Saúde

Mossoró inicia vacinação nas escolas públicas

Objetivo é atualizar a situação vacinal do público menor de 15 anos.

Teve início oficialmente nesta segunda-feira (1º) a campanha “Mossoró Vacina nas Escolas”. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SMS) e tem como objetivo atualizar a situação vacinal do público menor de 15 anos.

A Escola Municipal Niná Rebouças, no bairro Abolição IV, foi uma das primeiras unidades de ensino a começar a imunização deste público. Francisco Pereira da Silva, morador do bairro, e pai de Stefany Pereira, esteve presente à ação. Ele levou a filha, de 10 anos, que cursa o quinto ano do Ensino Fundamental para receber o imunizante contra a Influenza.

“É bom para proteger os filhos da gripe e manter a criança sempre imune às doenças que apareçam. Trouxe minha filha hoje para tomar a vacina contra a gripe para ela ficar protegida. Fico aliviado vendo minha filha se imunizando contra a doença”, disse.

Secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas destaca que a campanha é de fundamental importância para a atualização do calendário vacinal das crianças no município. Nesta campanha as crianças terão acesso a imunizantes que fazem parte do calendário básico de vacinação, além de doses contra a Covid-19 e Influenza.

“(A campanha) “Mossoró Vacina nas Escolas” vem para levar a vacina para mais perto das nossas crianças, para que consigamos atualizar o calendário vacinal dentro das escolas, como também melhorar os indicadores de saúde do nosso município e, consequentemente, a saúde de nossa população”, falou a titular da SMS.

“Sabemos da importância de manter o cartão de vacinação da criança atualizado. A campanha é uma ação pela vida que precisamos sensibilizar as famílias para proteger nossas crianças. Estamos facilitando o acesso. Não só vamos trabalhar a vacina contra a Covid-19, mas também a atualização do cartão de vacinação”, ressaltou Hubeônia Alencar, secretária de Educação do município.

Coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima explica como os pais ou responsáveis podem participar da ação e imunizar a criança. “Os pais recebem um comunicado da escola informando que determinada data e equipe de Saúde da Família estará com os imunobiológicos disponíveis para atender essa faixa etária. Mediante a autorização dos mesmos ou com a presença dos pais é feita a vacinação trazendo o cartão de vacina e um documento oficial com foto”.

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) está responsável pela logística de aplicação das vacinas nas escolas de sua região de abrangência. A ação ocorrerá por todo este mês.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support