Crescimento

Leitos de UTI são triplicados no Tarcísio Maia

Hospital conta agora com 29 unidades, sendo 9 para Covid-19 e 20 para atendimento geral

A pandemia da Covid-19 deixará pelo menos um aspecto positivo no sistema de saúde do Oeste do Rio Grande do Norte. Exemplo disso é que as unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró, mais que triplicaram.

De acordo com a diretora-geral do hospital, assistente social Herbênia Ferreira, o número de UTI´s saltou de 9 para 29 nos últimos meses. “Trabalho no Tarcísio Maia desde 1996 e de lá para cá, sempre tivemos apenas 9 leitos”, afirmou em entrevista ao Foro de Moscou, edição de ontem.

O aumento foi possível graças à abertura de leitos para pacientes Covid-19, pelo Governo do Estado e que agora estão sendo revertidos para o atendimento geral.

Herbênia Ferreira destacou que a reversão de leitos de UTI Covid-19 para UTI geral está sendo possível por conta da redução no número de casos e pela abertura de leitos em Apodi (5) e Assu (10), o que desafogou a procura por leitos no HRTM.

A diretora da unidade hospitalar relata que atualmente o HRTM conta com 9 leitos de UTI Covid e 20 leitos para atendimento geral. “Com apenas 9 leitos, tivemos momentos em que 3 pacientes entubados ficaram sem UTI por falta de vagas”, acrescentou. Ainda de acordo com Herbênia Ferreira, o hospital tem também 7 unidades de isolamento de enfermaria.

Por fim, a diretora informou que desde que o último paciente Covid-19 foi transferido para o Hospital São Luiz, que também tinha muitas vagas disponíveis, todo o setor foi desinfectado e foi feita a reversão dos leitos para atendimento geral.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support