Deodete Dias

Mossoró terá arena para Festival de Quadrilhas Juninas

A arena deverá ser construída na Praça Sadraque Tavares

A cidade de Mossoró terá uma arena para a realização do Festival de Quadrilha Juninas do Mossoró Cidade Junina, evento que reúne grupos juninos do município, do Rio Grande do Norte e de diversos estados do país.

O festival realizado em Mossoró é referência nacional e já sediou por duas vezes o Concurso Nordestão de Quadrilhas, promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ).

A arena deverá ser construída na Praça Sadraque Tavares, entre a Avenida Rio Branco e as ruas Felipe Camarão e Lopes Trovão. “O Festival de Quadrilhas do Mossoró Cidade Junina é o grande espetáculo que mantém viva as tradições juninas. São gerações de quadrilheiros que já se apresentaram na nossa arena, que sempre foi montada para o evento e que agora terão sua casa própria, construída em concreto sem correr o risco de ser transferida de local, como aconteceu em anos anteriores desagradando quem ama viver o São João”, disse a prefeita Rosalba Ciarlini.

O projeto da nova Arena Deodete Dias foi elaborado pela equipe de arquitetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, e foi coordenado pelo arquiteto Eduardo Falcão, ex-secretário municipal de Cultura. A arena deverá ser construída com blocos pré-moldados que devem agilizar a conclusão da obra. A construção contará com 2.150 m² de área coberta, baterias de arquibancada, banheiros. Todo o projeto foi elaborado observando protocolos de acessibilidade e atendendo as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

“Além de realizar o grande sonho dos quadrilheiros juninos a construção desta arena é positiva para os cofres públicos. Todos os anos a prefeitura realiza o investimento, que não pode deixar de ser feito, para garantir que o festival aconteça. Com a construção dessa arena não será mais necessário investir na montagem. Teremos uma estrutura própria, confortável e segura para os amantes das quadrilhas juninas”, completou a prefeita.

A área externa do projeto foi elaborada para integrar a decoração realizada na Avenida Rio Branco no mês de junho. Quando o São João se aproxima a cidade inteira é decorada para envolver a população no clima dos festejos juninos. Um dos grandes símbolos da festa junina, as bandeirinhas de São João, estará presente na faixada da arena trazendo ainda mais alegria ao espaço.

“A arena foi construída pensando no Festival de Quadrilhas para garantir conforto e segurança aos quadrilheiros juninos e aos expectadores que são apaixonados pelos grupos. São verdadeiras torcidas que viram a noite prestigiando as apresentações. Entretanto a construção também servirá como espaço para grupos folclóricos, ensaio para grupos teatrais, incluindo aí a preparação do grande Chuva de Bala no País de Mossoró. É um equipamento que servirá a comunidade cultural o ano inteiro”, explicou Eduardo Falcão, arquiteto do projeto.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...