Contrariando

Mossoró e Natal reabrem economia, mas deveriam estar sob lockdown

Com aumento dos casos e de óbitos, e sem leitos de UTI disponíveis, cidades ignoram recomendação científica

O Governo do Estado iniciou hoje o plano de retomada da economia potiguar. Restaurantes, lanchonetes e food-parks estão autorizados a voltar a funcionar a partir desta quarta-feira, 1/7. Os prefeitos Álvaro Dias (PSDB) e Rosalba Ciarlini (PP) flexibilizaram ainda mais as regras. Em Mossoró, o decreto permitindo a reabertura de vários segmentos da economia passa a valer a partir de hoje. Em Natal, comércios e serviços reiniciaram atividades ontem.

Apesar da decisão da governadora Fátima Bezerra (PT) e Álvaro Dias e Rosalba Ciarlini, Mossoró e Natal deveriam estar endurecendo as regras do distanciamento social, com decretação do lockdown (bloqueio total). É o que apontam boletim do Comitê Científico do Nordeste. O órgão mostrou preocupação com a decisão dos Estados de reabrir a economia e em junho voltou a recomendar o bloqueio total nas duas principais cidades norte-riograndenses na hipótese de se manter a situação epidemiológica atual. Com o crescimento das contaminações e a taxa de ocupação dos leitos de UTI se mantendo em patamares superiores a 90%, Mossoró e Natal deveriam estar sob lockdown.

O Comitê ressalta que “graças às medidas de isolamento social determinadas pelos Estados e Municípios do Nordeste”, é possível verificar uma leve diminuição no ritmo de crescimento de casos confirmados e de óbitos causados pela Covid-19 num prazo de 10 dias, o que reforça a eficácia da medida para combater a proliferação da doença.

Por conta do aumento dos casos confirmados da doença e de óbitos, o Comitê reitera a necessidade de manter o isolamento social rígido (lockdown) dos Estados e municípios que decretaram essas medidas, anteriormente. “Além disso, o Comitê sinaliza, pela segunda vez, que essas medidas também deveriam ser adotadas, imediatamente, pelas Prefeituras de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte”, destaca o mais recente boletim do órgão, pedindo urgência na adoção da medida.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support