Mossoró abre oficialmente campanha “Novembro Azul” na terça-feira
Programação inclui ações em toda a cidade para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce
A Prefeitura de Mossoró iniciará na próxima terça-feira (7) a programação da campanha “Novembro Azul”. A abertura do movimento acontecerá a partir das 8h, no Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo, no bairro Aeroporto. A mobilização voltada à saúde do homem tem foco na prevenção do câncer de próstata.
A campanha “Novembro Azul” tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que no Brasil é o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. Trata-se do maior movimento em prol da saúde masculina.
Em Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificará as ações de prevenção à doença. Uma ampla programação foi planejada para atender ao público masculino nas zonas urbana e rural do município. Atividades serão realizadas nos equipamentos públicos, empresas privadas e em outros espaços estratégicos para atender ao público-alvo da campanha.
“Durante todo o ano as ações de prevenção ao câncer de próstata são desenvolvidas no município. Mas neste mês temático, reforçamos o trabalho com as equipes das unidades básicas de saúde junto à população. É um trabalho intersetorial que fornece ao público orientações, informações e uma série de serviços e atendimentos na área da saúde”, declarou Suiann Costa, coordenadora da Saúde do Homem no município.
O movimento “Novembro Azul” visa conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Além disso, incentiva a prática de exercícios, alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental. E ainda, a realização periodicamente do exame da próstata, conforme recomendação dos médicos especialistas.
Além da prevenção ao câncer de próstata, as ações mobilizam os homens para os cuidados e prevenção a outras doenças, promovendo saúde e qualidade de vida.
CUIDADOS BÁSICOS:
– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).