Projeto

Mossoró recebe projeto pioneiro de Equoterapia e Hipismo na UFERSA

Nesta sexta-feira (19), às 15h, no Auditório Amancio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), será lançado o Núcleo de Equoterapia do Semiárido (NESA). Esse projeto, financiado com uma emenda de R$ 1,1 milhão do deputado federal General Girão (PL-RN), representa um importante avanço para Mossoró e região Oeste. O NESA tem como objetivo principal proporcionar atendimento gratuito por meio da Equoterapia e introduzir o hipismo como modalidade esportiva no campus da universidade.

O projeto será pioneiro na região de Mossoró, sendo o primeiro centro de equoterapia e hipismo em uma instituição pública. Atualmente, o estado conta apenas com um centro de equoterapia, localizado em Natal, cujo atendimento é privado. Com a inauguração na UFERSA, a terapia assistida por cavalos será acessível a um número maior de pessoas, especialmente àquelas que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um tratamento privado.

O projeto tem um forte apelo social, pois além de oferecer a equoterapia para pessoas com deficiência, também contempla crianças com autismo. A equoterapia tem se mostrado especialmente benéfica para crianças com autismo, auxiliando no desenvolvimento de habilidades sociais, na comunicação e no controle emocional.

O deputado federal General Girão (PL-RN) destaca que a inclusão é uma das bandeiras de luta de seu mandato. Ao destinar uma emenda significativa para a criação do Centro de Equoterapia, o deputado reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e o acesso a tratamentos e atividades terapêuticas para pessoas com deficiência.

“Nosso mandato sempre teve uma atenção especial para a saúde. Em relação à Equoterapia, fomos pioneiros em trazer capacitação aos profissionais. Graças a essa parceria com a UFERSA estamos expandindo mais uma ação em prol das pessoas com deficiência. É só o início. Faremos muito mais”, afirmou Girão.

 

Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico reconhecido internacionalmente que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e desenvolvimento de pessoas com deficiência física, mental ou emocional. Os benefícios da Equoterapia são amplamente reconhecidos, pois os movimentos tridimensionais do cavalo estimulam o corpo e o sistema nervoso, promovendo o fortalecimento muscular, a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e da autoconfiança dos praticantes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support