LESTE OESTE, FILHOTE DE CADELA DE RUA

Quando uma cadela de rua entra no cio é aquele alvoroço. A coitada não tem paz, por onde passa vem atrás um comboio de quatro, seis, oito ou até mais cachorros. Isso significa que, quando seu filhote vier a vida não saberá ao certo quem é o pai e, quando se afastar, não saberá nem mesmo que é a mãe. Feito esse preambulo e, fazendo analogia a ele, cito o caso do atual anúncio de reforma da Avenida Dix-neuf Rosado em Mossoró-RN, a popular “Leste Oeste”. Surgiram muitos pais e mães do serviço que, até o fechamento da coluna, sequer havia começado.

Lembrar que e esse é o detalhe que menos importa, quem pediu ou executou o serviço. O que interessa mesmo para a população da cidade e visitantes, é que o trecho volte a oferecer boas condições de tráfego devido a sua importância no acesso entre a área central da cidade e a região de universidades e cidade jurídica, além dos bairros e conjuntos habitacionais. Enfim, como o ano é de eleição, tem sempre alguém querendo tirar proveito das ações obrigatórias de governo. Como costumo dizer, sempre apostando na “inocência” útil dos munícipes, leia-se, eleitor.


CENA CONSTRANGEDORA: É “GOPI”

Nos últimos dias tem circulado pelas redes sociais vídeos e fotos mostrando encontros, até pouco tempo impensáveis, entre lideranças do MDB e do PT do Rio Grande do Norte, com presença também de figuras do cenário nacional. Como a política é a arte da conveniência, podemos definir a cena no rol das aceitáveis, porém o que me despertou interesse foi olhar e lembrar de alguns fatos. Até a postura dos personagens parece mostrar um certo constrangimento.

Tem um vídeo ao som de muito forró, com presença do sanfoneiro na cena, na qual mostra Fátima Bezerra, Fernando Mineiro, Garibaldi Alves e Walter Alves, entre outros. Lembrei do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Enquanto o ex-senador Garibaldi votava a favor da saída de Dilma, a ex-senadora Fátima gritava “É Gopi”. E agora, não seria GOLPE na pobre crença do eleitor potiguar que apostava ser os envolvidos ferrenhos e incorrigíveis adversários políticos? Tudo jogo de cena, quando o poder é ameaçado, os opostos se atraem.

INTERNCIONAL SOCIALISTA

E a coluna anda cheia de situações que contradizem o que parecia ser a realidade da política brasileira. Cada vez mais o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se envolve nos braços daqueles que, até pouco tempo, o próprio Alckmin repudiava e combatia com todas as suas forças. Dizendo ele ser o que existia de pior para a política do seu Estado e do país, leia-se, ex-presidente Luiz Inácio e seus companheiros. Mas, para mostrar que encarnou bem a sua nova militância, Geraldo Alckmin ouviu com a devida emoção de bom ator, acredito, o hino da “Internacional Socialista”.

Parece até notícia batida, porém merece ser repetida, ou melhor, repercutida, para que o registro da cena se torne presente, no mínimo, até o dia da próxima eleição. No momento do voto é importante que nós eleitores saibamos fazer uma reflexão do contexto histórico, e não apenas as promessas de momento. É precisa observar e analisar o que aconteceu ontem, aquilo que se faz hoje e o desenho do amanhã. Assim, quem sabe, poderemos ter um voto mais consciente. Poucos dias se passaram quando as partes trocavam farpas. Eles, como sempre, apostam na cegueira política e ideológica do povo.

ATLETAS GESTORES NO FUTEBOL

O comum, em um passado recente, seria o jogador de futebol “pendurar” as chuteiras e encarar a carreira de treinador, porém hoje isso é coisa do passado. Embora ainda seja um apelo forte a missão de ser técnico, os boleiros modernos já pensam em outra ocupação, qual seja, a de gestor. Para isso e modernizando a coisa criaram um tal de “CEO”. Seria um diretor executivo, o principal cargo de uma empresa ou aquele responsável pelas decisões mais importantes.

Isso posto, digo que o ex-atacante Cícero Ramalho também caminha por essa estrada. Assumiu o comando do Quixadá, time do futebol cearense, para as disputas da terceira divisão estadual. No entanto esse pode não ser o destino final do “Cruel”. Estou sabendo de um convite que ele, Cícero, teria recebido do Baraúnas e, dependendo das condições de trabalho, pode optar por ficar no tricolor e em sua terra berço, Mossoró-RN. É possível que tudo seja fechado nos próximos dias.

TRE INCENTIVA UM VOTO PELA VIDA

O Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Rio Grande do Norte, vai além de sua missão de organizar e realizar o processo eleitoral. Incentivando uma espécie de “voto pela vida”, o tribunal vem promovendo uma campanha de incentivo a doação de sangue, com o lema “Doe sangue e confirme a vida”. A proposta é de reforçar os hemocentros espalhados pelas principais cidades e regiões do Estado.

Durante essa semana a campanha vem motivando a doação em Natal para repor o estoque do Hemonorte, porém na sequência outras regiões do Rio Grande do Norte serão contemplada com a campanha. As cidades polo de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó receberão esse movimento, cada uma com duração de uma semana. Então senhores doadores habituais, procurem o local de doação e, para as pessoas que ainda não fizeram, que possam começar a partir de agora. Importante que, além dos doadores, outras instituições sigam o exemplo do TRE e organizem seu incentivo para salvar vidas.

