não nos façam ter certeza que as lutas de hoje giram apenas em torno do poder de uma prefeitura, governo de estado e presidência da República.

POTIGUAR, CAMISA E ESTREIA

Recado ao torcedor do Time Macho. O Potiguar iniciou, para a sua torcida, na sexta-feira, 17, a pré-venda da camisa da temporada 2022. A fornecedora de material esportivo será a empresa Pratic Sport, empresa com sede na cidade de Cariacica/ES. A diretoria lembra aos interessados que providencie sua reserva, as vendas serão limitadas. A camisa foi desenvolvida pelo designer Pedro Braz, da Imagem Gráfica, empresa mossoroense, que é parceira do alvirrubro. Estão disponíveis os modelos número 1, número 2 e camisa de goleiro. Vendas e mais informações pelo WhatsApp da Potiguar Store, a Loja Oficial do Potiguar: (84) 99708-8865.

Também na semana que passou o Potiguar tomou conhecimento do seu adversário, data e local de estreia no Campeonato Estadual da Série A de 2022. De acordo com anúncio da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), o representante mossoroense estreia dia 9 de janeiro, em Mossoró no estádio Nogueirão, às 17:00, um domingo. O adversário será o Santa Cruz de Natal. Isso posto, passando a festa de final de ano o torcedor mossoroense já tem seu primeiro compromisso esportivo de 2022.

OPORTUNIDADE NA PETROBRAS E NO IBGE

A Petrobras e o IBGE estão abrindo novas oportunidades de emprego. Na Petrobras as inscrições já podem ser feitas para concurso público que selecionará 757 profissionais para cargos de nível superior, além da formação de cadastro de reserva. As inscrições vão até o dia 5 de janeiro de 2022. As vagas são para profissionais com formação nas áreas de ciência de dados, análise de sistemas (engenharia de software, infraestrutura e processos de negócio), engenharia ambiental, engenharia de petróleo, engenharia de equipamentos (elétrica, eletrônica, inspeção, mecânica, terminais e dutos), engenharia de processamento, engenharia civil, engenharia de segurança de processo, engenharia de segurança do trabalho, engenharia naval, análise de comércio e suprimento, análise de transporte marítimo, geofísica (física, geologia), geologia, economia e administração.

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou no dia 15, no Diário Oficial da União, o edital para seleção de recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022. Serão 206.891 vagas temporárias para todo o país. Das vagas, 183.021 serão para recenseador, 18.420 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. As inscrições serão abertas às 16h de hoje (15) e terminam às 16h de 29 de dezembro deste ano. As inscrições serão feitas pelo site da FGV Conhecimento, onde também poderão ser encontradas informações sobre as provas. Agora é providenciar a inscrição e focar nos estudos.


DICA LEGAL – GUARDAS MUNICIPAIS

É comum ouvir comentários contrários as ações das Guardas Municipais quando atuam com poder semelhante ao desempenhado pela Polícia Militar, por exemplo. No senso comum as pessoas pensam que o foco seria apenas proteger o patrimônio municipal. Porém essa é apenas uma das suas atribuições e tudo é garantido pela Lei nº 13.022 de 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Em seu artigo 2º diz que “Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal”.

O artigo 3º, e seus incisos, diz que, “São princípios mínimos de atuação das guardas municipais: proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade; e uso progressivo da força”. O artigo 4º fala que, “É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município. Como também atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais e colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social”. Como visto, é muita responsabilidade individual e em parceria.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support