MOSSORÓ CIDADE JUNINA
E a festa começou. Infelizmente a politicagem acaba apagando um pouco o brilho do evento. Tem sempre alguém questionando a sua realização, porém eu fico pensando o Rio de Janeiro sem o desfile do carnaval e, a mesma festa, sendo proibida em Salvador, Recife e Olinda. É preciso entender a importância desses eventos para o calendário turístico da cidade e do próprio estado. Vão em busca de outra bandeira para fazer a política incorreta, pois estes são eventos que vieram para ficar.
Hoje, assim como o Mossoró Cidade Junina, a Festa da padroeira Santa Luzia é outra atração que fomenta a economia da cidade, com o chamado turismo religioso. Claro, cada um com sua importância e foco. Então, aqui na condição de não aliado à governo ou oposição e menos ainda, frequentador do MCJ, defendo a sua importância e realização. Isso posto, resta desejar para quem vai, que aproveite para se divertir e, aos comerciantes e donos de hotéis, boas vendas e lotação.
FAMÍLIAS QUE LUTAM
Independente dos rumos que tomem a ação, agiu correto o Ministério Público do Rio Grande do Norte ao denunciar a Prefeitura de Mossoró no caso da não nomeação de professores auxiliares para acompanhar crianças com necessidades especiais. Aqui a ação é bem diferente das questões partidárias, pois envolve um seguimento que depende desses profissionais para permanecer em sala de aula e, consequentemente, fazer valer o direito a educação.
Embora na ação do MPRN tenha existido o envolvimento de parte da programação do Mossoró Cidade Junina, creio que a medida atingiu seus objetivos quando despertou uma discussão mais ampla sobre os professores auxiliares. Não acredito que o MP queira atrapalhar o evento do MCJ, porém algo precisava ser feito, já que a prefeitura, através do chefe do executivo Allyson Bezerra, não dava a atenção que o caso merecia e merece. O movimento “Famílias que Lutam”, segue denunciando o descaso demonstrando na prática que as crianças, por exemplo, autistas, continuam sem aula já na metade do ano. A prefeitura precisa deixar de falácia e agir de forma concreta resolvendo a questão.
DUPLICAÇÃO E BURACOS NA 304
A luta, a saga, a via crucis e o sonho continua na busca da duplicação da BR-304, principalmente no trecho entre Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte. Com destaque para a luta do casal Clélio e Aniely soares, de Mossoró, pais do pequeno Gabriel, morto em um acidente nesta BR quando tinha apenas seis anos. Enquanto a obra não sai quem precisa utilizar a rodovia precisa conviver com muitos problemas e rezar para que a viagem seja completa.
São muitos buracos e um serviço lento de recuperação, o que acaba aumentando o perigo. Um trabalho não completo deixa a pista mais perigosa e acidentes vão acontecendo com resultados terríveis para os envolvidos. Soma-se as condições precárias da rodovia a imprudência de alguns motoristas, carros grandes e pequeno. Com essa turma nem mesmo a duplicação vai resolver. Não basta duplicar ou tapar buracos, pois ainda existe a questão de falta de educação, prudência e responsabilidade dos condutores de veículos.
PARCERIA NO POTIGUAR
Recebemos mais uma nota da assessoria de comunicação do Potiguar falando em seus novos projetos. Na preparação para mais um ano de competições, o futsal do Potiguar contará com uma novidade. A equipe alvirrubra fechou parceria com o Colégio Pequeno Príncipe. Agora, com o novo parceiro, o futsal alvirrubro vai se chamar Potiguar/CPP.
Com a parceria auxiliada pelo diretor administrativo do CPP, Alexandre Burlamaqui, o futsal alvirrubro vai utilizar o Ginásio Poliesportivo Colégio Pequeno Príncipe para treinos visando as competições de 2022. A preparação da equipe foi iniciada na quinta-feira, 02. Comissão Técnica: Diretor de Futsal: Gleison Raniele; Técnico: Lennon Freitas; Preparador de Goleiros: Wescley Cleyton; Coordenador de Futsal: Alexandre Oliveira; Supervisor de Futsal: Lindon Johnson.
HOMINES SUNT EJUSDEM FARINAE
Aquilo que apareceu originalmente em latim, como, “Homines sunt ejusdem farinae”, ou seja, “são homens da mesma farinha”, acabou recebendo entre nós a adaptação de, “Farinha do mesmo saco”. Preambulo feito quero me reportar as composições políticas no cenário estadual e nacional. A classe política, com respeitosas exceções, parece gostar de atrair as críticas negativas.
No Rio Grande do Norte e se espalhando pelo Brasil, pessoas que até pouco tempo se agrediam, hoje se abraçam como se nada tivesse acontecido. Não sou contra o entendimento, porém é preciso que esse ato de divergir e se abraçar afete apenas aos envolvidos, não seja extensivo a sociedade. E é isso que acontece com parte da classe política, eles brigam, envolvem o eleitor na divergência e depois, sem a menor preocupação com o terceiro envolvido, abraça o antigo “desafeto”. Sim, merecidas aspas se fazem necessária no contexto.