LUTANDO POR UMA BOA SOMBRA

O sol da política parece queimar nos ombros da sobrevivência política de seguimentos da família Alves. E, se o sol é forte, aconselha-se procurar uma boa sombra para não ser “fritado”. Depois de conseguir abrigar Walter Alves (MDB) na vaga de candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela governadora Fátima Bezerra (PT) que buscará a reeleição, a luta agora é para consolidar Carlos Eduardo Alves (PDT) e ex-prefeito de Natal, na candidatura ao Senado federal.

Até a última semana o ambiente parecia tranquilo, porém uma ala do próprio PT aliada ao PSOL vem tentando modificar essa imagem. Enfim, independente dos rumos, creio que será como pretende Luiz Inácio que defende Carlos Eduardo e Walter Alves na composição, é estranho acompanhar tamanha luta dos Alves pela sobrevivência política. Certamente essa turma não aprendeu tudo que mostrou o líder do grupo, já falecido, Aluízio Alves. Esse sempre foi protagonista, a estrela principal e não apenas integrante, ou mero figurante, do grande elenco.

MENSAGEM

“A decadência é a perda total da inconsciência; porque a inconsciência é o fundamento da vida. O coração, se pudesse pensar, pararia”.

Fernando Pessoa

MUITA FALÁCIA

Acompanhando o noticiário nacional detectamos mais uma falácia do presidente Jair Bolsonaro. Novamente o alvo foi o processo eleitoral e, assim como em outros momentos, se levanta muitas suspeitas e nada de provas são apresentadas para que possamos saber se realmente acontece algo de errado. Sobre as eleições em que ele foi eleito presidente, disse que aconteceram fatos que impediram seu sucesso nas urnas logo no primeiro turno. O presidente disse que apresentaria provas e, até hoje, nada foi apresentado.

Agora o alvo é a próxima apuração, porém, mais uma vez, sem qualquer prova de que existe algo de muito errado sendo preparado. Então, tudo não passa de um festival de falácia, até o momento. Não estou entre aqueles que consideram o presidente culpado de tudo, porém essa onda de jogar poeira no ventilador a todo instante é uma tremenda bola fora. A menos que seu interesse único seja apenas pressionar contra supostas ações. Se não tem provas, não acuse.

HOMENAGEM A UFERSA

Feliz e justa. Assim poderia definir a iniciativa da Câmara Municipal de Mossoró ao realizar uma sessão solene em homenagem aos 55 anos da ESAM/UFERSA. A feliz iniciativa partiu especificamente do vereador Francisco Carlos e foi acatada por seus pares. E foi justa pela grandeza que representa a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, como disse o próprio autor, para a cidade de Mossoró, o Rio Grande do Norte e o Brasil.

Hoje a Ufersa é uma instituição que prepara profissionais e gera pesquisas que beneficiam todo o Brasil e com repercussão internacional. Então, de parabéns seus idealizadores que contou, entre outros, com o professor Vingt-un Rosado, prefeito Raimundo Soares, presidente do INDA à época, o mossoroense Dix-huit Rosado e João Batista Cascudo que redigiu o decreto 03/67 que criou a Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM). E, em homenagem particular, aproveito para parabenizar meu irmão, Professor Assis Júnior, formado engenheiros agrônomo pela ESAM, hoje mestre e doutor em física do solo.

LUCRO DA PETROBRÁS

O tema da vez dos últimos dias, e por todos os motivos imagináveis, tem sido o “aloprado” lucro da Petrobrás no primeiro trimestre de 2022. Em termos percentuais, para se ter uma ideia, ou tentar, chegou a quase 4 mil por cento (3.718%). Em números, que são literalmente reais nos dois sentidos, o lucro da empresa foi de R$ 44,5 bilhões. Em termos percentuais, como já citados, os economistas consideram algo fora do normal, embora recomendem muito cuidado no momento de avaliar o contexto que levou a esse patamar.

Porém, como não sou economista e me encontro entre os consumidores, estamos entendendo tamanho lucro como fruto, principalmente, dos constantes e gulosos reajustes patrocinados pela empresa. Mesmo aumentando o seu lucro bilionário, a Petrobrás segue sedenta nos reajustes na bomba, ou seja, no repasse para o consumidor que encontra dificuldades na hora de abastecer. Comentários políticos de cunho eleitoreiros a parte, realmente o consumidor fica sem entender, ou aceitar, os motivos de tantos reajustes diante de tamanho lucro.


DICA LEGAL – MAIO AMARELO NO TRÂNSITO

Sempre com o objetivo de melhor orientar e diminuir os danos, o Brasil adotou um calendário de cores que trata de diferentes temas. A bola da vez é o trânsito com a vivência do “Maio Amarelo”. Esse no entanto é um movimento mundial e teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No Brasil, infelizmente, essa é uma realidade do cotidiano.

Vamos aproveitar então e deixar aqui a dica do próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as normas, só para exemplificar, o condutor de algum tipo de veículo poderia observar o seu Capítulo III que cuida “Das Normas Gerais de Circulação e Conduta”. Façam uma leitura com atenção do Código a partir do artigo 26 indo até o artigo 67, que já será um excelente começo. Os incisos I e II do artigo 26 nos deixam um bom norte. Respeitando as regras deixaremos o trânsito mais seguro e, por tabela, evitaremos possíveis punições com base no que diz o CTB em caso de infração.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support