Proposta

Movimento pede retorno de aulas presenciais em Mossoró

Mobilização pela volta das atividades nas escolas acontece num dos momentos mais críticos da pandemia

A pandemia da Covid segue acelerada em todo o Brasil. Há mais de um mês que a média diária é de mais de mil mortes no país. Além disso, o número de casos segue aumentando e a vacinação se arrasta, com o Governo Federal se recusando a adquirir e a enviar aos Estados as vacinas para combater a doença.

No Rio Grande do Norte e em Mossoró, o cenário não é diferente. O número diário de novos casos está entre 800 a 1.000 por dia em todo o Estado. As mortes em solo potiguar já são quase 3.500. Em Mossoró, os óbitos chegaram a 295. Para completar, o sistema de saúde potiguar está próximo do colapso.

A taxa de ocupação de leitos críticos é de 81,55% e na capital do Estado não há mais vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 6 dos hospitais potiguares, a taxa de ocupação nas UTI´s é de 100% e em outros 8, o índice varia de 80% a 97%.

Mesmo com toda essa situação muito crítica, há um movimento defendendo o retorno das aulas presenciais em Mossoró. Denominado “Movimento educar por amor”, o grupo espalhou faixas de rafia pela cidade com os seguintes dizeres “Lockdown de escolas não é ciência, é crime”, clara crítica ao fechamento dos estabelecimentos educacionais e, portanto, moilização pela retomada das atividades presenciais.

Em Mossoró, foram colocadas faixas em pelo menos dois locais: na rua Melo Franco e na avenida Diocesana. No primeiro local, o material foi apostado de frente a uma farmácia.

O Portal do RN procurou nesta segunda-feira, 22/2, a gerência do estabelecimento em destaque para saber se foi pedida autorização para a afixação da faixa. A gerente informou que não se sabe quem colocou a faixa, nem o horário em que foi colocada e que não foram procurados para opinar sobre a colocação do material.

Coincidentemente, hoje pela manhã, neste local, não há mais a faixa. A da avenida Diocesana permanece.

Pelo perfil numa rede social, o “Movimento educar por amor” parece ser originário de Natal. O Portal do RN tentou localizar alguém que integre o movimento em Mossoró, mas não conseguiu.

O Portal do RN buscou ouvir o Conselho Municipal de Educação sobre esse movimento que critica o fechamento das escolas. A presidente do colegiado, professora Rilzonete Batista, informou que para um posicionamento dessa natureza seria necessário reunir os demais membros para discussão e tirada de encaminhamento.

A prefeitura de Mossoró (re) instituiu o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. O colegiado se reúne hoje para tratar sobre medidas de restrições, e se debruçará também a respeito de questões como o retorno – ou não das atividades presenciais nas escolas.

 

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support