Justiça

MP pede audiência por falta de insumos e medicamentos em hospitais

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou na Justiça, nesta terça-feira (26), pedindo uma audiência urgente com o governo do estado para tratar da falta de medicamentos e insumos em hospitais da rede estadual.

Na ação, o MP citou unidades como o Hospital Walfredo Gurgel, Maria Alice Fernandes, Santa Catarina, Giselda Trigueiro, João Machado e o Hemonorte. Segundo o órgão, em alguns casos a falta de materiais comprometeu atendimentos e aumentou o risco de infecções.

No Walfredo Gurgel, denúncias feitas em agosto apontaram falta de luvas, álcool, lençóis e remédios, com familiares de pacientes precisando comprar itens por conta própria. No Hospital Santa Catarina, em janeiro, o estoque chegou a registrar 41% de falta de materiais. Já no João Machado, um relatório de agosto recomendou até bloqueio de leitos diante da falta de condições mínimas de segurança.

O MP aponta que o desabastecimento é resultado de dívidas acumuladas, dificuldades de negociação com fornecedores e excesso de burocracia nos processos de compra. Além disso, destacou um déficit de mais de R$ 141 milhões causado pelo contingenciamento de recursos do Tesouro Estadual, que deveriam ter sido repassados ao Fundo Estadual de Saúde entre janeiro e maio de 2025.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support