Crescimento

Leitos de UTI são triplicados no Tarcísio Maia

Hospital conta agora com 29 unidades, sendo 9 para Covid-19 e 20 para atendimento geral

A pandemia da Covid-19 deixará pelo menos um aspecto positivo no sistema de saúde do Oeste do Rio Grande do Norte. Exemplo disso é que as unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró, mais que triplicaram.

De acordo com a diretora-geral do hospital, assistente social Herbênia Ferreira, o número de UTI´s saltou de 9 para 29 nos últimos meses. “Trabalho no Tarcísio Maia desde 1996 e de lá para cá, sempre tivemos apenas 9 leitos”, afirmou em entrevista ao Foro de Moscou, edição de ontem.

O aumento foi possível graças à abertura de leitos para pacientes Covid-19, pelo Governo do Estado e que agora estão sendo revertidos para o atendimento geral.

Herbênia Ferreira destacou que a reversão de leitos de UTI Covid-19 para UTI geral está sendo possível por conta da redução no número de casos e pela abertura de leitos em Apodi (5) e Assu (10), o que desafogou a procura por leitos no HRTM.

A diretora da unidade hospitalar relata que atualmente o HRTM conta com 9 leitos de UTI Covid e 20 leitos para atendimento geral. “Com apenas 9 leitos, tivemos momentos em que 3 pacientes entubados ficaram sem UTI por falta de vagas”, acrescentou. Ainda de acordo com Herbênia Ferreira, o hospital tem também 7 unidades de isolamento de enfermaria.

Por fim, a diretora informou que desde que o último paciente Covid-19 foi transferido para o Hospital São Luiz, que também tinha muitas vagas disponíveis, todo o setor foi desinfectado e foi feita a reversão dos leitos para atendimento geral.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...