MANIFESTAÇÃO E DEMOCRACIA
Liberdade sim, repressão e censura, não. Democracia, sempre, e nunca ao regime totalitário, seja ele qual for. Nenhuma extrema política, ideológica traz benefício ao povo, só tende a levar o país ao caos. Devemos manter o direito de todos se expressarem com ética e respeito, aceitando o contraditório. Isso vale para a discussão aberta, em debates públicos como também no parlamento, cujo o nome já diz tudo, ou seja, PARLA – conversa, falatório, diálogo ou interlocução. Se eu invento de acreditar apenas nas minhas verdades e dos meus apoiadores sem aceitar a posição daquele que diverge, isso se chama imposição.
Eu não posso querer impor ao outro a minha versão dos fatos como sendo a única, pois essa postura fere o ambiente democrático que por sua vez levará, sem nenhuma dúvida, ao caos. Não esqueçamos que os golpistas, seja qual for a extrema, ficam na espreita só esperando a oportunidade de lançar o seu veneno. Que as pessoas de bem, sem político de estimação, possam permanecer atentas e, podendo, combatam para não permitir que radicais ocupem e muito menos permaneçam no espaço de mando e comando. Votando certo ou errado, de acordo com a interpretação de cada um, o melhor caminho ainda é as urnas das eleições direta, com o povo exercendo livremente seu direito de escolha e voto.
APLICATIVO PIX NO TELEFONE
Outro dia um amigo foi se submeter a uma bateria de exames médicos e, após verificar sua pressão e constatar que estava muito alta, entre outros desajustes em sua saúde, ele ouviu a seguinte colocação da pessoa que estava fazendo o atendimento: “A velhice não vem só, ela traz o kit completo”. Aproveitando, e fazendo analogia a situação, eu digo que a modernidade também não vem só, traz o kit completo com seus benefícios, facilidades, porém abrindo espaço para aqueles que se aproveitam da situação e cometem novos crimes.
Isso posto quero me reportar ao alerta que vem sendo feito pelo Banco Central do Brasil. Levantamento feito pelo Bacen ele afirma que estão acontecendo muitos golpes via PIX. A recomendação, principalmente para quem possui grandes valores, é evitar manter no bolso aparelho de telefone com esse dispositivo. A dica, usar um telefone para suas atividades do cotidiano e, aquele com o aplicativo do PIX baixado, deixar em casa. Infelizmente se tornou um risco andar com os dois. Outra medida adotada pelo Banco Central foi diminuir os valores de algumas transações, principalmente no período da noturno.
A HISTÓRIA DA CMM EM LIVRO
Agora a história da Câmara Municipal de Mossoró foi imortalizada. Na quinta-feira, 2, aconteceu o lançamento do livro Memorial da Câmara Municipal de Mossoró, obra da Coleção Mossoroense, que resgata a história do Poder Legislativo, em mais de 160 anos, entre 1853 e 2020. É resultado de parceria entre a Fundação Vereador Aldenor Nogueira e a Fundação Vingt-un Rosado. Parte da pesquisa é de autoria do historiador Raimundo Soares de Brito, falecido há nove anos, que assina a obra com os servidores públicos municipais Edilson Segundo e Eriberto Monteiro.
O lançamento reuniu vereadores, ex-parlamentares, servidores e ex-servidores da Câmara; representantes de academias de letras, universidades e outros segmentos sociais. O presidente da Câmara, Lawrence Amorim (SD), disse que a obra reforça a historiografia de Mossoró. Ele destacou ainda que essa será uma valiosa fonte de pesquisa e de conhecimento sobre a gloriosa história do Legislativo como Poder representativo do povo mossoroense. Com mais de 450 páginas, o livro não será vendido, mas doado para escolas, bibliotecas públicas, Museu Lauro da Escóssia, universidades, entidades de classe e outros setores representativos da sociedade. Iniciativa positiva.
AUTORIDADES E SUAS DECLARAÇÕES
Entre os problemas das nossas autoridades nos tempos atuais estão, não se controlar quando as luzes estão acesas, câmeras ligadas e microfones captando falas. Tem sempre algum ocupante de um cargo importante, que deveria ser exemplo, dando alfinetadas com endereço certo. E olhando os diferentes poderes que deveriam ser independentes e conviver em harmonia, nenhum deles se mostra inocente no cenário que estamos vivendo.
As instituições precisam se respeitar e, para que isso aconteça, depende de seus ocupantes. O Brasil como país no cenário internacional e o seu povo, nada ganham com essa arenga toda que estamos assistindo. E anotem, o quadro é preocupante diante dos pesados recados e comportamentos de todos os lados. Como disse, não tem inocente nessa bagaceira, apenas as grandes vítimas que, mais uma vez, estão se deixando levar como massa de manobra.
JUSTIÇA MANTÉM NOMEAÇÃO
Logo quando começamos a escrever a coluna Repercutindo abortamos o tema das eleições na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) que tem sua sede gestora em Mossoró-RN. Na oportunidade questionava-se o fato da reitora nomeada não ser a mais votada da lista tríplice, e eu dizia: Se querem questionar, o foco tem que ser o formato de escolha e não o ato da nomeação. Na hora de definir não importa quem foi o primeiro, segundo ou terceiro mais votado.
Em nenhum momento a regra do jogo fala na obrigação de nomear o nome mais votado. O sistema fala na composição de um lista tríplice em votação pelos diferentes seguimentos da universidade, porém essa relação será enviada ao presidente da República, seja quem for o ocupante ou a ocupante da cadeira que fará a nomeação. Volto ao tema no momento em que a Justiça Federal do Rio Grande do Norte negou o pedido de anulação da nomeação de Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira. Aproveito e reforço, se querem contestar, que seja pela mudança nas regras já existentes, do contrário, ficará sempre na canetada presidencial a escolha definitiva.
