Mossoró estreia hoje espetáculo que lembra a resistência ao bando de Lampião
Após dois anos sem atuação presencial, artistas mossoroenses volta a encenar um dos episódios mais marcantes da história do município
A noite desta quinta-feira (9) será marcada por estreias no Mossoró Cidade Junina 2022. A partir das 21h de hoje artistas mossoroenses sobem ao palco para encenar o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”. A edição deste ano marca os 20 anos de encenação de um fato real ocorrido há 95 anos, a resistência do povo mossoroense ao bando do cangaceiro Virgulino Ferreira “Lampião”.
Devido a pandemia da Covid-19, o espetáculo Chuva de Bala ficou dois anos sem ser exibido de forma presencial, no ano passado, já durante a atual gestão, o fato histórico foi exibido virtualmente em formato de filme. A diretora do espetáculo Diana Fontes, destaca que o Chuva de Bala conta uma história apaixonante. “O povo de Mossoró precisa valorizar esse feito que foi a resistência ao bando de lampião e o Chuva de Bala traz a história de uma forma marcante e alegre”, ressaltou Diana.
A vigésima edição do Chuva de Bala no País de Mossoró será apresentada por 70 artistas entre atores, bailarinos e figurantes. A versão 2022 contará também com a participação de novos talentos, que foram escolhidos durante audições realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura visando dar oportunidades e revelar nos talentos locais.
O Chuva de Bala no País de Mossoró será exibido durante 10 noites, estreando nesta quinta-feira (9). O palco do evento é o adro da Capela de São Vicente, localizada na Avenida Alberto Maranhão, local que integra o Polo Cidadela dentro dos festejos do Mossoró Cidade Junina. A exibição tem início às 21h. A capela de São Vicente foi também o ponto de apoio dos Mossoroenses durante o confronto com o bando.
HISTÓRIA – 13 de junho de 1927. No próximo dia 13, completam 95 anos de um dos episódios mais marcantes da história de Mossoró. Foi neste dia, que liderados pelo então prefeito Rodolfo Fernandes, o bando do cangaceiro mais temido do sertão nordestino, Virgulino Ferreira “Lampião”, foi vencido. O fato foi transformado em espetáculo que anualmente é apresentado durante os festejos do Mossoró Cidade Junina.