Outubro Rosa

Mossoró inicia campanha com foco na prevenção e combate ao câncer de mama

Na manhã desta quinta-feira (5), a Prefeitura de Mossoró realizou a abertura da programação da campanha “Outubro Rosa”. O ato que marcou o início das atividades do movimento de prevenção e combate ao câncer de mama no município foi realizado no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

Com a campanha em desenvolvimento, Mossoró se junta a diversas outras cidades do Brasil e do mundo num grande movimento em prol da vida. Um movimento internacional para prevenção do câncer de mama, fornecendo orientações e informações à população sobre diagnóstico e tratamentos.

A solenidade reuniu profissionais que integram a rede de saúde municipal e demais secretarias, bem como representantes de instituições parceiras e sociedade civil. “Trabalhamos essa temática de prevenção ao câncer de mama, durante todo o ano, mas no mês de outubro o município intensifica todas as ações. É um momento importante, porque o câncer ainda continua matando muitas mulheres. No nosso município, precisamos trabalhar diariamente a promoção à saúde e à prevenção das doenças. É uma campanha que a gente tem vários parceiros. Estamos trabalhando de uma forma bem articulada, com várias instituições, com outras secretarias municipais de Assistência, Educação, porque a informação precisa chegar a todo o público. Trabalharemos em todas as unidades básicas de saúde do município, atenção básica e atenção especializada, zona urbana e zona rural, uma programação maravilhosa”, destacou Suiann Costa, coordenadora de Saúde da Mulher do município.

No encontro, o público participou de palestra informativa sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “É o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. É importante lembrar que quando a doença é diagnosticada precocemente pode ter até 95% de chances de cura. A campanha ‘Outubro Rosa’ vem justamente para lembrar que temos métodos eficazes para diagnosticar precocemente e ainda tratamentos. Mossoró possui equipamentos eficazes tão bons quanto qualquer centro no mundo que trabalha com rastreio, diagnóstico e tratamento de lesões. Diante disso, cabe alertar as mulheres para a realização dos exames e a prevenção”, informou Dennys Teixeira, mastologista.

“Prevenção é o ano todo, mas este mês dedicamos especialmente ao câncer de mama, o mais prevalente em mulheres. A gente tem uma grande chance de descobrir o câncer precocemente, aumentando a chance de cura. Por exemplo, se uma paciente descobre um câncer na fase B inicial, tem chances de cura de 95% a 100%. Isso é muito importante. Essa campanha é para a conscientização da população. Por meio de mamografia, de exame de rastreamento, você consegue descobrir ele muito mais cedo, isso permite que a gente consiga usar tratamentos menos agressivos, que a mulher consegue preservar sua mama fazendo cirurgias conservadoras e isso consegue que ela tenha uma sobrevida maior”, evidenciou Dr. Geison Freire, diretor-técnico da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha a campanha com uma ampla programação a ser desenvolvida nos equipamentos públicos do Município. Além disso, eventos e mobilizações com outras instituições devem ser realizadas para sensibilizar a população para a pertinência da temática.

“Esse é um mês onde a gente intensifica as ações. Lembrando que, durante todo o ano, o município segue realizando os exames para a gente identificar o quanto antes qualquer tipo de câncer, seja ele de colo, na área ginecológica ou na área mamária. Então é importante, durante esse mês, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde estamos intensificando, com os mutirões de ultrassonografias, os exames relacionados à saúde da mulher. A mulher que estiver em casa no momento e sentir a vontade pode procurar uma UBS e estaremos assim fazendo os encaminhamentos. No PAM, nós estaremos realizando um mutirão de ultrassonografia. Parceiros realizando as mamografias. É importante dar o primeiro passo, procurar a Unidade Básica de Saúde”, ressaltou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

A primeira-dama do município, Cínthia Pinheiro, prestigiou o evento representando o prefeito Allyson Bezerra. “É muito importante salientar que realmente é a questão do alerta e, acima de tudo, do cuidado. Cuidado para prevenir uma doença, cuidado com a saúde da mulher. Tudo isso para que possamos evitar o câncer de mama que pode ser fatal, mas se tratada precocemente, tem grande possibilidade de cura. A Prefeitura está com um mês intenso de realizações de conscientização, palestras, em todos os equipamentos de saúde, também com ultrassonografias. É importante destacar o cuidado que temos não só neste mês, mas que também é realizado durante todo o ano. Deixo aqui a minha mensagem de cuidado, de alerta, de preocupação e de esperança”, declarou.

“OUTUBRO ROSA” – Campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O movimento, celebrado anualmente, compartilha informações e promove a conscientização sobre a doença; proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui para a redução da mortalidade.

BRASIL – Em 2018, a Lei n.º 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama. No período, são desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support