NA GUERRA FALEMOS DE PAZ

A ignorância da guerra, infelizmente, se espalha mais uma vez pelo planeta matando não os envolvidos no conflito. Inocentes morrem ou sobrevivem e passam a viver em condições de extrema precariedade. Em meio a tudo isso, como bom exemplo a ser seguido, vamos lembrar um fato importante ocorrido no dia 14, data da postagem desta coluna. Só registrando que o ano da nossa citação importante na história acontece em uma década passada. No ano de 1964, Martin Luther King Jr. torna-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Reforçando, no dia 14 de outubro de 1964, Martin Luther King recebia essa justa homenagem, prêmio nobel da paz, por causa da sua luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. E é dele a frase que diz assim: “Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos”. E essa situação cabe bem para os dias de hoje quando acompanhamos as guerras da Rússia contra a Ucrânia e agora mais um conflito do inacabável problema no Oriente Médio. Em tempos de guerra, falemos e lutemos pela paz.


CENSO PREVIDENCIÁRIO 2023

Entramos no último mês para a realização do Censo Previdenciário 2023, do Previ Mossoró, que tem como público alvo aposentados, pensionistas, servidores municipais efetivos que estão na ativa ligados a Administração Pública Direta e Indireta, reforçando, de Mossoró. O atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 acontece no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, próximo ao aeroporto. Porém o agendamento acontece através do site https://agendacenso.com.br/previmossoro.

No ato do agendamento o servidor tem a opção de escolher o dia e horário, dentre aqueles disponíveis. Como já colocamos, esse será o último mês para a realização do Censo e os servidores terão até o dia 27 para comparecer com toda a documentação exigida. No ato do agendamento já recebe a mensagem de que a falta de algum documento o processo não será completado, sendo necessário um recadastramento. Então cuida, prepara a papelada e evite a suspensão do pagamento da aposentadoria, no caso de não participação.

O ÁRBITRO DE VÍDEO NO FUTEBOL

Aqui estamos nós mais uma vez conversando um pouco sobre essa nova ferramenta no futebol, o árbitro de vídeo, o conhecido VAR. Apesar do assunto não sair de pauta, é bom dizer e repetir o que citamos na vez anterior que tratamos do tema: Essa é uma ferramenta que veio para ficar, agrade a maioria ou não. Porém, apesar dessa afirmativa, isso não impede que algumas observações sejam feitas e careçam de melhor avaliação das autoridades esportivas.

Uma delas diz respeito a postura de alguns árbitros, e não são poucos, que simplesmente estão abrindo mão do seu direito e poder de decisão para deixar tudo por conta do VAR. Esse é um erro que precisa ser corrigido, do contrário vai perder muito do sentido de se manter dois assistentes, um árbitro central e mais um quarto árbitro no campo em dia de jogo. Decisão que pode ser exclusiva do campo, estão repassando, sem o menor constrangimento para o árbitro de vídeo, bem ao estilo – O VAR que se vire. Um exemplo é aquele impedimento no qual o jogador se encontra um ou dois metros da última linha de zagueiros, segue a jogada que as vezes termina em gol ou pode resultar em contusão grave. Puro equívoco de bandeirinhas e árbitros centrais. Esse é um lance que não deixa dúvidas, marca logo.

PETROBRAS E A GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Mais uma vez cai por terra aquelas promessas de que, ao contrário do governo anterior, o atual gestor do Brasil e da Petrobrás não iriam ficar atrelados, em relação aos preços dos combustíveis, ao cenário internacional. Claro, quem acompanha de perto e entende do assunto, já sabia que tudo isso era falácia de período eleitoral. Já aconteceu no atual governo e novamente caminha para novos reajustes, principalmente nos preços da gasolina e do diesel. Quem diz não sou eu, é próprio presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.

Segundo ele isso pode acontecer por conta da guerra no Oriente Médio. Esse conflito, avalia o gestor, poderá provocar um aumento no preço do petróleo, anotem, no mercado mundial. Isso significa que a política segue atrelada ao que acontece lá fora. Jean Paul lembrou do trabalho que já vem sendo realizado no Brasil para controlar os preços, porém adiantou ao chegar no Rio de Janeiro para participar de um evento internacional que, se for preciso reajustar por conta do cenário internacional, não tem o que fazer, os preços serão elevados mais uma vez. Garantiu no entanto que todo esforço será feito para amenizar os danos provocados pela guerra.

RECOMENDAÇÃO CONJUNTA

Depois de observar que o tratamento dispensado as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista não vem sendo feito de forma adequada, a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Norte resolveram expedir uma recomendação conjunta. O alvo da ação foi a Unimed Natal que tem mostrado deficiência quanto à insuficiência de neuropediatras, bem como pela infundada negativa de algumas técnicas e/ou procedimentos terapêuticos prescritos aos pacientes citados na recomendação.

A decisão tem como base os prazos estabelecidos pela Resolução nº 259/2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS). O plano terá que disponibilizar, no aplicativo de agendamento on-line de consultas, a indicação dos dias e horários disponíveis para consultas com especialistas em neurologia infantil. Ainda segundo a recomendação, a Unimed Natal terá que oferecer atendimento por prestador apto a executar o método ou técnica indicados pelo médico assistente para tratar o beneficiário com TEA, garantindo a efetiva prestação do serviço e oferta de vaga perante a rede conveniada ou contratada. Ainda abster-se de exigir que, nos casos de sessões com horários contíguos, um dos genitores ou representante legal do beneficiário tenha que permanecer nas clínicas.

