Segurança

MCJ 2024 tem redução de 56% das ocorrências e queda de 35% em furtos de celulares

O Mossoró Cidade Junina 2024 registrou uma redução de 56% no número de ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM), além de uma diminuição de 35% no número de roubos e furtos de celulares durante a festa, de acordo com a Polícia Civil.  A queda nos números é em comparação com a edição do ano anterior, que também foi considerada bastante segura. Os dados constam em relatórios fornecidos pela GCM e Polícia Civil, atestando mais uma vez o sucesso do evento também no que diz respeito a segurança.

De acordo com o levantamento da Delegacia de Furtos e Roubos do município, durante a edição do MCJ 2024 os números de celulares furtados ou roubados apresentaram uma redução significativa, principalmente levando em conta a proporção da festa. Já em relação a GCM, durante o evento foi contabilizado apenas 23 incidentes, 18 a menos que em 2023, que registrou 41.

Os dados foram contabilizados entre todos os polos, desde a abertura com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, até o encerramento com o “Boca da Noite”.

O aumento da segurança foi uma prioridade da Prefeitura de Mossoró para com o MCJ. A Guarda Civil Municipal (GCM), juntamente com as demais forças de segurança, marcou presença com vigilância constante e com efetivo monitorando os principais espaços do evento, atuando ostensivamente e garantindo a segurança da população. A Prefeitura atuou de forma integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Técnico-Científico de Perícia, Polícia Penal, Bombeiros Civil e Militar, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP/RN), Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), Conselho Tutelar, além de empresa de segurança privada.

O “Mossoró Cidade Junina” 2024 foi um dos mais seguros da história. Por dia, o evento contava com quase mil agentes de segurança espalhados por todo o Corredor Cultural. Já no Pingo e no Boca, a festa contou com cerca de 1.400 homens e mulheres.

Integram o esquema de segurança a realização de revistas em entradas e saídas, câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial, proibição de entrada de vidro, objetos cortantes e mesa e/ou qualquer objeto que possa ser usado como arma.

Além disso, nesta edição houve a implementação do “MCJ Seguro para Elas”, realizada pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher, com ações educativas de orientação para denúncia e apoio com acolhimento direcionados para órgãos de proteção à mulher. Através desse projeto, as equipes coibiram diversas situações e tranquilizaram ainda mais o público feminino.

“Isso é um reflexo do empenho das forças de segurança, trabalhando de forma integrada, além das várias reuniões de planejamento para que a festa fosse um sucesso. Ficamos felizes por contribuirmos para obtenção de bons resultados com esse árduo trabalho preventivo e ostensivo que a gente vem fazendo com toda a nossa equipe, visando atender melhor à população, preservando sempre a segurança do povo e certamente isso impacta nesses números”, destacou o secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Coronel Walmary Costa.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support