Economia

Liberação do décimo terceiro deve aquecer vendas no comércio do RN

A economia do Rio Grande do Norte deve receber, até o final deste ano de 2023, um incremento de R$ 3,25 bilhões com o pagamento do décimo terceiro salário dos trabalhadores formais, aposentados e pensionistas. Com essa expectativa, o comércio espera um aquecimento significativo nas transações comerciais durante esse período.

A previsão do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos é de que o montante previsto em recursos do décimo represente 1,1% do total do Brasil e 7,1% da região Nordeste. É, ainda, o equivalente a 3,2% do PIB estadual.

Com isso, o varejo aguarda um incremento nas vendas. “Muitos consumidores tendem a direcionar essa renda extra para compras e presentes, impulsionando a atividade econômica no final do ano”, explica o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL/Natal) José Lucena.

Mas não é só nos presentes que os consumidores devem utilizar parte do salário extra. Lucena relembra que muitos usam o décimo para quitar dívidas. “Isso também contribui para aquecer o comércio, uma vez que, com as contas em dia, o consumidor volta a ter crédito e fica apto a voltar a comprar, movimentando assim toda a cadeia produtiva e aquecendo a economia”, afirma.

O presidente da CDL/Natal conta ainda que os lojistas investiram nas mercadorias e estão com time de vendas treinado e capacitado para atender o consumidor. “O fim de ano tem um apelo emocional para as vendas”, pontua.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support