A IMAGEM REAL

O fiasco da Seleção Brasileira de futebol masculino na partida contra a Venezuela é a sua imagem real. A sorte é que os concorrentes nas eliminatórias sul-americana são fracos e, mesmo assim, ainda mostra dificuldades. Tudo por conta da forma como as coisas acontecem, ou seja, reúne um grupo com a mesma camisa e bota pra jogar sem nenhum treino. Batem um pouco de bola na véspera do jogo e vão para o desafio da partida.

Para completar não consegue marcar amistosos mais qualificados, contra seleções que realmente testem sua capacidade e isso reflete, negativamente é claro, quando chega a Copa do Mundo. Se a ideia do treinador Fernando Diniz é levar o estilo de jogo do Fluminense para a seleção, essa me parece uma missão quase impossível. Aguardemos por mudanças, urgentes.

MENSAGEM

“Cada qual mente ao seu próximo, falando com lábios fluentes e duplo coração.”

Textos Bíblicos  – Salmos 12:2

CAERN SEGUE EM PAUTA

E a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte não sai do noticiário. Sempre em pauta, hora por haver deixado um buraco na rua, depois pelo não fornecimento de água, cobranças abusivas e agora a forma como seu contrato de concessão em Mossoró foi renovado. O questionamento vem sendo feito insistentemente pelo vereador Francisco Carlos (Avante) que agora denuncia falta de transparência na renovação, de acordo com a própria direção da Caern, realizada em 2021.

De acordo com o edil, no período aconteceu uma audiência pública no legislativo mossoroense e nada foi informado sobre essa negociação. Enfim, o vereador Professor Francisco Carlos se disse surpreso com o recente anúncio da Caern, feito em nota pela companhia, de que o contrato de concessão de água e esgotos de Mossoró foi renovado há dois anos até 2051. Precisa-se também saber, segundo o vereador, se a tal renovação está de acordo às leis 11.445/2007, 14.026/2020, o Decreto 10.588 e outros decretos que revogam leis anteriores, à lei que institui as microrregiões sanitárias. Ele disse que é preciso saber de que forma a companhia está atendendo a legislação.

O CASO NOGUEIRÃO

Um antigo problema com novos capítulos que ocupado as rodas de discussões nos últimos dias, é a situação do estádio Nogueirão em Mossoró. Esse assunto é antigo, passam os anos e ninguém diz se haverá reforma ou permuta. Até uma maquete, não vamos esquecer disso, já foi mostrado com o discurso de que o dinheiro estava “ouvindo a conversa”, para promover a recuperação da praça esportiva.

Em meio ao debate que é salutar, não deixam de surgir as injustiças. Como por exemplo falar que a imprensa de Mossoró silencia diante do problema. Quem assim se comporta na verdade mostra muito mais atuar em defesa de um interesse político de momento e menos em favor de uma solução para o problema. Pessoas, inclusive, que já estiveram ao lado do poder que poderia resolver e também não fizeram, agora se apresentam como palmatória do mundo. Muita calma nessa hora, a memória não é curta.

AS CRIANÇAS E AS TELAS

O que não falta são profissionais alertando para um problema que cada vez mais atinge nossas crianças. E, nesse período em que se comemora o dia dedicado a elas, muitas matérias foram produzidas, ente as quais, tratando da saúde. Destaco aqui o bom material publicado pelo portal Agora RN ao entrevistar a psicóloga clínica Heloísa Ramalho, tratando da ansiedade que vem sendo desenvolvida pelas crianças nascidas a partir de 2010 e deve continuar até 2025.

São dados, segundo a psicóloga, baseados em pesquisas que comparam o grau de ansiedade com crianças de gerações anteriores. E a causa, essa não precisa nem pesquisar, vem sendo o uso excessivo de aparelhos como smartphone, tablete e computador. Não tenho a menor dúvida que a profissional foi certeira em suas observações. Cabe então mais uma vez reforçar o apelo aos pais e responsáveis pelas crianças para dosarem e, quando possível, até evitar o uso desses equipamentos. A psicóloga pontua que a exposição às telas de maneira exagerada inibe estímulos essenciais para o desenvolvimento físico e neurológico da criança, como a fala e a movimentação, visto que o único estímulo no uso de eletrônicos é o visual. (Fonte: agorarn.com).


DICA LEGAL – DIREITO PESSOA AUTISTA

O Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista, TEA, é uma síndrome comportamental que pode incapacitar a pessoa a sociabilizar-se e comunicar-se de forma adequada com outras pessoas, levando-a, muitas vezes, ao isolamento. O Transtorno do Espectro Autista, TEA, está enquadrado no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que objetiva assegurar e promover os direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, que é considerada: “aquela que tem um impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial (…) que obstrua sua participação na sociedade (…) em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Além do amparo da norma inclusiva, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, TEA, também podem contar com o apoio da Lei No 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que lhes assegura diversos direitos, entre eles, o atendimento prioritário nos sistemas de saúde pública e privada. (Fonte: Manual dos Direitos Pessoas com Autismo – São Paulo 2021).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support