#LOOKDODIA? BLOGUEIRAS DE MODA OSTENTAM VIDA DE LUXO NA QUARENTENA.

 

Por Nina Lemos                        

Filas na Caixa Econômica Federal em busca do auxílio emergencial, hospitais colapsando e muita incerteza em relação ao futuro. Essa é a realidade do momento, certo? Em um mundo paralelo isso parece não existir. As roupas são de grife, o isolamento social é feita em casas luxuosas e as mesas postas com louças e uma decoração que mais parece de uma família real. As “princesas” em questão são as blogueiras de moda do Brasil, que viraram referência de estilo e recebedoras de boa parte das verbas de publicidade das marcas nos últimos anos.

Essas influenciadoras ganham a vida mostrando glamour, riqueza, closets, penteados, festas de luxo e viagens pelo mundo. Em tempos de quarentena, elas continuam fazendo a mesma coisa, só tirando a parte das viagens.

Na falta de eventos, fazem jantares de luxo em casa.  Olhar o Instagram, a plataforma onde elas mostram seus estilos de vida (e ganham dinheiro anunciando produtos), parece uma viagem a um mundo paralelo.  Camila Coelho, uma das blogueiras mais famosas do Brasil,  vive em Los Angeles e compartilhou essa semana com seus 8,8 milhões de seguidores um piquenique de luxo nos jardins de sua casa, com cachos de uva e frutas dignos de uma produção de filme sobre a monarquia.

“Pós-quarentena”

Por que tanto post de look se não podemos nem sair de casa? Bem, porque esse é o negócio delas, que não parou. Mas estamos comprando? Não. E a maioria de nós está preocupada com a crise econômica, com o futuro e não se atreveria a gastar comprando roupa mas…. os negócios têm que (tentar) continuar. Em suas casas de luxo, elas tentam dar sequência a esse mundo postando peças que segundo elas, “elevam o astral”. Outra alternativa é  apostar na “pós-quarentena” e compartilhar fotos com roupas que “pretendem usar quando tudo isso acabar.”

Uma pequena dose de realidade: não vai acabar tão cedo. Festinhas para “ir com penteado que combina com vestido de noite” não vão acontecer pelo menos até o ano que vem. Só depois de uma vacina a qual todos tenham acesso, é que as pessoas poderão voltar a fazer festas. Mas no mundo dessas blogueiras, essa realidade assustadora parece não existir. Lala Rudge, uma das blogueiras mais famosas do Brasil, tem feito sucesso entre seus 1,6 milhões seguidores com dicas de penteados e maquiagens para esse pós que ninguém sabe quando e nem como vai ser.

Tanto luxo em um momento tão difícil parece um certo deslocamento da realidade, chega a ser chocante. Agora, será que isso ainda vai continuar vendendo? Não pega mal, no meio de tanta dor e miséria ostentar desse jeito?

“A primeira leitura que faço quando vejo essas imagens é de completo anacronismo”, diz o comunicólogo e consultor de moda Jackson Araújo. E completa: “Nesse mundo que se configura com isolamento social, a distância, a solidão doméstica e o medo de perder fontes de renda como efeitos cascata da pandemia são fatores que não parecem estar sendo levados em conta por elas. Estão tomadas de pânico de perder o status quo conquistados por likes”, diz.

O momento, segundo ele, devia servir para reflexão. “É no mínimo desumano pensar que podemos prosseguir postando nossos pratos fartos de comida (quando tem gente com fome!) e nossas piscinas ensolaradas (quando tem gente que sequer tem água para lavar as mãos), de roupas de luxo (quando o que queremos agora é um bom moletom velho para abraçar nosso corpo triste).”

Quanto ao futuro, a tal “pós-quarentena”, Jackson Araújo diz: “Sinto avisar que não vai haver volta à realidade. As mazelas que estavam todas maquiadas agora estão expostas”, diz.

Cabe ver se o “exibicionismo ostentação” vai entender isso…

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

 

 

VOLTE PARA LÁ

 

Pegou mal a nomeação do vereador de Mossoró, João Gentil (Rede), para a Secretária de Esporte e Laser de Natal. Depois de uns “nada tenho a ver com isso” do vereador Raniére Barbosa (Avante) e do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), auxiliares mais próximos do prefeito Álvaro Dias e figuras destacadas em diversos setores se manifestarem em suas redes sociais e em rodas de conversa – cara a cara e virtual. “Não tem voto”, “não é do ramo”, “só vai atrapalhar”, “misericórdia!”  estão entre os comentários indignados, que dando o desconto do bairrismo, diz muito da resistência que vai  enfrentar o vereador licenciado de Mossoró. Ah! Dizem até que João chegou no colo do deputado federal Fábio Faria. Pode ser.

 

 

@ “ E o tempo se vai com inveja de mim / Me vigia querendo aprender / Como eu morro de amor pra tentar reviver “ ALDIR BLANC, Resposta ao Tempo

@ Hoje tem parabéns pelo aniversário de Mércia Cristina de Paula,  Isabelita Duarte Azevedo, Berioska Loia, Fábio Almeida e Adriano Albuquerque. Parabéns!

@ A Caixa informou que mais de 50 bancos estão participando do esforço de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal. Até a última segunda-feira (dia 4), cerca de 3,5 milhões de beneficiários indicaram contas de outros bancos para o recebimento do auxílio.

@ Enquanto nos salões de beleza, agências de turismo e concessionárias de automóveis as vendas de produtos e serviços despencam os supermercados, padarias e comidas prontas vendem acima de todas as expectativas. Comer em casa deixou de ser alternativa pra ser uma necessidade. De olhe nesse filão restaurante e os chefs alternativos prepararam cadapio para os dias de isolamento social que vão desde petiscos, lanches comidinhas “caseiras” até pratos super elaborados. Testamos, apreciamos e indicamos a Temperatto Food Delivery (84 99606 9303) e Quê Empada (84 99879 7072).

@ As inscrições virtuais para o 5º. Salão Dorian Gray de Arte Popular estão abertas desde o dia 1º. e vai até 20 de maio. A mostra em três momentos: Salão Virtual em 12 de junho e Salão presencial (obras e criadores) em Natal no mês de setembro e em Mossoró nomes de outubro. A realização é conjunta dos Amigos da Pinacoteca, Fundação José Augusto e Secretaria de Cultura de Mossoró.

@ Contato com o blog através do Whatsapp 84 987121662 e e-mail [email protected].

@ Estamos no Instagram @paulordpinto16. Sigam-nos!

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...