Imposto

Mossoró oferta 25% de desconto no IPTU

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) destaca a importância do IPTU para ações, projetos e investimentos em benefício da população.

Mossoró tem um dos maiores descontos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do Rio Grande do Norte e da Região Nordeste. A maior cidade do Oeste potiguar oferece 25% de desconto para o contribuinte mossoroense que efetuar o pagamento do imposto em cota única. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) destaca a importância do IPTU para ações, projetos e investimentos em benefício da população.

O desconto do IPTU disponibilizado pela Prefeitura de Mossoró é maior do que o de Natal (16%), Campina Grande (15%), Recife (10%) e João Pessoa (5%). O desconto também é maior entre as cidades circunvizinhas a Mossoró no exercício de 2022 do IPTU.

“Preocupada com a crise sanitária que ainda está instalada no Brasil e a retomada da economia que é gradativa, o município resolveu conceder desconto de 25% para quem pagar o IPTU até o dia 28 de fevereiro de 2022. Se comparado às cidades circunvizinhas ou com algumas cidades mais ou menos do porte de Mossoró, que eu diria assim, Campina Grande tem 15% e olha que lá tem 400 mil habitantes. Caruaru 8%. A própria capital do nosso Estado concedeu 16%. Fortaleza, que é um grande centro avançado nas questões de legislação tributária, concede um desconto de 8%. Mossoró está contemplando a sociedade com desconto de 25%”, destacou Ivo Franklin, secretário municipal da Fazenda.

Além do desconto para pagamento em cota única, a Prefeitura de Mossoró disponibilizou desconto de 5% para o pagamento em até três parcelas mensais e 3% para o pagamento em quatro ou mais parcelas.

Com os recursos do IPTU o município realiza projetos, ações e faz investimentos em diversas áreas prioritárias em prol da população mossoroense. “A receita própria do município, em especial o IPTU, é importante porque ele é devolvido à sociedade como nós estamos vendo aí todos os dias as obras que a gestão municipal tem entregue. É investido na saúde, na segurança, no lazer até mesmo nas questões mais diversas do município. O IPTU é uma receita própria que pode ser investida em qualquer área que o município deseje e tenha demanda”, ressaltou o secretário.

Guia de pagamento

A guia de recolhimento do IPTU do exercício 2022 estará disponível a partir de janeiro/2022. O contribuinte pode ter acesso de forma simples, ágil e prática pela internet. Também no site da Prefeitura de Mossoró, na aba do Mossoró Digital, clicando na opção IPTU na lista de serviços da Sefaz.

“A guia de pagamento vai estar disponível no próprio site da Prefeitura. O contribuinte vai estar clicando na aba contribuinte e vai ser direcionando para baixar diretamente em casa pelo tablet, pelo computador, e até mesmo pelo celular. Não é necessário se dirigir à Sefaz para estar recebendo a guia. Também vamos disponibilizar a entrega e a distribuição de casa em casa a partir de janeiro do próximo ano”, informou Ivo Franklin.

Confira o calendário do recolhimento do IPTU 2022:

PARCELA – VENCIMENTO

Quota única/1ª quota…………………….. 28/02/2022

2ª quota……………………………………….. 31/03/2022

3ª quota ………………………………………. 29/04/2022

4ª quota ………………………………………. 31/05/2022

5ª quota ………………………………………. 30/06/2022

6ª quota ………………………………………. 29/07/2022

7ª quota ………………………………………. 31/08/2022

8ª quota ………………………………………. 29/09/2022

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support