Política

Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice de cidade do RN

O prefeito de Equador, Cletson Rivaldo de Oliveira, e o vice-prefeito Caio Ferreira tiveram os mandatos cassados por decisão da Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (1º). A sentença foi assinada pelo juiz Wilson Neves de Medeiros Júnior, que também decretou a inelegibilidade de ambos por oito anos.

A decisão é resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apontou abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o pleito de 2024.

De acordo com a Justiça, Cletson Oliveira operava, junto com Eldrin Wenceslau Diniz Falcão Silva, o perfil anônimo “O Sincerão” (@sincerao_o) no Instagram. O perfil era usado de forma sistemática para atacar e difamar adversários políticos, com conteúdo ofensivo e falso.

A quebra de sigilo telemático autorizada pela Justiça comprovou que o perfil foi acessado a partir de dispositivos vinculados ao próprio prefeito. Segundo a sentença, o conteúdo publicado extrapolava os limites da crítica política, atingindo alta gravidade em um município com pouco mais de 5 mil eleitores.

A decisão também reconheceu abuso de poder político por meio do uso da máquina pública para coagir e manipular eleitores. A Prefeitura de Equador teria contratado centenas de cooperados por meio de cooperativas de trabalho, elevando consideravelmente as despesas no ano eleitoral.

A decisão ainda cabe recurso.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support