NOVO COMANDO NO TRE-RN
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TER-RN) mudou o seu comando no primeiro dia do mês em curso. Entre titulares e suplentes destacamos aqui três nomes com passagem por Mossoró e direção do Fórum Desembargar Silveira Martins. Começando pelo, agora presidente do TRE-RN, desembargar Cornélio Alves. O seu vice-presidente será Expedito Ferreira e, na suplência da presidência, Saraiva Sobrinho. Também figura como suplente a desembargadora Zeneide Bezerra.
Como já foi posto, destaco os três com passagem na Comarca de Mossoró e pelos bons serviços prestados por todos eles, ou seja, desembargadores Cornélio Alves, Expedito Ferreira e Saraiva Sobrinho. A presença deles certamente deixará mais tranquilo o processo eleitoral que se avizinha e possíveis demandas. Daqui votos de sucesso aos titulares e suplentes durante o biênio 2022-2024.
MENSAGEM
“A sorte segue a coragem, desde que a coragem seja competente”. Mario Sergio Cortella
VAGAS EM ANGICOS E MOSSORÓ NO RN
É sempre bom quando podemos informar oportunidades de emprego. Trago mais uma vez a informação publicada no dia 03 último, aqui mesmo no portaldorn.com. A boa notícia é que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido publicou o Edital nº 025/2022 confirmando o concurso para seleção de seis professores efetivos do Magistério Superior. Essas vagas se dividem em 5 para o Campus Angicos e 1 vaga para o Campus Sede, em Mossoró, conforme os perfis dos candidatos e os regimes de trabalho estabelecidos.
Sobre a inscrição o prazo para o certame ocorre no período de 15 de junho a 11 de julho de 2022, exclusivamente na página da Comissão Permanente de Processo Seletivo (CPPS) no Portal Ufersa, na qual também está disponível a íntegra do edital e toda a documentação necessária. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até às 23h59min do dia 12 de julho de 2022. O processo seletivo se dará em três fases: Prova Escrita e Prova Didática, ambas em caráter eliminatório, e Exame de Títulos, em caráter classificatório.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO MCJ
No Rio Grande do Norte, e não poderia ser diferente dado a sua grandeza, o evento Mossoró Cidade Junina ocupou praticamente todos os espaços de debates e informação. Um bom exemplo foi a sessão do legislativo mossoroense logo no primeiro dia do mês de junho. Na oportunidade coube ao presidente da casa, vereador Lawrence Amorim (SD) destacar a importância econômica do evento. Tomando como base a avaliação de um economista local, a previsão é de geração de cinco mil empregos durante a festa.
Na avaliação do vereador e, segundo ele, o maior evento cultural do Brasil, o Mossoró Cidade Junina, aquece o comercio, além de trazer alegria. Seguiu o parlamentar com sua fala dizendo que são muitas famílias que conseguem se manter praticamente o ano todo com o que arrecadam durante o evento. Lembrou ainda da busca, a todo momento, para se fazer uma festa bem organizada. Lawrence finalizou o pronunciamento lembrando a entrega de obras que fazem parte do Corredor Cultural de Mossoró.
DIA LIVRE DE IMPOSTOS
Por todo o Brasil, inclusive incluindo a venda de combustíveis, vem ganhando força eventos promocionais denominados de “Dia Livre de Impostos”. Iniciativa de comerciantes que colocam a disposição do consumidor suas mercadorias durantes algumas horas ou dia todo, sem nenhuma carga tributária. Os valores na hora da venda caem de forma assustadora denunciando a forte carga de impostos pagos até que o produto chegue na ponta.
Teve um posto de combustível que o preço da gasolina desceu aos R$ 4,00. No Rio Grande do Norte, em Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promoveu a sua 16ª edição do Dia Livre de Impostos na última quinta-feira e, antes do evento, a previsão era de valores caindo até o patamar dos 70% (setenta por cento). Enquanto a carga tributária pesa no bolso dos comerciantes e, principalmente do consumidor, todos somos obrigados a utilizar estradas cheias de buracos, uma educação deficiente e assistência à saúde precária.
DICA LEGAL – DIREITO À INFORMAÇÃO
Os órgão públicos são obrigados a fornecer algum tipo de informação solicitado pelo cidadão? Essa é uma boa pergunta e, em muitos casos, a população não sabe que tem esse direito. Vamos recorrer ao rico artigo 5º da nossa Constituição Federal de 1988. Lá encontramos o inciso XXXIII que diz assim: Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
É importante saber também a questão do prazo para que essas informações sejam prestadas. No inciso supra citado observe que fala “no prazo da lei”. Estão vamos a ela. Em cumprimento ao artigo 11 da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o acesso às informações requisitadas deve ser imediato. Não sendo possível o acesso imediato, a resposta deve ocorrer no prazo máximo de 20 (vinte) dias, contados do protocolo deste Requerimento.