Mossoró integra projeto inovador em educação para a primeira infância
Mossoró é um dos quatro municípios do país a participar de um projeto inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, intitulado “Qualificação Direta em Primeira Infância”. A iniciativa, realizada em parceria com a Petrobras, contempla mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede municipal de ensino.
A primeira etapa do projeto aconteceu no início deste mês, com o Seminário de Mobilização e Engajamento, que contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Durante o evento, realizado no dia 10 de agosto, em formato virtual, os profissionais da rede acompanharam palestra ministrada pela professora Cláudia Costin, ex-ministra da Administração durante o governo Fernando Henrique Cardoso, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo e ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro.
O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” terá duração de três anos. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.
“Além dessa interação que vamos ter com secretarias e experiências de diversas regiões do país, temos a oportunidade de trabalhar a criança na perspectiva integral e integrada, sempre com esse olhar de que o trabalho desenvolvido agora na primeira infância terá, de fato, reflexos na sociedade, nesse adulto que formaremos”, destaca a secretária municipal de Educação de Mossoró, professora Hubeônia Alencar.
De acordo com a titular da pasta da Educação municipal, a próxima etapa do projeto consiste na realização das mentorias, promovidas pela professora Cláudia Costin, que é atualmente diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas, setor responsável pela execução da qualificação.
“Estamos em contato direto com a professora Dra. Cláudia Costin, o que é muito especial para nós. Ela, que é ex-ministra, ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo, é alguém que tem muito a agregar. Já tivemos uma palestra com ela e agora esse trabalho de mentoria acontece diretamente conosco”, explica Hubêonia, acrescentando que a primeira mentoria está confirmada para o dia 3 de setembro, às 15h.
As outras cidades no país que também receberão suporte da FGV são Itaboraí (RJ), Laranjeiras (SE) e São Sebastião (SP).
PACTUAÇÃO
Ainda dentro da perspectiva de ações que auxiliem na promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos acontece, no próximo dia 2 de setembro, a partir das 15h30, em formato virtual, a audiência de pactuação do projeto “Primeira Infância Cidadã”, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O município de Mossoró participa da audiência, através da Secretaria Municipal de Educação, reforçando o seu compromisso com a primeira infância. (Secom/PMM)