JUSTA HOMENAGEM

Na semana passada recebi do repórter fotográfico Edilberto Barros, a informação de que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte havia aprovado o Projeto de Lei prestando uma justa homenagem ao empresário, médico, professor e advogado de saudosa memória, Milton Marques de Medeiros. A rodovia estadual, RN-117, que liga as cidades de Mossoró e Governador Dix-sept Rosado será batizada com o seu nome. Para melhorar a homenagem, o governo do RN poderia promover a recuperação no trecho que hoje gera graves acidentes por conta dos buracos e falta de acostamento.

Tive o prazer de trabalhar com Milton Marques no programa “Ponto Por Ponto” na Rádio Rural de Mossoró. Ele fazia a apresentação ao lado do radialista Emery Costa e Monsenhor Américo, enquanto eu ficava na reportagem externa. Pessoa de excelente convivência e um dos motivadores para que eu entrasse no curso de Direito. Um ser humano da melhor qualidade que merece todas as homenagens. Faz muita falta a Mossoró e ao Rio Grande do Norte. Projeto de autoria da deputada Isolda Dantas (PT) seguiu para apreciação e sanção da governadora.


PSDB FATIADO NO RN

Nesse mar de conveniências em que se tornou a política brasileira, é claro, o Rio Grande do Norte não fica de fora. Um bom exemplo dessa verdade é o PSDB que mesmo não tendo anunciado oficialmente com qual candidato seguirá, já se sabe, ficará divido entre a governadora Fátima Bezerra (PT) e o oposicionista Fábio Dantas (Solidariedade). Na Assembleia Legislativa do RN são 12 deputados do partido dos quais, seis já assumiram que são oposição ao governo.

Isso posto, conclusão, independentemente da posição assumida pelo presidente da sigla, Ezequiel Ferreira de Souza, que também preside a Assembleia, ele não levará força máxima. Como já foi dito, a política também é a arte da conveniência, ou seja, cada um analisa a situação que melhor lhe favorece. Já o eleitor, bom esse é um detalha a parte na qual, só o voto interessa. Ou eu estou errado?

COMPLEXO DE CACHORRO VIRA-LATA

Os dias que se seguiram após a derrota do ABC para o Botafogo de São Paulo, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série C, andei ouvindo e lendo notícias vindas de Natal-RN, com muitas queixas. Fala-se em jogo polêmico de lances duvidosos que teriam gerado prejuízos ao alvinegro potiguar. Até no site da própria Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) tinha uma matéria nesse sentido.

Será que os coleguinhas e a entidade foram tocados pelo tal complexo de cachorro vira latas? Afinal, foi isso que disseram certa vez ao analisarem as críticas da crônica esportiva mossoroense em relação aos “erros” de arbitragem no futebol do RN. Sempre uma forcinha extra aos grandes da capital gerando prejuízos aos adversários do interior. É como dizem: Um dia da caça e outro do caçador.

EU SOU TORCEDOR!

Vai de vento em popa a campanha “Eu Sou Torcedor”, que vem sendo realizada pela diretoria do Potiguar de Mossoró-RN. Tendo como garoto propagando o atleta Márcio Mossoró, hoje atuando como uma espécie de gerente (CEO) do clube, em pouco dias de campanha já bateu a casa dos 100 sócios. Meta alcançada no primeiro momento, os promotores lançam agora o desafio para chegar à casa dos 200 sócios.

No texto de chamamento para se associar os promotores dizem “Vamos eternizar o nosso amor pelo Maior do Interior! Chame um amigo e venha fazer o Potiguar cada vez mais forte!”. Eis então o desafio e, os interessados, podem conferir como ser sócio acessando o http://potiguardemossoro.eusoutorcedor.com.br/. Como comentamos na coluna anterior, existe uma outra frente trabalhando e projetado o clube para o restante da temporada 2022 e já traçando detalhes até 2024. Votos de sucesso.

SEDE DO 12º BATALHÃO DA PM

Na coluna anterior comentamos sobre a construção da sede própria que irá abrigar o 12º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte em Mossoró. Falando que a obra foi assegurada graças a emenda parlamentar do deputado federal Eliéser Girão (PL). A obra foi confirmada pela Governadora Fátima Bezerra (PT) em visita à cidade.

Em mensagem enviada a coluna, no espaço “Comentários”, o ex-vereador Nogueira de Dodoca deixou uma proposta e eu repasso aqui. Disse ele: “Bom dia Sérgio, seria bom a governadora aproveitar tantos prédios públicos abandonados, seria melhor aproveitar e fazer o 12o batalhão, ficaria bem mais em conta”. Gostei, uma boa ideia, pois esses prédios abandonados existem e poderiam ser melhor aproveitados.

