Falta de pagamento

Médicos anestesistas paralisam atividades e cirurgias eletivas são suspensas em hospitais do RN

Segundo cooperativa, serviços contratados pelo governo do estado e prefeitura de Natal desde junho não foram pagos. Médicos mantém atendimento em procedimentos de urgência e emergência.

Médicos anestesistas de uma cooperativa contratada pelo governo do Rio Grande do Norte e pela prefeitura de Natal paralisaram as atividades nesta quinta-feira (15) por causa de atrasos no pagamento de serviços realizados desde junho.

De acordo com a cooperativa, foram suspensos exames e cirurgias eletivas que necessitam de anestesia e que seriam realizados em hospitais privados conveniados ao Sistema Único de Saúde.

Pelo menos 80 procedimentos agendados para a manhã não foram realizados nas unidades de saúde, de acordo com a entidade. Os atendimentos de urgência e emergência, no entanto, foram mantidos.

A cooperativa informou que os valores atrasados somam quase R$ 3 milhões – a maior parte do governo do estado – e a próxima fatura vence no dia 24 de dezembro. A entidade diz que informa as autoridades sobre a paralisação há 15 dias e ainda aguarda convite dos entes públicos para negociação.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) afirmou que “está trabalhando para encontrar os meios necessários de atualizar o pagamento junto à representante dos anestesiologistas”, tanto com relação ao contrato em parceria com a Prefeitura de Natal como nos contratos diretos com a cooperativa.

Ainda de acordo com o governo, um depósito de uma parcela mensal foi feito nesta quarta-feira (14). A Sesap também informou que deve se reunir com a cooperativa e a gestão municipal “ainda esta semana” para discutir “saídas”.

g1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support