Mossoró recebe doses da vacina bivalente contra Covid-19 e inicia imunização na próxima semana
A imunização será destinada a pessoas que já concluíram o esquema primário com as duas primeiras doses das vacinas monovalentes, há pelo menos 4 meses.
A Prefeitura de Mossoró anunciou que irá iniciar na próxima segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19. A imunização será destinada a pessoas que já concluíram o esquema primário com as duas primeiras doses das vacinas monovalentes, há pelo menos 4 meses.
A vacina bivalente é considerada de segunda geração e oferece proteção não só contra a variante original do vírus, mas também contra as variantes que surgiram posteriormente, como a Ômicron e suas subvariantes. Ela funciona como uma dose de reforço e é direcionada a quem já recebeu duas doses das vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. O intervalo mínimo entre a última dose das vacinas anteriores e a dose bivalente é de 120 dias.
Nesta quinta-feira (23), a cidade recebeu 2.220 doses da vacina bivalente. A primeira fase da vacinação é destinada aos seguintes grupos prioritários: pessoas acima dos 70 anos de idade; pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos de idade, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade.
O processo de imunização acontecerá seguindo um calendário por grupos prioritários divididos em fases, conforme as recomendações do Ministério da Saúde.
UBS Polos de imunização (vacina bivalente):
- UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel
- UBS Dr. José Leão – Alto da Conceição
- UBS Dr. Chico Costa – Barrocas
- UBS Dr. Lucas Benjamim – Abolição III
- UBS Centro Clínico Evangélico – Centro
Cronograma (vacina bivalente):
Fase 1:
- Pessoas com mais de 70 anos de idade;
- Imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade;
- Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos de idade, abrigados e os trabalhadores dessas instituições;
- Comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade.
Fase 2:
- Pessoas de 60 a 69 anos de idade.
Fase 3:
- Gestantes e puérperas.
Fase 4:
- Trabalhadores da saúde.
Fase 5:
- Pessoas com deficiência permanente;
- População privada de liberdade a partir de 18 anos de idade;
- Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos);
- Funcionários do sistema de privação de liberdade.