Outubro rosa

Liga Contra o Câncer disponibiliza mamografias gratuitas em Mossoró e Tibau

A mamografia é o principal exame de detecção precoce do câncer de mama

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) deu início a uma semana voltada para a realização de 150 exames gratuitos de mamografia em Mossoró e Tibau, no Oeste potiguar. A ação, realizada em comemoração à inauguração de um novo setor de Diagnóstico por Imagem, começa hoje (26) e segue até esta sexta (31).

As mulheres de Mossoró devem procurar alguma Unidade Básica de Saúde do município, onde serão orientadas e, caso estejam na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde – de 50 a 69 anos de idade – serão encaminhadas para a realização do exame na Liga.

As mulheres de Tibau devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, onde o mesmo processo será realizado.

No dia do exame, a paciente deve levar a solicitação médica, além de documentos como identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Caso a mulher já tenha feito algum exame anteriormente, também deve levar o resultado para comparação.

A mamografia é o principal exame de detecção precoce do câncer de mama. “Ele é muito importante porque, além de identificar a doença na sua fase inicial, aumenta a taxa de cura dessas mulheres e prolonga ainda mais o tempo de vida de pacientes as quais a gente não consegue curar”, afirma a médica oncologista Viviany Ribeiro, da Liga.

*Com informações do G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...