Meio ambiente ameaçado

Larvas de camarão são encontradas em praias do RN

Moradores da região relatam que caso vem sendo registrado pelo terceiro dia consecutivo

Moradores do litoral Norte potiguar registraram pelo terceiro dia consecutivo o surgimento de uma expressiva quantidade de larvas de camarões mortas por toda a extensão da orla de Caiçara do Norte, São Bento do Norte e Galinhos.

O Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade Estadual do Rio

Grande do Norte (UERN), responsável pelo monitoramento das praias do litoral potiguar, registrou o surgimento dos microrganismos na região e comunicou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para realizar investigação.

De acordo com o órgão federal, a investigação ainda está em caráter inicial. O Ibama deve identificar se o ocorrido foi algo natural ou se aconteceu algum acidente em alto mar. A investigação também vai esclarecer se o fenômeno está afetando apenas os camarões, ou também outros crustáceos, como siris e caranguejos.

No domingo, 5, além das larvas de camarão, os moradores da região também encontraram, nos limites entre Caiçara do Norte e Galinhos, uma tartaruga morta.

O Projeto Cetáceos da Costa Branca recolheu o animal e identificou que ele tinha marcas de interação antrópica relacionada à atividade pesqueira. Além disso, a tartaruga tinha algas frescas no estômago.

A análise dos pesquisadores da UERN permitiu descartar a relação da morte da tartaruga com as larvas de camarão.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support