Mossoró deve retomar cirurgias eletivas ginecológicas
Inicialmente serão realizadas cirurgias ginecológicas em parceria com a Maternidade Almeida Castro (APAMIM).
As cirurgias eletivas deverão ser retomadas em Mossoró a partir do próximo mês de setembro. Inicialmente serão realizadas cirurgias ginecológicas em parceria com a Maternidade Almeida Castro (APAMIM).
A estimativa é de que sejam realizadas cerca de 50 cirurgias por mês. Na última quinta-feira (19), a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, participou de reunião na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), onde ficou definido que até o próximo dia 31 de agosto, o governo estadual deverá fazer o repasse do Termo de Cooperação Técnica Financeira (TCTF), para pagamento com os prestadores. A retomada das cirurgias eletivas depende deste ajuste.
A Maternidade Almeida Castro tem capacidade de realizar 50 cirurgias ginecológicas por mês. “Queremos dar celeridade e reduzir as filas de pacientes que temos hoje” ressalta Morgana, lembrando que algumas cirurgias eletivas, principalmente oftalmológicas, já vinham sendo realizadas em Mossoró e outras de maior urgência que estavam sendo encaminhadas para Natal.
As cirurgias eletivas foram suspensas inicialmente em março de 2020, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, e retomadas em setembro após redução nos índices de Covid no Estado. Em abril deste ano, no entanto, precisaram ser paralisadas novamente após novo aumento de casos e internações.
Em julho deste ano, após uma queda estabilizada no número de casos, mortes e internações da Covid no Rio Grande do Norte, atrelado à vacinação, os procedimentos voltaram a acontecer.