ENTRE TAPAS E BEIJOS
Pois é, entre tapas e beijos o treinador Tite segue sua trajetória na Seleção Brasileira de futebol masculino. Mesmo duramente criticado pelo péssimo futebol da sua equipe cercada de conservadorismo, ele vai, ao mesmo tempo, fazendo história. Na fase de eliminatórias já na Copa do Mundo de 2022, ele acaba de superar João Saldanha que detinha a melhor arrancada em todas as eliminatórias do escrete canarinho, com seis vitórias. Tite, depois de vencer o Chile por 1 a 0, gol de Everton Ribeiro, emplacou 100 por cento de aproveitamento com sete jogos e sete vitórias.
Como já comentamos em outras oportunidades, na América do Sul o futebol brasileiro anda passeando e deverá se classificar sem maiores problemas para a fase da Copa do Mundo 2022 no Catar. E, pelo andar da carruagem, aviso aos críticos entre os quais me incluo, o treinador será mesmo o teimoso Tite. Se for campeão, é festa e sai todo mundo para o abraço. Título pouco provável, porém estamos falando de futebol, modalidade na qual nem sempre as melhores expectativas se confirmam.
MENSAGEM
“Verba volant, scripta manent – Palavras voam, o que é escrito permanece”. Provérbio em latim.
LIMPEZA E EVENTOS
Aos poucos, dentro daquilo que é possível ser liberado, a cidade de Tibau-RN, vai retomando a sua rotina. Porém, de acordo com as autoridades locais, sem perder o foco nas ações de combate e prevenção a Covid-19. E tem que ficar atento mesmo para não deixar a situação fugir ao controle. Nos últimos dias já observa-se intenso serviço de recuperação de alguns pontos da área central, sem descuidar da limpeza da orla marítima.
Bacana que isso esteja acontecendo, pois sabemos que o período de final e início de ano, o município sempre recebe a visita de um grande público. É importante manter um bom aspecto, por exemplo, de limpeza, para que os visitantes gostem e sintam vontade de retornar. É o turismo como fonte de fomento da economia local. Já os eventos, estes estão mais voltados para o cenário musical com atrações da cidade e região.
INSEGURANÇA CHEGANDO
É com tristeza que registramos aquilo que parece inevitável, por mais esforços que se faça para combater e inibir. Na medida que a cidade cresce, também vem junto, infelizmente, a violência que leva a insegurança. O foco aqui é o município de Grossos, que nós frequentamos desde os anos 70, entre momentos de lazer e trabalho. No segundo caso, acompanhando nosso pai nas salinas Caenga e Piabinha para conferir sal e cuidar das vendas no barracão.
Era tranquilo trabalhar durante o dia e no período da noite, apesar da escuridão, pegar a estrada carroçável e sem automóvel, fazer o deslocamento até a sede do município. Mesmo retornando, como se diz, fora de hora, não tinha nenhum perigo. Hoje tudo mudou. Em plena luz do diz se tem notícia de atos criminosos de bandidos que roubam a paz da população. Esse é o quadro geral, e com Grossos, infelizmente, não tem sido diferente.
PEDINDO POR LIMPEZA
Tenho acompanhado, via redes sociais, algumas postagens da vereadora Larissa Rosado (PSDB), nas quais ela narra que recebe o convite e vai aos bairros de Mossoró ouvir a população. E um tema recorrente nas visitas tem sido a limpeza pública. Como também sou ouvinte assíduo do rádio, sem me fixar apenas em uma emissora, percebi que essa também tem sido a principal reivindicação das pessoas que ligam ou enviam mensagens através do whatsApp.
Diante do cenário eu pergunto: Qual o resultado prático da badalada campanha da prefeitura denominada Mossoró Limpa? Considero essa uma boa iniciativa e realmente tenho visto uma movimentação nesse sentido, porém entendo que carece um pouco mais de esforço, tomando como base aquilo que vem sendo questionado pela população. Fica a impressão que temos hoje mais propaganda e menos ações. Reforço aqui a cobrança da população e ao mesmo tempo fico na torcida pelo sucesso da campanha Mossoró Limpa.
DICA LEGAL – LEI DE INCLUSÃO
Sempre que possível aproveitamos algum acontecimento, leia-se, casos concretos, para ilustrar aqui o último tópico da coluna Repercutindo que traz a citação de uma das nossas normas em vigor. Vamos começar lembrando o Decreto Lei nº 4.657 de 04 de setembro de 1942. Em seu artigo 3º ele diz: “Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece”. Isso posto, remeto a nossa conversa ao episódio recente, via redes sociais, no qual uma pessoa aparece fazendo caras e bocas, se dizendo autista, e ainda dando pancadas no rosto com um brinquedo terapêutico. Cena e atitude lamentável.
Acompanhando as discussões percebi que alguém questionou as críticas feitas ao autor da infeliz ideia, e ainda dizia que ele não estava infligindo nenhuma lei. Outra infeliz colocação, pois estava sim. Cito aqui o artigo 88 da Lei nº 13.146/2015. Essa lei prevê pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa para aqueles que pratiquem, induzam ou incitem a discriminação de pessoas em razão da sua deficiência. Estamos falando da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). E não esqueçam o artigo 3º do decreto acima citado. Vamos juntar ele ao artigo 4º, caso a lei seja omissão. Se ligue naquilo que é legal!