O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que a tradicional festa de mela-mela tenha restrições na cidade de Guamaré, na Região Costa Branca potiguar, durante o Carnaval de 2026 para proteger os rios Aratuá e Miassaba.
O bloco do mela-mela leva foliões às ruas do município para se lambuzarem com melaço de cana-de-açúcar e outras substâncias.
A medida, segundo o MP, visa proibir a utilização de melaço de cana, farinha e substâncias similares em vias públicas onde as galerias pluviais escoam diretamente para os estuários dos rios.
Em nota, a prefeitura informou que vai acatar a recomendação, “adotando as providências necessárias para buscar alternativas e implementar medidas destinadas a mitigar eventuais impactos ambientais decorrentes da distribuição do produto durante o período festivo”.