EU GOSTEI DO PROTESTO

Cumprindo o papel de fiscalizar e cobrar providências para que os problemas sejam solucionados, os vereadores Omar Nogueira (Patriota), Isaac da Casca (MDB) e Paulo Igo (Solidariedade), inovaram ao atender uma solicitação do povo. As pessoas denunciaram e o trio foi até a Praça Cônego Estevam Dantas, conhecida “Praça dos Hospitais”, conferir a escuridão no período da noite por falta de iluminação artificial. E, infelizmente, a denúncia se confirmou.

Para serem notados durante o protesto que pedia providências por parte da prefeitura, os vereadores se utilizaram de uma vela para iluminar um pouco o ambiente que estava, como diz o ditado, escuro de meter o dedo no olho. Em nenhum momento os edis citaram que o corte teria sido por falta de pagamento, como disseram alguns textos em defesa da prefeitura e criticando a ação dos parlamentares. Apenas cobraram que a iluminação fosse restabelecida na praça. A melhor parte, quando a vela foi apagada. Como disse o vereador, dinheiro tem, o que falta e iniciativa da gestão.

MENSAGEM

“Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão”.

Confúcio

EMBATES SOBRE COMBUSTÍVEIS

Mais suma vez voltamos ao tema dos combustíveis, mais especificamente os preços cobrados na venda ao consumidor. Impostos federais estão sendo zerados, o Congresso Nacional discute e deve aprovar essa semana a diminuição da mordida dos estados com seus impostos, porém a grande pergunta é: Quando todos esses aparentes benefícios irão chegar ao consumidor?

O debate e as providências estão caminhando bem em relação aos impostos cobrados, porém ninguém sente na bomba os efeitos daquilo que parece ser o objetivo principal de tudo, beneficiar o consumidor. Quando tem reajuste no preço do barril de petróleo, logo chega as bombas, porém quando a decisão é de diminuir a espera é longa por algo que nem sempre vem. O embate continua e é preciso meter o pé no freio dos revendedores.

PEIXE DE PROVETA

Lembram da fertilização in vitro, técnica que ficou conhecida como bebê de proveta? pois é, o foco agora são os peixes. Um laboratório no Rio de Janeiro já trabalha esse processo e, até o final de 2022 já esperam colocar no mercado os peixes produzidos em laboratório. E, de acordo com os especialistas, o Brasil parte na frente e deverá se tornar uma potência mundial nesse processo de desenvolver proteína em laboratório.

Se a ideia for o combate à fome, tudo bem, agora se tiver como ideia principal impedir a pesca, vai perder a graça.  Se o bom de tudo isso é o movimento, por exemplo, dos arrastões que acontecem em praias urbanas com fartura de peixe para muita gente. A pesca de escala comercial é outro assunto, porém os pequenos grupos que se reúnem nos finais de semana, vão preferir colocar o pé na água, e não no laboratório.

ESPAÇO ABERTO NA CMM

A Câmara Municipal de Mossoró começou um trabalho especial com a realização da 1ª Reunião Pública da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O encontro da segunda-feira, 23 de maio, 14h no Plenário da Casa, pode ser definido como um marco histórico nas atividades do legislativo mossoroense. É sempre importante que espaços sejam abertos para discutir e propor alternativas que melhore a vida dessas pessoas para que se sintam inceridas na sociedade.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara de Mossoró foi criada em abril deste ano, através de um Projeto de Resolução do vereador Tony Fernandes (SD). Na justificativa o autor disse que esta proposta visa abrir a Câmara Municipal de Mossoró para o debate, junto dos poderes executivo e judiciário para uma efetiva união de forças, a fim de elaborar políticas que de forma efetiva façam uma verdadeira inclusão dos mais vulneráveis, de forma ampla, racional e justa.


DICA LEGAL – MAIO LARANJA

Nas duas últimas colunas tratamos de temas ligados ao “Maio Amarelo” uma campanha relacionada a segurança no trânsito. Vamos continuar no mesmo mês porém mudando de cor para abordar outro tema de grande relevância. Agora é o “Maio Laranja”, movimento dedicado ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com destaque para o Dia 18 de Maio.

O problema é sério e a campanha tem como foco central conscientizar a população sobre a importância de prestar atenção a detalhes que possam evidenciar sinais de abuso de vulneráveis, e denunciar situações suspeitas ou confirmadas para as autoridades competentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990) garante os direitos desse seguimento, mas, se precisar Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas as crianças e adolescentes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support