QUALIFICAÇÃO

Mossoró integra projeto inovador em educação para a primeira infância

Mossoró é um dos quatro municípios do país a participar de um projeto inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, intitulado “Qualificação Direta em Primeira Infância”. A iniciativa, realizada em parceria com a Petrobras, contempla mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede municipal de ensino.

A primeira etapa do projeto aconteceu no início deste mês, com o Seminário de Mobilização e Engajamento, que contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Durante o evento, realizado no dia 10 de agosto, em formato virtual, os profissionais da rede acompanharam palestra ministrada pela professora Cláudia Costin, ex-ministra da Administração durante o governo Fernando Henrique Cardoso, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo e ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro.

O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” terá duração de três anos. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.

“Além dessa interação que vamos ter com secretarias e experiências de diversas regiões do país, temos a oportunidade de trabalhar a criança na perspectiva integral e integrada, sempre com esse olhar de que o trabalho desenvolvido agora na primeira infância terá, de fato, reflexos na sociedade, nesse adulto que formaremos”, destaca a secretária municipal de Educação de Mossoró, professora Hubeônia Alencar.

De acordo com a titular da pasta da Educação municipal, a próxima etapa do projeto consiste na realização das mentorias, promovidas pela professora Cláudia Costin, que é atualmente diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas, setor responsável pela execução da qualificação.

“Estamos em contato direto com a professora Dra. Cláudia Costin, o que é muito especial para nós. Ela, que é ex-ministra, ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo, é alguém que tem muito a agregar. Já tivemos uma palestra com ela e agora esse trabalho de mentoria acontece diretamente conosco”, explica Hubêonia, acrescentando que a primeira mentoria está confirmada para o dia 3 de setembro, às 15h.

As outras cidades no país que também receberão suporte da FGV são Itaboraí (RJ), Laranjeiras (SE) e São Sebastião (SP).

PACTUAÇÃO

Ainda dentro da perspectiva de ações que auxiliem na promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos acontece, no próximo dia 2 de setembro, a partir das 15h30, em formato virtual, a audiência de pactuação do projeto “Primeira Infância Cidadã”, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O município de Mossoró participa da audiência, através da Secretaria Municipal de Educação, reforçando o seu compromisso com a primeira infância. (Secom/PMM)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support